OS SABERES PEDAGÓGICOS MUSICAIS QUE CONSTITUEM A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES NÃO ESPECIALISTAS EM MÚSICA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7883Palavras-chave:
Saberes musicais, Identidade profissional, Trabalho docente, Professores não especialistas em músicaResumo
Este artigo tem por objetivo investigar os saberes pedagógicos musicais que constituem a identidade profissional de professores não especialistas em música. Com base na epistemologia da prática profissional de Maurice Tardif, realizou-se uma investigação qualitativa, no contexto de uma observação participante, que envolveu quatro professores de Arte, habilitados em Artes Visuais/Plásticas. O material empírico foi constituído por meio de questionários, entrevistas e notas de campo da observação participante. Os dados revelaram que os saberes pedagógicos musicais que constituem a identidade profissional dos professores estão relacionados ao planejamento das aulas, às estratégias de ensino, à articulação com outras áreas do conhecimento, às atividades práticas e à avaliação da aprendizagem.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A formação profissional do educador musical: algumas apostas. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 8, p. 17-24, mar., 2003. Disponível em: https://www.academia.edu/69411567. Acesso em: 20 mar. 2024
BORGES, Adilson de Souza; RICHIT, Adriana. Desenvolvimento de saberes docentes para o ensino de música nos anos iniciais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, p. 555-574, abr./jun., 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/198053146782. Disponível em: https:// www.scielo.br/j/cp/a/mk7JNcLky9GSvWS6SWkSwKp/?format=pdf Acesso em: 20 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: portal.mec.gov.br. Acesso: 20 mar. 2024.
CAMPOS, Guilherme. Coleção música: saberes e práticas docentes. 1. ed. Curitiba: Matesc, 2012.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. A importância das artes na infância. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da (Org.). As artes no universo infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012.
CUNHA, Sandra Mara da. Eu canto para você: saberes musicais de professores da pequena infância. 2014. 168 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01122014-110443/publico/sandra_mara_da_cunha_rev.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.
GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-Fançois; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Série Ideias, São Paulo, n. 22, p. 51-59, 1994. Disponível em: https://www.academia.edu/23055703/avaliacao_mediadora_jussara_hoffmann.
Acesso em: 20 mar. 2024.
LINO, Dulcimarta Lemos. Música é cantar, dançar, brincar! E tocar também! In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da (Org.). As artes no universo infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido (org.) et al. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SANTOS, Josiane Gonçalves. Avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem. Curitiba: Editora Fael, 2010.
SENE, Marta Regina. Aulas de arte: reflexões sobre o currículo, docência, criatividade e a escola inclusiva. 2016. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual de São Paulo, Araraquara, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br. Acesso em: 20 mar. 2024.
SPANAVELLO, Caroline Silveira; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: analisando as práticas educativas de professores unidocentes. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 12, p. 89-98, mar., 2005. Disponível em: https://www.academia.edu/69411567. Acesso em: 20 mar. 2024
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
WILLE, Regiana Blank. Docentes de música na educação básica: um estudo sobre identidades profissionais. 2013. 227f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2013. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/handle/123456789/1660/Regiana%20Blank%20Wille_Tese.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 mar. 2024.
VELHO, José Rodrigo Santos; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Ensino de música na educação básica: perspectivas curriculares da rede municipal de Lages – Santa Catarina – Brasil (2008-2021). Revista Pedagógica, v. 25, p. 1-27, 2023. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6986. Acesso em: 20 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.