Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Diretrizes para Autores

SEÇÕES

A Revista Pedagógica encontra-se organizada em três seções: 

1. Artigos em demanda contínua: nela são publicados trabalhos de natureza teórica, revisões críticas, integrativas ou de resultados de pesquisa empírica na área educacional.

2. Resenhas: texto de análise crítica de obras relevantes para a área educacional que tenham sido publicadas no máximo há dois anos.

3. Dossiê: artigos que atendem a uma chamada específica, coordenada por organizadores previamente selecionados ou por meio de chamada realizada pelos editores.


CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

1. O trabalho submetido precisa ser original e inédito e não estar em avaliação em outra revista. Essa condição será verificada por meio do Sistema de Verificação de Similaridade da Cross Ref - Similarity-Check, disponível no site  https://www.crossref.org/services/similarity-check/.

2. O trabalho precisa estar adequado ao foco e ao escopo da revista, de acordo com o que consta no menu “Sobre”.

3. O trabalho deve conter citação de pelo menos um artigo publicado na Revista Pedagógica como forma de valorizar os seus autores.

4. A revista aceita trabalhos com as contribuições de até quatro autores, sendo que, no mínimo um, possua o título de doutor. Essa condição será verificada nos dados dos autores que é preenchido no metadados da Revista.

5. Os trabalhos (artigo ou resenha) precisam estar em consonância com os templates e as normas contidas no seu interior:

Link template Artigos: (Clique em "Arquivo" - "Salvar como" - Fazer cópia em Formato Word)

https://docs.google.com/document/d/1YIoVTEtC9FOMMo1euZtOfiXeBHMmi3v-/edit?usp=sharing&ouid=109870428326100215678&rtpof=true&sd=true 

Link template Resenha: (Clique em "Arquivo" - "Salvar como" - Fazer cópia em Formato Word)

https://drive.google.com/file/d/1UfMRK3Aut884Ec_y0ft5QS4ex6pwI13z/view?usp=sharing

6. Os autores precisam seguir as instruções quanto aos cuidados para evitar a identificação de autoria visando garantir a avaliação pelos pares às cegas.

7. Embora a revista não exija apresentação de documentação comprobatória de aprovação do projeto que deu origem ao trabalho pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, se o trabalho recebeu o parecer este deve ser mencionado no corpo do artigo ou em nota de rodapé. Se não foi submetido ao referido Comitê deve constar, no texto ou nota de rodapé, que foram tomados todos os cuidados éticos conforme descrito no verbete “Autodeclaração de princípios e procedimentos éticos”, publicado no e-book Ética e pesquisa em Educação: subsídios – v. 1 (disponível em:  https://anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_isbn_final.pdf


FLUXO EDITORIAL

O processo de submissão de artigos à Revista Pedagógica obedece ao seguinte fluxo:

1 Cadastro no sistema

- O cadastro no sistema da Revista é necessário para submissão e posterior acesso – que é feito por meio de login e senha – para acompanhamento do processo editorial em curso.

- É obrigatório, no ato de cadastramento, que conste no metadados da Revista: 

a) Cadastro de todos os autores, de acordo com a ordem de autoria que deverá constar na publicação do artigo. É importante que os autores definam com clareza, por ocasião da submissão, a ordem de autoria incluída no trabalho, de acordo com o que estabelece o documento “Ética e integridade na prática científica” do CNPq, itens 17 e 20.

b) A inserção do número do ORCID, que é obtido por meio de registro no site https://orcid.org/

c) O resumo da biografia de cada autor:  titulação - vínculo Institucional - Grupo de Pesquisa - E-mail.

2 Submissão

- Os trabalhos devem ser encaminhados exclusivamente pelo site da revista.

- No ato de submissão o trabalho deve estar em consonância com o template.

- A revisão dos textos é de responsabilidade dos autores dos artigos. Assim, se o trabalho for aprovado para publicação, juntamente com o envio da última versão deverá ser encaminhada declaração de um profissional revisor de textos que assume a responsabilidade pela correção do trabalho.

3 Avaliação preliminar

É realizada pelos editores que analisam se o trabalho submetido atende os aspectos descritos no menu “Condições de submissão”. Em caso negativo, o mesmo será devolvido para ajustes e nova submissão. Os que atenderem às condições serão encaminhados para a avaliação do Comitê Científico.

4 Avaliação do Comitê Científico (avaliação duplo cego - double blind review)

- O arquivo do trabalho é encaminhado a, no mínimo, dois pareceristas membros do Conselho Editorial ou convidados ad hoc.

- Para a seleção dos pareceristas são consideradas as classificações da tabela de áreas do CNPq e o conjunto de informações acessíveis na plataforma LATTES. A indicação pode ocorrer por meio de busca no banco de avaliadores cadastrados na revista ou em outros buscadores de avaliadores.

- Os trabalhos serão avaliados conforme os seguintes critérios: relevância e contribuição à área da educação; consistência argumentativa e rigor da abordagem teórico-metodológica; qualidade geral do texto; deficiências observadas.

- Os pareceristas tem quatro opções de decisão: 

a) Publicar o artigo da forma como foi apresentado; 

b) Publicar o artigo após cumpridas pequenas revisões; 

c) Publicar o artigo após revisão substancial;

d) Rejeitar a publicação do artigo. 

- A decisão é justificada por parecer descritivo e havendo decisões divergentes, o trabalho será enviado a um terceiro avaliador.

- Quando solicitadas revisões o trabalho é devolvido ao autor para que sejam atendidos os aspectos apontados nos pareceres. A nova versão deverá ser acompanhada de declaração de um profissional revisor do texto na íntegra e dos resumos nos diferentes idiomas, que assume a responsabilidade pela correção do trabalho. Se aprovado, o trabalho passa à fase final – edição e editoração.


CONDUTAS ÉTICAS

A Revista Pedagógica preza pelo cumprimento das normas éticas tanto no processo de avaliação dos trabalhos a ela submetidos quanto no teor dos artigos publicados. Por isso tem como parâmetros e recomenda aos autores atenção quanto aos seguintes documentos:

1. As Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Disponível em: http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes

2. Os Protocolos da Plataforma Brasil por meio do(s) Comitês de Ética em Pesquisa, regulados pela Resolução CNS 466/2012.  Disponível em: http://www.conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

3. A Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 510, de 7 de abril de 2016 – dispõe sobre normas aplicáveis às pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22917581 

4. O documento Ética na Pesquisa em Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em:  http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm

5. Os princípios de conduta de editores de periódicos estabelecidos no Code of Conduct for Journal Editors, do Committee on Publication Ethics (COPE). 

Embora a revista não tenha como condição de submissão a apresentação de Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa recomenda-se que sejam respeitados todos os cuidados requeridos em pesquisa com seres humanos, conforme descrito no menu “Condições para submissão”.

Quanto ao controle de plágio e autoplágio a Revista utiliza o Sistema de Verificação de Similaridade da Cross Ref - Similarity-Check, conforme descrito no menu “Condições para submissão”.


DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE PELO CONTEÚDO

O conteúdo dos artigos submetidos é de integral e exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente as ideias, opiniões e/ou conceitos dos editores da revista. A veracidade das informações, autoria (lista e ordem), a exatidão, adequação, procedência e validade das citações também são de responsabilidade integral e exclusiva dos autores. Os autores ficam cientes ainda de que responderão civil e criminalmente por qualquer reclamação quanto ao conteúdo e desrespeito às políticas de privacidade e publicação, bem como na hipótese de ocorrência de plágio. 

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