FUNÇÃO EXPONENCIAL

uma análise de tarefas presentes em livros didáticos de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7945

Palavras-chave:

Função exponencial, Tarefas matemáticas, Representações semióticas

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as tarefas matemáticas dos capítulos sobre função exponencial de três livros didáticos do 1º ano do ensino médio de coleções distintas selecionados no atual PNLD (2016 – 2020), adotadas por escolas públicas da cidade de Barreiras – BA. Para realizar tal análise nos baseamos na classificação de tarefas de João Pedro da Ponte e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval. Esta é, portanto, uma pesquisa exploratória, quanto aos seus objetivos, e documental, quanto aos procedimentos. Como principais resultados, constatamos uma forte tendência dos livros didáticos em propor tarefas de estrutura fechada principalmente atrelados a objetivos de fixação e repetição, além de problemas vinculados às aplicações da função exponencial, uma constante nas três obras. Verificamos também uma priorização massiva pela representação algébrica, além de uma maioria de tarefas que exigiam transição entre registros com o privilégio à sentidos congruentes. Acerca do ensino de função exponencial na educação básica, recomendamos que este processo ocorra por meio de abordagem de tarefas matemáticas distintas e que explorem diversos registros de representação semiótica.  Além disso, a prática avaliativa deve levar em conta o fenômeno da congruência como elemento a ser considerado à aprendizagem dos estudantes.  

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Biografia do Autor

Rodrigo dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia - Campus IX. Possui Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade Evangélica de Salvador. É Mestre em Matemática no PROFMAT pela UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia. Atua principalmente nos seguintes temas: Matemática, Robótica Educacional, Educação Matemática e GeoGebra. 

André Pereira da Costa, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

É Professor na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), lotado na Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza (UACEN) do Centro de Formação de Professores (CFP), campus - Cajazeiras, onde atua nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. Possui Licenciatura em Ciências - Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Graduação em Tecnologia em Automação Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU); Especialização em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Internacional do Deita (FID), Especialização em Educação Matemática e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP); Mestrado e Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trabalhou na rede pública de ensino municipal de Cachoeira dos Índios (Paraíba), como professor na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no campo, onde também foi autor dos símbolos municipais (hino, brasão, estandarte etc.). Foi professor de Matemática na rede pública de ensino estadual em Recife (Pernambuco), onde atuou como Supervisor do PIBID, subprojeto de Matemática da UFPE. Trabalhou como professor no Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias (CCET) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com atuação nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Na UFOB, entre outras atividades, foi docente permanente do: a) Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), no qual orientou dois estudantes; b) Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) Curso de Mestrado, orientando duas estudantes. Além disso, coordenou a criação e a implantação da revista Pesquisa e Ensino (ISSN 2675-1933) do PPGE, que obteve a classificação Qualis B2 na avaliação da CAPES de periódicos (quadriênio 2017-2020), sendo o seu primeiro editor-chefe. Participou do Programa Residência Pedagógica (PRP), como docente colaborador no Subprojeto Interdisciplinar de Biologia e Matemática, sob vigência do Edital CAPES 01/2020. Foi consultor ad hoc do processo de avaliação das revistas científicas submetidas à indexação no Portal Educ@, vinculado à Fundação Carlos Chagas (FCC) - metodologia SciELO. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências, Educação Matemática e Tecnológica (GPECEMAT) - UFCG, e pesquisador no Laboratório de Inovação e Pesquisa em Educação Matemática (LIPEM) - UFOB e no Grupo de Pesquisa e Estudos em Didática da Matemática (GRUPEDIMA) - Universidade de Pernambuco (UPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Currículo, Discurso e Educação em Ciências- UFS. Temas de interesse: Educação e Semiárido, Ensino de Ciências e Educação Matemática. 

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Publicado

2024-11-24

Como Citar

FERREIRA, R. dos S.; PEREIRA DA COSTA, A. FUNÇÃO EXPONENCIAL: uma análise de tarefas presentes em livros didáticos de matemática. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e7945, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7945. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7945. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

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