Sobre a Revista

A Revista Pedagógica é uma publicação de fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), e tem como missão promover e incentivar o debate acadêmico entre pesquisadores nacionais e internacionais, visando a disseminação do conhecimento produzido na área da Educação.

Área: Educação          ISSN: 1984-1566          Qualis Capes (2017-2020): A4

Foco e Escopo
A Revista Pedagógica publica em português, inglês ou espanhol, manuscritos originais e inéditos de diferentes perspectivas epistemológicas, metodológicas e pedagógicas, que contribuam efetivamente para o debate acadêmico sobre investigações decorrentes de significativas problemáticas educacionais.

Histórico
A Revista Pedagógica surgiu vinculada ao Departamento de Ciências da Educação da Unochapecó, no ano de 1998, para constituir-se enquanto espaço crítico de reflexão e investigação sobre a educação e suas relações com as diversas esferas da sociedade. Em 2012, passou a ser gerenciada pelo PPGE. Suas três primeiras edições foram compostas por trabalhos dos professores vinculados à instituição, porém, para ampliar seu alcance e evitar a endogenia, a mesma passou a publicar artigos de colaboradores de outras instituições de ensino (nacionais e internacionais). Até seu vigésimo número (jan./jun.2008), sob o ISBN 1415-8175, circulou em versão impressa, sendo permutada com aproximadamente 90 instituições de ensino superior. Já, a partir do segundo semestre de 2008, passou a ser publicada em formato eletrônico sob o ISBN 1984-1566. Em 2019, apesar da tradição de publicações quadrimestrais, acompanhando as tendências editoriais e buscando maior agilidade no processo, adotou a publicação em fluxo contínuo, elevando o número de artigos publicados por ano, e reduzindo o tempo de espera entre a submissão e a publicação. Anualmente, são recebidos artigos de diferentes regiões do país, da América Latina, América do Norte e, em número mais reduzido, África, América Central e Europa. Dados estes que demonstram que ao longo de sua existência, a Pedagógica ganhou prestígio e reconhecimento, sobretudo no âmbito nacional, tanto que, segundo a avaliação Qualis-CAPES a mesma encontra-se no estrato A4 e, ao que diz respeito ao fator de impacto dos periódicos, seu índice h5 é 15.

Periodicidade
Fluxo contínuo

Google Scholar Citations

Indexadores
DOAJ
Latindex
Diadorin
Oasisbr
Capes Periódicos
Clase
Dialnet
WorldCat
Biblat
LivRe

Política Editorial
Acesso Livre
: A Revista Pedagógica oferece acesso livre, gratuito e imediato ao seu conteúdo em formato eletrônico disponibilizado pela internet em sua página e nas páginas dos indexadores. Permite acesso aberto aos artigos, ensaios, resenhas e entrevistas, não autorizando qualquer comercialização e/ou alteração dos dados. A gratuidade estende-se à submissão, avaliação, edição e publicação dos trabalhos pelos autores. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente no Creative Commons – Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional.

Arquivamento
: A cada ano a geração de documentos e dados digitais é cada vez maior, consequentemente, a gestão de documentos, a preservação e o acesso de longo prazo dos mesmos torna-se extremamente necessário para preservar tanto o valor histórico e probatório quanto a acessibilidade dos mesmos às gerações futuras. A Revista Pedagógica, ao compartilhar da mesma preocupação, utiliza-se do LOCKSS – Lost Of Copies Keep Stuff Safe, da Universidade de Stanford (EUA), com vistas à preservação de conteúdos digitais permanentes originais e como garantia de acesso a longo prazo. Ao ser uma comunidade de diversos serviços de preservação distribuídos que operam no software (Rede Cariniana), este permite que a informação digital continue acessível, interpretável e autêntica.

Avaliação por pares: A Revista Pedafgógica adota o sistema de avaliação cega por pares, assim como segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics). Para conhecimento do Código consulte o texto original em inglês ou sua tradução em português. Toda submissão que atenda às normas da revista será inicialmente analisada pelos editores, que avaliarão os possíveis problemas de autoria (como plágio, republicação, etc.). Casos de possível má conduta serão analisados a partir das diretrizes do COPE. Os pareceristas ad hoc são escolhidos com base no expertise na área da Educação, e provenientes de diversas regiões do Brasil, bem como de instituições estrangeiras. O tempo médio para avaliação é de 90 dias.