EM CENA, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8246

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas. Educação inclusiva. Ensino Médio. Professor regente.

Resumo

O contexto escolar é um ambiente que estimula as diversas aprendizagens favoráveis que influenciam no desenvolvimento intelectual dos alunos, mas, para que isso aconteça, se faz essencial destacar a importância de a escola estar preparada e adaptada para receber toda a diversidade de educandos. Neste artigo, busca-se apresentar os resultados de uma pesquisa que mapeou e analisou as publicações (artigos, dissertações e teses) produzidas na área de Educação voltadas às práticas pedagógicas inclusivas no ensino médio. Adotou-se o estado da arte como método de pesquisa, uma vez que este, ao buscar compreender como está se dando a produção do conhecimento em uma determinada área, permite analisar, categorizar e revelar os múltiplos enfoques e perspectivas sobre os quais o fenômeno vem sendo analisado. Para tanto, a busca foi realizada no Portal de Periódicos e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, bem como na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (IBICT). Dos 26 trabalhos selecionados inicialmente, 4 foram descartados por se repetirem e 22 foram analisados, permitindo a construção de três agrupamentos-temáticos, a saber: 1) práticas pedagógicas inclusivas e adaptações curriculares; 2) formação de professores e insuficiência de conhecimentos; e 3) políticas públicas, estrutura física e pessoal. Os resultados evidenciaram que há uma escassez de pesquisas dedicadas às práticas pedagógicas inclusivas no ensino médio, bem como apontaram para a necessidade de se investir na formação e sensibilização de professores, a fim de criar ambientes educativos que atendam efetivamente às demandas da educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Jane Lucia Pereira Vanin, Fundação Catarinense de Educação Especial (CAESP-SLO)

Mestre em Educação pela Unochapecó. Atua como professora na Fundação Catarinense de Educação Especial  - CAESP de São Lourenço do Oeste.

Daniela Leal, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Pós-doutora em Psicologia pela FFCLRP-USP. Especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Mental (PUC-SP) e Psicopedagogia (UniSant'Anna). Graduada em Pedagogia (UniSant'Anna). Atualmente é Professora Titular e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e na Graduação em Psicologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Líder do NIEPED - Núcleo Interáreas de Estudos de Pesquisas em Práticas Pedagógicas (CNPq). Integrante do LAEDI - Laboratório de Estudos em Educação, Diferenças e Inclusão (CNPq-FURB). Dedica seus estudos e pesquisas aos processos de ensino e aprendizagem das crianças com deficiência e/ou dificuldades no processo de escolarização, bem como a construção de práticas pedagógicas para espaços escolares mais inclusivos, a partir da teoria histórico-cultural de Lev S. Vigotski. Editora-chefe da Revista Pedagógica (PPGE-Unochapecó).

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Publicado

2024-11-24

Como Citar

VANIN, J. L. P.; LEAL, D. EM CENA, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: um estado da arte. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e8246, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.8246. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8246. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas Pedagógicas: elemento basilar às ambiências de aprendizagem