Embates entre integração e competências no ensino médio e seus desdobramentos na reforma atual
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v20i43.4050Palavras-chave:
Trabalho Docente. Intensificação do Trabalho. Precarização. Trabalho e Educação.Resumo
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar os embates entre integração e competências na política curricular brasileira para o ensino médio como parte da disputa hegemônica entre projetos educacionais distintos que não apenas se antagonizaram no cenário brasileiro nos últimos vinte anos, mas também operaram articulações que favoreceram a fixação de sentidos híbridos e ambíguos de integração nos textos curriculares oficiais. Defendemos que a hegemonização de determinados sentidos de integração se estabeleceu por meio de uma prática articulatória construída por relações de diferenças e equivalências, apresentando como resultado a produção de hegemonias contingentes, precárias e provisórias. Argumentamos que as articulações discursivas pela fixação de sentidos de integração e de competências atravessam a produção da política do nível médio, desde os anos de 1990, continuando a apresentar seus reflexos na reforma dos dias atuais.
Palavras-chave: Integração. Competências. Política curricular. Ensino Médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.