EDUCAÇÃO E FRONTEIRA: possibilidades e desafios a partir da experiência do PEIF em Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (Py)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4353

Keywords:

Educação, Fronteira, Desafios

Abstract

O tema deste artigo é a educação na fronteira, tendo como referencial empírico escolas públicas de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul – Brasil, cidade-gêmea com Pedro Juan Caballero, Departamento de Amambay – Paraguai, que constituem uma conurbação internacional. O objetivo do artigo é analisar a relação educação e fronteira a partir da experiência do Programa de Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). Para tanto é realizada uma descrição do programa, identificando suas principais características. Por fim, são apresentadas as possibilidades para se trabalhar a educação no contexto fronteiriço e as limitações enfrentadas por professores e escola diante deste recorte territorial.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luci Meire Corrêa Anastácio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande. Professora efetiva da rede estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e da rede Municipal de Educação de Ponta Porã-MS.

Orlando Moreira Junior, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutor em Geografia. Professor do curso de graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande. (IN MEMORIAN).

Published

2020-10-30

How to Cite

ANASTÁCIO, L. M. C.; MOREIRA JUNIOR, O. EDUCAÇÃO E FRONTEIRA: possibilidades e desafios a partir da experiência do PEIF em Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (Py). Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–20, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4353. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4353. Acesso em: 29 jan. 2026.

Issue

Section

Artigos Demanda Contínua