A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

contribuições para a pesquisa educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8281

Palavras-chave:

Contexto Cultural., Saúde e Educação., Pesquisa.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir os princípios da Teoria das Representações Sociais (TRS) e seu uso para a fundamentação e delineamento metodológico de estudos acadêmicos, a fim de compreender sua aplicabilidade. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os resultados mostram que por seu papel na orientação de condutas e práticas sociais, as representações sociais constituem elementos essenciais para que possamos fazer escolhas, classificar as coisas (objetos, fatos, pessoas, grupos...) e interpretar a realidade. Nesse sentido, a TRS permite ao pesquisador identificar as representações que um grupo específico possui em relação ao seu objeto de estudo. Conclui-se que pelo fato de enfatizar importância do contexto cultural, das interações sociais e das dinâmicas de poder, a TRS contribui para um entendimento mais profundo das questões sociais brasileiras, dentre essas as que se situam no campo educacional.

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Biografia do Autor

Suzi Maria Nunes Cordeiro, Universidade Cesumar (UniCesumar)

Doutora (2019) em Educação pela UEM. Atua como docente na UniCesumar, onde participa do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação (GPFOPPE), bem como orienta alunos de Iniciação Científica na linha de Psicologia da Educação. Tem experiência com disciplinas de Estágio Supervisionado, TCC, Didática e Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos pelo curso de Pedagogia, além de Políticas Educacionais e a Organização da Educação Básica nos cursos de Licenciatura; Neuropsicopedagogia, Lúdico e literatura infantil, bem como Metodologia da Pesquisa Científica pelo curso de Psicopedagogia.

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

CORDEIRO, S. M. N.; YAEGASHI, S. F. R. A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: contribuições para a pesquisa educacional. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e8281, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.8281. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8281. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Pesquisa em Educação: perspectivas teórico-metodológicas