O ESTUDO DE CASO EM PESQUISAS DE ABORDAGEM QUALITATIVA
possibilidade para a compreensão de fenômenos complexos
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8278Palavras-chave:
Pedagogia e Educação. Estudo de Caso. Pesquisa Científica. ComplexidadeResumo
Ao realizar pesquisas no campo educacional, percebe-se que nem todos os dados são mensuráveis estatisticamente, especialmente porque se trata de um contexto complexo e diverso. Dessa forma, o objetivo do presente texto consiste em discutir sobre o estudo de caso enquanto possibilidade para a compreensão de fenômenos complexos nas pesquisas educacionais de abordagem qualitativa. Metodologicamente, quanto à sua natureza e objetivos, trata-se de uma pesquisa básica de cunho exploratório e, quanto aos procedimentos e técnicas, constitui-se em um estudo do tipo bibliográfico. Os resultados mostram que a contextualização da complexidade do campo educacional, que em grande parte se deve aos tempos complexos que vivemos, leva a crer que o Estudo de Caso se constitui em um método de pesquisa científica adequado para abarcar a subjetividade envolvida de forma mais abrangente. Em grande parte, devido ao seu caráter holístico, mas também por sua rigorosidade, já que se ampara em mais de uma fonte de coleta de dados e as inferências normalmente são o resultado de uma generalização analítica realizada entre os dados coletados e o referencial teórico utilizado. Ainda que receba críticas, especialmente no que concerne ao maior tempo que pode demandar, à dificuldade em generalizar os resultados para outros contextos, bem como à sua subjetividade, característica do campo educacional e que pode levar ao risco de vieses na interpretação dos dados, o Estudo de Caso, em pesquisas de abordagem qualitativa, apresenta-se como uma relevante possibilidade para a compreensão de fenômenos complexos.
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