DESAFIOS E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS INDÍGENAS NO SERTÃO DE ALAGOAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8116

Palavras-chave:

Formação de Professores, Licenciatura Intercultural Indígena, Pedagogia

Resumo

Este estudo analisa a formação inicial de educadores indígenas, em especial professores pedagogos, por meio de um evento acadêmico que reuniu cursos de diversas licenciaturas interculturais indígenas em uma universidade pública no semiárido de Alagoas. O objetivo central é refletir sobre os perspectivas e obstáculo para formação da identidade do licenciado em Pedagogia através da participação ativa nas bancas de avaliação de trabalhos de conclusão de curso, o que proporcionou uma imersão nas temáticas apresentadas pelos alunos e nos processos de orientação. A imersão também se deu através da experiência de ministrar uma aula sobre ética na pesquisa científica também ofereceu uma visão prática dos desafios enfrentados pelos futuros educadores. O evento levanta discussões sobre a identidade do pedagogo e a formação dos profissionais que atuam nesse contexto. A pesquisa utilizou a observação participante e análise qualitativa das apresentações de projetos de conclusão de curso, sendo as observações interpretadas à luz das teorias de Libâneo (2001; 2005), Pimenta (2017), Saviani (1996; 2005; 2012), entre outros. Como resultado, conclui-se que o curso de Pedagogia, especialmente na formação de educadores indígenas, enfrenta uma crise de identidade considerável, indicando a urgência de uma reformulação estrutural do curso e espera-se que a inclusão de experiências práticas e reflexivas, como as vivenciadas no evento, possa contribuir para uma formação mais contextualizada, que valorize as especificidades locais e fortaleça a identidade do pedagogo em contextos interculturais, promovendo assim maior impacto na prática educativa junto as comunidades tradicionais indígena.

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Biografia do Autor

Rony Farias, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorando em Educação pelo PPED UNIT/SE. Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Sociedades, Tecnologia e Políticas Públicas da UNIT/AL (2019). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Intervale (2022). Graduado em Pedagogia pela Estácio de Sá (2023) . Membro do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI/UFAL/CNPq). Membro do Conselho Científico da Editora GPHIAL e da Revistade Estudos Indígenas de Alagoas -Campiô. Servidor público no cargo de Técnico Administrativo em Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. E-mail: profronyfarias@gmail.com 

Alexandre Chagas, Universidade Tiradentes (UNIT)

Doutor em Educação, PPED/Universidade Tiradentes; Mestre em Educação (PPED/Universidade Tiradentes). Pós-graduado em: Docência e Tutoria em EAD e Gestão de marketing; e com graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes (2000). É professor do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes Unit. Coordenador (pro tempore) 7/23 a 7/24 do PPED.  Editor Gerente do Portal de Periódicos do Grupo Tiradentes com 14 revistas, especialista em sistema de submissão SEER (OJS) e processo editorial de periódicos e livros. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/UNIT/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: profamchagas@gmail.com

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

FARIAS, R.; CHAGAS, A. DESAFIOS E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS INDÍGENAS NO SERTÃO DE ALAGOAS. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e8116, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.8116. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8116. Acesso em: 4 dez. 2024.

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