PORTARIAS DO PROGRAMA DE FOMENTO ÀS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL (PFEMTI): uma revisão das mudanças legislativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8121

Palavras-chave:

Ensino Ensino médio de tempo integral, Programa de fomento, Reforma do Ensino Médio

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal identificar e apresentar as principais modificações na legislação relacionada à política do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral (PFEMTI), inicialmente estabelecido pela Portaria nº 1.145, de 10 de outubro de 2016, do Ministério da Educação (MEC), passando por revisões subsequentes por meio das Portarias nº 727, de 13 de junho de 2017, nº 1.023, de 4 de outubro de 2018, e, finalmente, nº 2.116, de 6 de dezembro de 2019. Metodologicamente, o estudo se conduziu como uma pesquisa qualitativa, empregando a análise dos seguintes documentos: Portarias nº 1.145/16, nº 727/17, nº 1.023/18 e nº 2.116/19, emitidas pelo Ministério da Educação (MEC). Após a análise das portarias, foi possível identificar seis áreas-chave de mudanças para o desenvolvimento do PFEMTI, sendo elas: proposta pedagógica; carga horária e componentes curriculares; duração do programa; infraestrutura da escola; adesão ao programa; e conversão das turmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayolanda Coutinho Lobo Amorim de Souza, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC-RS -  e mestra em Educação pela  mesma universidade. É graduada em Direito pela Faculdade Estácio de São Luís/MA. Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa Currículo, Memória e Narrativas em Educação - CNPq. E-mail: nayolandaclas@gmail.com 

Liliane Rodrigues Reis, Universidade de Santa Cruz do Sul

Pedagoga pela Ulbra e Mestre em Educação pela UNISC, é professora nas redes públicas municipais de General Câmara/RS e Triunfo/RS. É pesquisadora vinculada ao Grupo de pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação - CNPq / Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. E-mail: lilianerodriguesreis@gmail.com

Ana Carolina da Silva Pereira, Universidade de Santa Cruz do Sul

Historiadora formada pela UNISC, é pesquisadora vinculada ao Grupo de pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação - CNPq / Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. E-mail: anacarolinaspx@gmail.com

Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

Professor pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de História e Geografia da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc. Linha de pesquisa: Educação, Trabalho e Emancipação. Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos; Mestre e Pós-doutor em Educação pela PUC-RS. E-mail: eders@unisc.br

Referências

ALVES, Míriam Fábia. OLIVEIRA, Valdirene Alves de. Política educacional, Projeto de Vida e currículo do ensino médio: teias e tramas formativas. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 8, p. 20-35, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2608. Acesso em: 22 ago. 2023.

BRASIL. Portaria MEC nº 1.145, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, criada pela Medida Provisória no 746, de 22 de setembro de 2016. Brasília, DF: 2016.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, e 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF: MEC, 2017a.

BRASIL. Portaria MEC nº 727, de 13 de junho de 2017. Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, em conformidade com a Lei nº 13.415, de 6 de fevereiro de 2017. Brasília, DF: 2017b.

BRASIL. Portaria MEC nº 1.023, de 04 de outubro de 2018. Estabelece diretrizes, parâmetros e critérios para a realização da avaliação de impacto do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI e seleção de novas unidades escolares para o Programa. Brasília, DF: 2018.

BRASIL. Portaria MEC nº 2.116, de 06 de dezembro de 2019. Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, em conformidade com a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, DF: 2019.

CATINI, Carolina. Empreendedorismo, privatização e o trabalho sujo da Educação. Revista USP, São Paulo, n. 127, p. 53-68, out./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/180045. Acesso em: 21 ago. 2023.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DUARTE, Newton. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, n. 18, set./dez. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n18/n18a04.pdf. Acesso em: 08 out. 2023.

FRIGOTTO, G.; CIAVATA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio no Brasil: (Im)Possibilidades político históricas. In: MOLL, J.; GARCIA, S. (org.). Ensino Médio para todos no Brasil: que Ensino Médio? Porto Alegre: CirKula,2020, p. 21-42.

KRAMER, Sonia. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação & Sociedade, ano XVIII, n. 60, p. 15-35, dez. 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/pW5Psf8rbv9fvxPNbR3LF9K/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2023.

KUENZER, Acacia Zeneida (org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOS, Catarina Cerqueira de Freitas. Educação (em Tempo) Integral? Uma análise do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) frente às Políticas de Ensino de Tempo Integral da Rede Estadual da Bahia (2017-2022). 2022. 225f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.

SILVA, Márcio Magalhães. Crítica à formação de competências socioemocionais na escola. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 22, p. 10-20, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8659871. Disponível em: https://bityli.com/QBzTHx. Acesso em: 4 maio 2022.

SILVA, Monica Ribeiro da. Tecnologia, trabalho e formação na reforma curricular do ensino médio. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 137, p. 441-460, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/BjJqyGb3c6xqgSvbf3Cm9WD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 ago. 2023.

SILVA, Monica Ribeiro da. A BNCC da reforma do Ensino Médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, v. 34, p. 1-15, set. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/V3cqZ8tBtT3Jvts7JdhxxZk/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 ago. 2023.

SILVEIRA, Éder da Silva; SOUZA, Nayolanda Coutinho Lobo Amorim de; VIANNA, Rafael de Brito; ALMEIDA, Diego Orgel Dal Bosco. Ensino médio de tempo integral no Brasil: notas sobre os contextos de influência nacional e internacional no âmbito da Lei nº 13.415/2017. Revista Pedagógica, v. 24, p. 1-26, 2022. DOI http://dx.doi.org/10.22196/rp.v24i1.6605

VIANNA, Rafael de Brito; SILVEIRA, Éder da Silva. Apontamentos sobre as dimensões constitutivas da Educação Integral em perspectiva crítica. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, p.1-23, 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

COUTINHO LOBO AMORIM DE SOUZA, N.; RODRIGUES REIS, L.; DA SILVA PEREIRA, A. C.; SILVEIRA, Éder da S. PORTARIAS DO PROGRAMA DE FOMENTO ÀS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL (PFEMTI): uma revisão das mudanças legislativas. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.8121. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8121. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua