Organização do Arquivo Colégio de Aplicação da UFS

intersecções entre Arquivologia e História da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22562/2024.60.08

Palavras-chave:

Documentação permanente, Inventário, Patrimônio histórico educacional

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão e resultados do processo de organização do arquivo do Colégio de Aplicação da UFS. Esse processo baseou-se na aplicação de princípios e técnicas arquivísticas em diálogo com os estudos provenientes da História da Educação, especialmente relacionados à preservação de acervos escolares enquanto parte integrante do patrimônio histórico educacional. Considerando essa abordagem interdisciplinar, o foco esteve na organização dos documentos históricos, custodiados no Centro de Memória do Colégio. O processo resultou na classificação e na descrição desses documentos e na criação e disponibilização de instrumento de pesquisa (inventário).

Biografia do Autor

Anne Emilie Souza de Almeida Cabral, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação, professora da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju/SE (Semed). Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa 1A (CNPq).

Joaquim Tavares da Conceição, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em História, professor titular da Universidade Federal de Sergipe, Colégio de Aplicação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ2).

Lorena de Oliveira Souza Campello, Instituto Federal de Sergipe

Doutora em História, professora do Instituto Federal de Sergipe (IFS - Campus Estância).

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Publicado

2024-06-14