A A PESQUISA DE ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-HERMENÊUTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8166

Palavras-chave:

Pesquisa., Círculo hermenêutico., Limites epistêmicos., Objetividade

Resumo

A abordagem teórico-metodológica tematizada neste artigo é regida pelo interesse cognoscitivo da busca do consenso mediado pela razão das múltiplas vozes. Pelo prisma epistemológico, mostram-se os pressupostos das pesquisas do enfoque fenomenológico-hermenêutico. A pergunta-guia da construção do texto foi esta: como entender e garantir a objetividade das pesquisas da abordagem fenomenológico-hermenêutica? Apresenta-se uma compreensão plausível da objetividade do âmbito de objetos das pesquisas desta abordagem e, em atenção a seus limites epistêmicos, alerta-se para necessárias contribuições advindas de outras abordagens teórico-metodológicas. O artigo tematiza os seguintes tópicos: a fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger, criticando o paradigma subjetivista, como base filosófica razoável; a abordagem fenomenológico-hermenêutica:  interpretação e circularidade; a caracterização epistemológica da abordagem fenomenológico-hermenêutica; a questão da objetividade das pesquisas fenomenológico-hermenêuticas e a necessidade do diálogo crítico. Estes movimentos reflexivos, estão perpassados pela preocupação com a devida vigilância epistemológica quanto ao risco de subjetivismo a que estão expostas as pesquisas fenomenológico-hermenêuticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais – pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2001.

ARENHART, Livio. O.; HAHN, Noli B.; ARENHART, Amabilia. B. P.; ROTTA, Edemar. Pesquisa na universidade. Cruz Alta: Ilustração, 2022. Doi: http://dx.doi.org/10.46550/978-85-92890-65-0

ARENHART, Livio. O.; HAHN, Noli B.; ARENHART, Amabilia. B. P.; ROTTA, Edemar. Metodologia e epistemologia: um olhar reflexivo e analítico sobre procedimentos de pesquisa. Cruz Alta: Ilustração, 2021. Doi: http://dx.doi.org/10.46550/978-65-88362-90-7

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições,1977.

BAUMAN, Zigmunt. Hermenêutica e ciência social: abordagens da compreensão. São Paulo: Unesp, 2022.

BOFF, Clodovis. Teologia e prática. Petrópolis: Vozes, 1978.

BOLÍVAR, A. “¿De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de la investigación biográficonarrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 4, n. 1, p. 2-26, 2002. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-40412002000100003. Acesso em: 19 abr. 2021.

BOURDIEU, Pierre. Sociologia (Org. Renato Ortiz). São Paulo: Ática, 1983.

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

CAPRA, Fritjof, Alfabetização ecológica: o desafio para a educação do século 21. Disponível em: http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Ambiental/ALFABETIZA%C3%87%C3%83O%20ECOL%C3%93GICA.pdf Acesso em 08 mar. 2024.

CIRNE-LIMA, Carlos R. V. Carta sobre dialética. O que é dialética? Síntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 21, n. 67, p. 439-447, 1994.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II. Petrópolis: Vozes, 2002.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: Traços fundamentais de uma hermenéutica filosófica. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

GAMBOA, Silvio S. Pesquisa em educação. Chapecó: Argos, 2007.

GAMBOA, Silvio S. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1997, p. 91-115.

HABERMAS, Jürgen. Verdade e justificação. São Paulo: Loyola, 2004.

HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Parte I. 4. ed. Petrópolis, Vozes, 1993a.

HABERMAS, Jürgen. Dialética e hermenêutica. Porto Alegre: LP&M, 1987.

HABERMAS, Jürgen. Teoria Analítica da Ciência e Dialética: Conhecimento e Interesse. In: Textos escolhidos. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 278-312.

KUHN, Martin; ARENHART, Livio O. Indagação acerca dos sentidos do fenômeno educativo. Revista Educação em Questão, Natal, v. 61, n. 68, p. 1-24, e-31811, abr./jun. 2023. DOI |10.21680/1981-1802.2023v61n68ID31811. Disponível em: http://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31811. Acesso em: 01 mai. 2024.

