NOS CAMINHOS DO BEM VIVER

Jogos e Práticas Corporais Indígenas na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7939

Palavras-chave:

Educação Intercultural, Educação Física, Educação Escolar Básica, Prática pedagógica, Cultura Indígena

Resumo

Este artigo aborda práticas pedagógicas inspiradas na filosofia do Bem Viver dentro da Educação Física em três escolas de Porto Alegre/RS, visando promover uma educação intercultural e formas de implementar a Lei no 11.645/2008. Através de uma abordagem qualitativa e descritiva baseada em relatos de experiências, o estudo explora como essas práticas desafiam o eurocentrismo, o individualismo e a lógica capitalista prevalentes nos currículos escolares, propondo uma educação que valorize a diversidade e a sabedoria ancestral indígena. Embasado nas teorias de Acosta (2016) sobre o Bem Viver e na interculturalidade, este trabalho argumenta que a introdução de conteúdos e práticas corporais indígenas na Educação Física pode contribuir significativamente para a construção de currículos interculturais, decoloniais e antirracistas. As conclusões destacam a eficácia dessas práticas pedagógicas em promover a ressignificação dos elementos das práticas corporais indígenas, contribuindo para a diminuição das desigualdades sociais e fomentando uma educação mais inclusiva, indo ao encontro dos princípios do Bem Viver.

 

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Biografia do Autor

Gabriela Nobre Bins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Ciência do Movimento Humano - PPGCMH/ESEFID/UFRGS - Mestre em Ciência do Movimento Humano pelo PPGCMH ESEFID UFRGS, Licenciada Em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Licenciada Em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Especialista em Dança (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Especialista em Educação Psicomotora (1998) pela Faculdade Porto-alegrense de Educação, Ciências e Letras. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Pesquisadora do grupo F3PEFICE.e do grupo Mães F3PEFICE Educadora Griô formada pela escola de Formação em Pedagogia Griô - Grãos de Luz e Griô. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação física escolar, Esporte Recreação e Lazer e educação para as relações étnico raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, relações étnico raciais, branquitude, gênero e maternidade.

Daniela do Santo Abreu, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora licenciada em Educação Física, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com experiência na Educação Infantil. Atua com todas as faixas etárias da Educação Básica. Atualmente cursa o bacharelado em Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

BINS, G. N.; DAHLKE, A. P.; ABREU, D. do S. NOS CAMINHOS DO BEM VIVER: Jogos e Práticas Corporais Indígenas na Educação Básica. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e7939, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7939. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7939. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua