O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

um olhar sobre a prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8080

Palavras-chave:

Prática Docente, Deficiência Intelectual, Formação Continuada

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a prática e formação docente, no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE), para o ensino do estudante com Deficiência Intelectual nos Centros de Ensino (CEs) da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís/MA. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, exploratória e do tipo colaborativa. Os princípios teóricos estão apoiados nos estudos de Vigotski, com ênfase na aprendizagem e o desenvolvimento do aluno com Deficiência Intelectual. A pesquisa foi realizada com quatro professoras que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM); e os instrumentos e técnicas procedimentais para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras participantes da pesquisa. A análise dos dados foi realizada por meio de categorias analíticas, baseadas na teoria de Bardin (2011). Constatou-se que a prática e a formação docente são consideradas, pelas professoras, como indissociáveis. Concluiu-se a carência de formações docentes mais específicas para os professores do AEE e, ainda mais, àquelas direcionadas por tipo de deficiência e que pudessem focar mais em práticas docentes. Ofertadas, em sua maioria, pela Superintendência de Modalidades e Diversidades de Ensino, as formações para os professores atuantes no AEE da Rede Estadual de Ensino do Maranhão estão numa realidade redundante de trazer atualizações em conhecimentos legislativos para os professores da Educação Especial, tornando escassas as formações com foco em práticas e estratégias de ensino para esses estudantes.

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Biografia do Autor

Natália Moreira de Carvalho Campos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional, Empresarial e Hospitalar, em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade santa Fé - Grupo IDESP e em Gestão Supervisão e Planejamento Educacional pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF. Mestre em Gestão do Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Kaciana Nascimento da Silveira Rosa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pedagoga, pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Santa Fé (2006) e em Educação Especial, com ênfase em Atendimento Educacional Especializado, pela Universidade Federal do Ceará (2011). Mestre (2012) e Doutora em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC SP (2017). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica / PPGEEB; Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, no âmbito do PARFOR/EQUIDADE da UFMA; Membro da Comissão Setorial de Acessibilidade do Centro de Ciências Sociais da UFMA; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Práticas Inclusivas; e Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão/exclusão escolar, psicopedagogia, formação de professores em educação especial, didática e metodologias de ensino.

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Publicado

2024-11-24

Como Citar

CAMPOS, N. M. de C.; ROSA, K. N. da S. O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um olhar sobre a prática docente. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e8080, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.8080. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8080. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas Pedagógicas: elemento basilar às ambiências de aprendizagem