A DIMENSÃO DO AUTOCONHECIMENTO EM LIVROS DIDÁTICOS DE PROJETO DE VIDA DO NOVO ENSINO MÉDIO

vestígios da racionalidade neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8090

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Projeto de Vida, Racionalidade Neoliberal, Autoconhecimento

Resumo

Esse artigo busca analisar como a dimensão do autoconhecimento está presente em materiais didáticos do Projeto de Vida do Novo Ensino Médio (NEM) e como se vincula às estratégias da racionalidade neoliberal. Para isso, discute-se a configuração do Projeto de Vida no interior do NEM e pondera-se a vinculação com o neoliberalismo, a partir de autores como Foucault (2008, 2005), Dardot e Laval (2016) e Han (2017), entre outros. A análise compreende sete coleções didáticas do componente curricular Projeto de Vida, aprovadas pelo Programa nacional do Livro e do Material didático (PNLD), edição 2021, em particular a seção/unidade relacionada à dimensão do autoconhecimento. O estudo caracteriza-se como descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. Os resultados apontam que a dimensão do autoconhecimento está alinhada à racionalidade neoliberal, quando notamos a retórica do sujeito ser autônomo e flexível, enfatizado nos discursos sobre protagonismo juvenil. Além disso, essa dimensão preocupa-se em trabalhar as competências sociopsicoemocionais, inserindo o autoconhecimento como uma promessa de preparo do sujeito para o convívio social, escolha de sua profissão, seguido de sua inserção do mercado de trabalho

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Biografia do Autor

Wyllamy Samuel da Costa , Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestre em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Graduado em Letras/Inglês pela mesma instituição. Docente da rede municipal de Caraúbas/RN. 

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da ampla associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a UFERSA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

COSTA , W. S. da; SILVA, F. V. da. A DIMENSÃO DO AUTOCONHECIMENTO EM LIVROS DIDÁTICOS DE PROJETO DE VIDA DO NOVO ENSINO MÉDIO: vestígios da racionalidade neoliberal. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e8090, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.8090. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8090. Acesso em: 4 dez. 2024.

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