Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v20i43.3844Palavras-chave:
Universidade, Memória Institucional, Centro de História e MemóriaResumo
O presente estudo se propõe a compreender os impactos das alterações psicoemocionais dos educadores, no desencadeamento de disfonias e seus aspectos relacionados à qualidade de vida do portador, considerando a relação existente entre saúde vocal, estado emocional e condições de trabalho. Trata-se de uma revisão bibliográfica em diferentes bases de dados, da qual emergiram os seguintes temas: saúde vocal na docência; reflexos dos aspectos psicoemocionais nas disfonias; e, repercussão das alterações vocais na qualidade de vida dos educadores. Os resultados apontam que as alterações psicoemocionais em conjunto com a atividade docente podem repercutir sobre a saúde vocal do educador, e assim, gerar interferências no desempenho dos aspectos profissionais, sociais e pessoais desses indivíduos. Ficou evidenciada a necessidade de se conhecer a percepção dos próprios educadores em relação à sua saúde vocal, para que se possa compreender o real impacto da presença da disfonia, uma vez que a noção de qualidade de vida reflete significados, conhecimentos, experiências e valores de um senso comum variável individualmente. Assim, conhecer a repercussão da alteração vocal na qualidade de vida do educador pode contribuir para a melhoria da promoção da saúde e da intervenção, integral, para esta categoria profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.