ATENDIMENTO EDUCACIONAL À UNIVERSITÁRIOS EM SITUAÇÃO DA DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7934

Palavras-chave:

Educação Superior, Inclusão, Necessidades Educacionais Específicas, Ciências Humanas

Resumo

A busca pela equidade e acessibilidade tem sido um tema recorrente nas reflexões político-administrativas na Educação Superior. Por conseguinte, o atendimento às demandas educacionais específicas de universitários que se reconhecem na situação de deficiência são pautas em evidência no cenário universitário. O presente artigo objetiva descrever e analisar as dificuldades apresentadas por universitários em situação de deficiência e que apresentam Necessidades Educacionais Específicas, usuários dos serviços do Núcleo de Atenção Pedagógica e Inclusão, de uma universidade brasileira do interior do estado de São Paulo. Para o desenvolvimento do estudo, utilizamos os relatórios desenvolvidos por uma monitora ao longo do acompanhamento efetuado no ano letivo de 2021. A partir dessas informações, foi possível realizar uma análise considerando a metodologia dos “Núcleos de Significação” proposta por Aguiar e Ozella, permitindo assim perceber a subjetividade de cada discente em relação ao ambiente acadêmico. Os núcleos de significação identificados foram: 1) Percepção sobre os serviços e práticas educacionais ofertados; 2) Estratégias e recursos utilizados no trabalho de monitoria; 3) A invisibilidade do discente na sala de aula: combate ao capacitismo na Universidade. Os resultados evidenciaram as contribuições significativas dos serviços ofertados pelo NAPI para a trajetória formativa dos estudantes. Programas desta natureza reafirmam o compromisso institucional na promoção de práticas educacionais inclusivas na Universidade.

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Biografia do Autor

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Livre Docente em Educação. Pedagoga. Docente do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – Unesp, Marilia, SP, Brasil. Bolsista  CNPQ. PQ B2.

Ana Luísa de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNIP)

Graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – Unesp.

Fátima Inês Wolf de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Pedagoga.  Docente do Departamento de Educação e Desenvolvimento da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – Unesp. Coordenadora do Laredap – Laboratório de Recursos Didáticos Adaptados, da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – Unesp

Maewa Martina Gomes Da Silva e Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Pedagoga.  Docente do Departamento de Educação e Desenvolvimento da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – Unesp. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa "Diferença, Desvio e Estigma", da Unesp/Marília e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Humana e Inclusão – GEPeFHI da Universidade do Acre.

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

MARTINS, S. E. S. de O.; OLIVEIRA, A. L. de; OLIVEIRA, F. I. W. de; SOUZA, M. M. G. D. S. e. ATENDIMENTO EDUCACIONAL À UNIVERSITÁRIOS EM SITUAÇÃO DA DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e7934, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7934. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7934. Acesso em: 4 dez. 2024.

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Artigos Demanda Contínua