MARRADI, Alberto; ARCHENTI, Nélida.; PIOVANI, Juan I. Metodología de las ciencias sociales. Buenos Aires: Emecê, 2007.

MARRAFON, Marco Aurélio. A questão da consciência histórica na obra “Verdade e Método” e suas implicações na (teoria da) decisão judicial. In: STEIN, Ernildo; STRECK, Lenio (Org.). Hermenêutica e epistemologia: 50 anos de Verdade e Método. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011. p. 73-89.

MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio do conhecimento. São Paulo; HUCITEC, 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Hermenêutica-dialética como caminho do pensamento social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira (Org.). Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2002, p. 83-107.

MINAYO, Maria C. S.; SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set, 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/Bgpmz7T7cNv8K9Hg4J9fJDb/?format=pdf&lang=pt Acesso: 26 mar. 2024.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do C. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

OLIVEIRA, Manfredo A. Reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Loyola, 1997.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso. 3. ed. Campinas: Pontes, 2001.

PAVIANI, Jayme. Epistemologia prática. 2. ed. Caxias do Sul: Educs, 2013.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 3. ed. Campinas: Pontes; 2002.

PIOVANI, Juan Ignacio. Triangulación de métodos mixtos. Disponível em: https://www.studocu.com/es-ar/document/universidad-nacional-de-lujan/metodologia-de-la-investigacion/marradi-unidooooooooo/14565160

POPPER, Karl R. Lógica da Pesquisa Científica: Cultrix; São Paulo, 2010.

POPPER, Karl R. Lógica das ciências sociais. 3. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.

POPPER, Karl R. A sociedade aberta e seus inimigos. Vol. 2. Belo Horizonte: Itatiaia, 1974.

RABUSKE, Edvino. Hermenêutica e sociedade. Teocomunicação, n. 41, Ano VIII, p. 201-214, 1978.

RABUSKE, Edvino. Epistemologia das ciências humanas. Caxias do Sul: EDUCS, 1987.

RIBEIRO, Caroline V. “O fim da metafísica segundo Habermas”. In: Princípios, Natal, v.16, n.26, jul./dez. 2009, p. 107-134. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3655166.pdf. Acesso em: 08 mar. 2024.

RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação. Lisboa: Edições 70, s/d.

SAMPIERI, Roberto H.; COLLADO, Carlos F.; LUCIO, María del Pilar B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre, Penso, 2013.

SEARLE, John R. Os actos de fala – Um ensaio de Filosofia da Linguagem. Coimbra: Livraria Almeida, 1981.

STEIN, Ernildo. Pensar e errar: um ajuste com Heidegger. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

STEIN, Ernildo. A caminho de uma fundamentação pós-metafísica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997.

STEIN, Ernildo. Aproximações sobre Hermenêutica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

STEIN, Ernildo. Seminário sobre a verdade. Petrópolis: Vozes, 1993.

STEIN, Ernildo. Seis estudos sobre "Ser e tempo". 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1990.

STEIN, Ernildo. Dialética e hermenêutica: uma controvérsia sobre o método em filosofia. In: HABERMAS, Jürgen. Dialética e hermenêutica. Porto Alegre: LP&M, 1987, p. 98-134.

STEIN, Ernildo. Crítica da ideologia e racionalidade. Porto Alegre: Ed. Movimento, 1986.

STEIN, Ernildo. Melancolia. Porto Alegre: Movimento, 1976.

THOMPSON, John B. Ideología y cultura moderna: Teoria Crítica social en la era de la comunicación de masas. 2 ed. México: Unversidad Autónoma Metropolitana, 1998.

VERONESE, Marília. V.; GUARESCHI, Pedrinho A. Hermenêutica de profundidade na pesquisa social. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 42, n. 2, p. 85-93, maio/ago. 2006. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/6019. Acesso: 7 mai. 2024.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

ARENHART, L. O.; KUHN, M. A A PESQUISA DE ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-HERMENÊUTICA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.8166. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8166. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Pesquisa em Educação: perspectivas teórico-metodológicas