ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: perspectivas curriculares da rede municipal de Lages – Santa Catarina – Brasil (2008-2021)
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.6986Palavras-chave:
Ensino de Música, Educação Básica, Polivalência, Legislação Educacional, Lages-SCResumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir o percurso do ensino de música na rede pública de ensino do município de Lages-SC, em um recorte temporal entre 2008 e 2021. Diversos documentos normativos foram incorporados à legislação educacional brasileira, incluindo o ensino de música na educação básica. Tais documentos oferecem possibilidades de interpretação que conduzem à diversidade de inclusão da música nos currículos escolares em diferentes contextos. Metodologicamente, foram realizadas entrevistas com um professor de música e uma coordenadora da área de artes, com o propósito de compreender concepções relacionadas ao ensino de música, assim como analisar as interpretações oriundas da legislação vigente. Os resultados apontam para diferentes interpretações acerca do ensino de música presente naquela rede municipal de ensino, evidenciando a necessidade de diálogo entre a Secretaria de Educação e instituições formadoras de professores de música e das demais linguagens do componente curricular arte, previstas nas orientações educacionais vigentes.
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