A persistência do trabalho infantil no Brasil e em Portugal e a questão da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i41.3797

Palavras-chave:

Educação Especial. Política educacional. Plano Nacional de Educação.

Resumo

Este artigo aborda a persistência do problema do trabalho infantil em Brasil e em Portugal e a relação com a educação. Percorre as legislações existentes sobre a temática, as políticas e os dados estatísticos nos dois países. Com base em referencial teórico crítico, percebe que embora legislações, políticas sociais e educacionais tentem resolver o problema por meio da escolarização, a sua persistência indica os limites das reformas frente às contradições inerentes ao sistema capitalista.

 

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Biografia do Autor

Soraya Franzoni Conde, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela UFSC. Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. É colaboradora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da mesma universidade. Vice líder do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT/CED/UFSC).

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Publicado

2017-08-01

Como Citar

CONDE, S. F. A persistência do trabalho infantil no Brasil e em Portugal e a questão da educação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 168–193, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i41.3797. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3797. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS