O TRABALHO MULTIDISCIPLINAR COM CRIANÇAS EM ALFABETIZAÇÃO

relação entre aprendizagem e afeto

Autores

  • Janaina Damasco Umbelino Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8055

Palavras-chave:

Problemas de Escolarização., Teoria Histórico-Cultural, Aprendizagem, Afeto

Resumo

Este artigo apresenta discussões resultantes de um trabalho de pesquisa e de extensão acadêmica, cujo projeto foi realizado com crianças de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal do interior do Paraná. A partir dos estudos de autores da Teoria Histórico-Cultural, como Vigotski, Luria, Leontiev e Elkonin, compreende-se que uma atividade significativa acontece quando o sujeito encontra motivos para a realização das ações que compõem o processo de aprendizagem e as inter-relações possíveis em sala de aula. O trabalho relatado foi desenvolvido durante os anos de 2022 e 2023, com o objetivo de acompanhar o processo de alfabetização de crianças com níveis diferentes e dificuldade de leitura e de escrita. Assim, neste texto, em um primeiro momento, apresentam-se o projeto, os seus fundamentos teóricos e o seu desenvolvimento. Na sequência, destacam-se as relações entre as categorias de aprendizagem e afeto e a sua influência no processo de desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Considera-se a necessidade de interação entre professores e crianças, assim como a construção de espaços de confiança para a produção de relatos espontâneos de suas vivências e experiências. Enfatiza-se a necessidade de continuar a discussão sobre a relação entre a aprendizagem e o afeto, trazida por autores precursores da Teoria Histórico-Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil. A ampliação para menos. Rio de Janeiro: FAPERJ; Lamparina, 2009.

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. “Por que aprender isso, professora?” Sentido pessoal e atividade de estudo na Psicologia Histórico-Cultural. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2017.

BEATÓN, Guillermo Arias; CALEJON, Laura Marisa Carnielo; BRAVO, Ariel Zulueta. Relación familia y escuela: las familias potenciadoras. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 131–153, jan/abr de 2022. DOI: 10.14393/OBv6n1.a2022-64388

BOZHOVICH, Lídia. El problema de la preparación del niño para el aprendizaje escolar. In: MARTÍNEZ, G.; IZNAGA, A. L. S.; CAMPOS, C. G. M.; PÉREZ, C. M. E. R. Psicología del desarrollo del escolar. La Habana: Editorial Félix Varela, 2006, p. 243-246.

CAVATON, Maria Fernanda Farah. A fala egocêntrica utilizada pela criança em atividade escolar de escrita. LINHAS CRͬTICAS, [S. L.], V. 23, N. 51, P. 449–472, 2018. DOI: 10.26512/LC.V23I51.8242

CEDRO, Wellington Lima; NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Dos métodos e das metodologias em pesquisas educacionais na Teoria Histórico-Cultural. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de (Org). Educação Escolar e pesquisa na Teoria Histórico-Cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017.

CIASCA, Sylvia Maria. Distúrbios e dificuldades de aprendizagem: uma questão de nomenclatura. In: CIASCA, Sylvia Maria (org). Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 19-31.

COELHO, Sonia Maria. A alfabetização na Perspectiva Histórico-Cultural. In: COELHO, Sonia Maria; MENDONÇA, Onaide Schwartz Correa de; MARANHE, Elisandra André. (Orgs.). Caderno de formação UNESP - UNIVESP- Vol. 2. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2011. p. 58-71.

COLLARES, Cecília Azevedo Lima; MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso. Educação ou saúde? Educação x saúde? Educação e Saúde! Cadernos Cedes (Fracasso escolar: uma questão médica?), Campinas, n. 15, p. 7-16, dez, 1985.

DAVYDOV. Vasily; ZINCHENKO, Vladimir Petrovich. A contribuição de Vygotsky para o desenvolvimento da psicologia. In: DANIELS, Harry. Vygotsky em foco: pressupostos e desdobramentos. 2.ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 1995.

ELKONIN, D. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia. In: DAVYDOV, V. La Psicologia Evolutiva y Pedagogia en la URSS –Antología. Moscú: Editorial Progresso, 1987.

ELKONIN, Daniil Borosovich. How to teach children to read. Journal of russian &East European Psychology. Routledge. v. 37, n. 6, p. 93-117, 1988. Disponível em: https://www.tandfonline.com/loi/mrpo20. Acesso em: 14 de maio de 2024.

GOLBERT, Clarissa Seliman. MOOJEN, Sônia Maria Pallaoro. Dificuldades de aprendizagem. In: SUKIENNIK, Paula Berél (org). O aluno problema. Transtornos emocionais de crianças e adolescentes. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1996. p. 79-110.

IBGE. PNAD Contínua 2023. Brasília: IBGE, Ministério do Planejamento, 2024. Disponível em https://loja.ibge.gov.br/pnad-continua-educac-o-2022.html. Acesso em 01 de maio de 2024

LEONTIEV, Alexis. Actividad, conciencia y personalidad. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1983.

LURIA, Alexander Romanovich. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKII, Lev Semionovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 9.ed. São Paulo: Ícone, 2001. p. 103-117.

MARTINS, Josy Cristine; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A transição da educação infantil para o ensino: dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo. In: MARTINS, Lígia Marcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (orgs). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. São Paulo: Campinas: Autores Associados, 2016, p. 149-170.

MIRANDA, Maria Irene. Crianças com problemas de aprendizagem na alfabetização: contribuições da teoria piagetiana. São Paulo: Cortez, 2000.

PATTO, Maria Helena de Souza. Privação cultual e Educação Pré-primária. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1977.

PEREIRA. Aline de Souza. Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades escolares? Redirecionando olhares. In: TUNES, Elizabeth. Desafios da Educação para a Psicologia. Curitiba, PR: CRV, 2018. p.73-82

PERSICHETO, Aline Juliana Oja. Concepções de uma professora alfabetizadora bem-sucedida sobre a alfabetização: contribuições para a prática docente. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 24, p. 1-18, 2022. Disponível em https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7027. Acesso em: 15 maio. 2024.

SOUZA, Marlene Proença Ribeiro de. Problemas de aprendizagem ou problemas na escolarização. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A pré-história da fala escrita. In: PRESTES, Zoia (org e trad). Psicologia, Educação e desenvolvimento. Escritos de L. S. Vigotski. São Paulo: Expressão Popular, 202. p. 103-144

VIGOTSKII, Lev Semionovich Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. VIGOTSKII, Lev Semionovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 9.ed. São Paulo: Ícone, 2001. p.103-117.

VYGOTSKI, Lev Semionovich. La prehistoria del lenguaje escrito. In: VYGOTSKI, Lev Semionovich. Obras Escogidas. Madri: Visor, 1995. p.183-206.

VYGOTSKI, Lev Semionovich. Problemas de la psicología infantil. In: VYGOTSKI, Lev Semionovich. Obras Escogidas. Madri: Visor, 2006. p. 249-386.

Downloads

Publicado

2024-11-24

Como Citar

UMBELINO, J. D. O TRABALHO MULTIDISCIPLINAR COM CRIANÇAS EM ALFABETIZAÇÃO: relação entre aprendizagem e afeto. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e8055, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.8055. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8055. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas Pedagógicas: elemento basilar às ambiências de aprendizagem