A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
contribuições para a pesquisa educacional
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8281Palavras-chave:
Contexto Cultural., Saúde e Educação., Pesquisa.Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir os princípios da Teoria das Representações Sociais (TRS) e seu uso para a fundamentação e delineamento metodológico de estudos acadêmicos, a fim de compreender sua aplicabilidade. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os resultados mostram que por seu papel na orientação de condutas e práticas sociais, as representações sociais constituem elementos essenciais para que possamos fazer escolhas, classificar as coisas (objetos, fatos, pessoas, grupos...) e interpretar a realidade. Nesse sentido, a TRS permite ao pesquisador identificar as representações que um grupo específico possui em relação ao seu objeto de estudo. Conclui-se que pelo fato de enfatizar importância do contexto cultural, das interações sociais e das dinâmicas de poder, a TRS contribui para um entendimento mais profundo das questões sociais brasileiras, dentre essas as que se situam no campo educacional.
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