OS SIGNIFICADOS DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

uma análise durante o processo formativo em educação especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8048

Palavras-chave:

Educação especial, Prática Pedagógica, Deficiência Intelectual

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com estudantes de um curso de licenciatura em Educação Especial acerca de suas compreensões sobre o estudante com deficiência intelectual e o seu desenvolvimento educacional. Realizamos uma reflexão sobre a Educação Inclusiva como princípio da educação, chamando a atenção para o cuidado como elemento presente na prática pedagógica. Na sequência, refletimos sobre a concepção de deficiência no contexto social, sob a lente dos estudos críticos da deficiência. Apresentamos a concepção de deficiência intelectual, inspirada na obra de Vigotski, para compreender o estudante no processo educacional e a formação do educador especial. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumento de produção de dados a aplicação de um questionário de opinião. A análise dos resultados se deu mediante análise de conteúdo. Os resultados mostram que a identidade da pessoa com deficiência intelectual, no processo de desenvolvimento educacional, é vista como contrastiva, aprisionada a sua própria condição pela autoridade do discurso determinista do professor, que, pela ausência de conhecimento sobre o seu papel e a importância de sua atuação na escolarização da pessoa com deficiência intelectual, está sujeito ao discurso impositivo, produzido institucionalmente, promovendo sua exclusão na interação com seus pares e na participação ativa de um saber compartilhado e valorizado.

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Biografia do Autor

Andre Luiz Correa de Brito, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutorando em Educação pela Universidade Regional de Blumenau, menbro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Educação, Diversidades e Inclusão (LAEDI), e-mail: alcbrito@furb.br.

Cláudia Castro de Carvalho Nascimento, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau, menbro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Educação, Diversidades e Inclusão (LAEDI), e-mail: cccnascimento@furb.br.

Andrea Soares Wuo, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau, Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Educação, Diversidades e Inclusão (LAEDI), e-mail: awuo@furb.br.

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Publicado

2024-11-24

Como Citar

BRITO, A. L. C. de; NASCIMENTO, C. C. de C.; WUO, A. S. OS SIGNIFICADOS DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: uma análise durante o processo formativo em educação especial . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e8048, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.8048. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8048. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas Pedagógicas: elemento basilar às ambiências de aprendizagem