PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

elemento basilar às ambiências de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8285

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Práticas Educativas, SENPE

Resumo

Este Dossiê, que tem como título “Práticas pedagógicas: elemento basilar às ambiências de aprendizagem”, representa  a materialização de um esforço coletivo de Grupos de pesquisa que compõem o Eixo 4: Organização e práticas educativas na Educação Básica, do Seminário Nacional de Pesquisa em Educação – SENPE. Neste sentido, a partir das discussões originadas do Grupo de Trabalho (GT) do Eixo  Organização e Práticas Educativas na Educação Básica, do Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (SENPE), levantou-se os seguintes questionamentos: Como as práticas pedagógicas estão sendo investigadas? Quais os pressupostos que as amparam? Que contribuições trazem para a criação de ambiências de aprendizagem? Sem a pretensão de respostas definitivas, mas com foco nas questões colocadas, estão acolhidos aqui um conjunto de estudos, todos frutos de investigações de diferentes tipos e sob diferentes enfoques teórico-metodológicos, ocupados com a prática pedagógica e seus desafios nestes tempos de movimentos frenéticos de transformações políticas, econômicas, culturais e ideológicas de toda ordem, em que vivemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro; ZAIDAN, Samira. Prática Pedagógica. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Cancella; VIEIRA, Livia Fraga. Dicionário de Verbetes: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG, 2010. On-line. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/pratica-pedag-gica/. Acesso em: 19 nov. 2023.

GATTI, Bernadete Angelina. Perspectivas da formação de professores para o magistério na educação básica: a relação teoria e prática e o lugar das práticas. Revista FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 29, n. 57, p. 15-28, jan./mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 8ª ed., Campinas (SP): Autores e Associados, 2003.

Downloads

Publicado

2024-11-24

Como Citar

DAMASCO UMBELINO, J.; MARIA ALVES, S. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: elemento basilar às ambiências de aprendizagem. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e8285, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.8285. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8285. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas Pedagógicas: elemento basilar às ambiências de aprendizagem