O ATO EDUCATIVO HUMANIZADOR EM CONTEXTO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

reflexões sob a perspectiva histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8052

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Educação Superior, Prática pedagógica, Teoria da Atividade, Teoria Sócio-Histórico-Cultural

Resumo

Sob o pressuposto de que a extensão se constitui como parte da totalidade do processo educativo na educação superior, e compreendendo o ato educativo como ato de humanização, tal como preconizam a teoria histórico-cultural, de Vigotski e colaboradores, e a perspectiva de educação humanizadora de Paulo Freire, o texto objetiva refletir sobre possibilidades de uma prática pedagógica produtora de humanidade neste contexto. Trata-se de síntese construída no aprofundamento teórico e metodológico sobre atividade de ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano, vinculada a pesquisa filiada ao Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski (GEPEVI). Encontra materialidade em estudos e pesquisas desenvolvidos no âmbito de projeto de investigação ocupado com a temática da curricularização da extensão e dos modos pelos quais ela vem sendo organizada na prática pedagógica em diferentes cenários. A partir do referencial teórico assumido, a reflexão empreendida se organiza em torno de categorias como trabalho/atividade, linguagem e consciência, e, no recorte para a prática pedagógica, categorias como atividade de ensino, atividade de aprendizagem e organização pedagógica no contexto de curricularização da extensão na educação superior. Sem a pretensão de esgotar a complexidade que o tema comporta, a expectativa é contribuir para pensar e propor práticas pedagógicas compreendidas como instrumentos de desenvolvimento de formas tipicamente humanas de pensamento e como atividade promotora do humano em cada indivíduo singular no âmbito da extensão articulada na unidade dialética com ensino e pesquisa. A reflexão aponta para possibilidades efetivas de constituição da extensão como campo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento, sobre as bases histórico-culturais da teoria da atividade.

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Biografia do Autor

Carla Rosane Paz Arruda Teo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Solange Maria Alves, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)/Campus Chapecó, SC. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski (GEPEVI) e membro do Grupo de Pesquisa Noctua (Formação e Trabalho em Saúde).

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Publicado

2024-11-24

Como Citar

TEO, C. R. P. A.; ALVES, S. M. O ATO EDUCATIVO HUMANIZADOR EM CONTEXTO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: reflexões sob a perspectiva histórico-cultural. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e8052, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.8052. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8052. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas Pedagógicas: elemento basilar às ambiências de aprendizagem