Organização do Arquivo Colégio de Aplicação da UFS
intersecções entre Arquivologia e História da Educação
DOI:
https://doi.org/10.22562/2024.60.08Palavras-chave:
Documentação permanente, Inventário, Patrimônio histórico educacionalResumo
Este artigo apresenta uma discussão e resultados do processo de organização do arquivo do Colégio de Aplicação da UFS. Esse processo baseou-se na aplicação de princípios e técnicas arquivísticas em diálogo com os estudos provenientes da História da Educação, especialmente relacionados à preservação de acervos escolares enquanto parte integrante do patrimônio histórico educacional. Considerando essa abordagem interdisciplinar, o foco esteve na organização dos documentos históricos, custodiados no Centro de Memória do Colégio. O processo resultou na classificação e na descrição desses documentos e na criação e disponibilização de instrumento de pesquisa (inventário).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.