CUIDAR E EDUCAR MATEMATICAMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

a emergência de um conceito!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8000

Palavras-chave:

Educação da Primeira Infância, Relação Criança-Adulto, Educação Matemática

Resumo

Objetivo, com o presente texto, apresentar a emergência de um conceito cunhado anteriormente por mim (Ciríaco, 2020) em uma publicação que descreve a experiência do Grupo de Estudos e Pesquisas "Outros Olhares para a Matemática" (GEOOM/UFSCar): cuidar e educar matematicamente. Para atingir esse foco, a escrita dialoga com referenciais teóricos do campo da Educação Infantil e da Educação Matemática, como também subscrevo a relevância de considerarmos as práticas intencionais desenvolvidas com bebês e crianças bem pequenas com base no que fazem suas professoras, cotidianamente, e no que poderiam fazer ao considerarem o papel da rotina no desenvolvimento/aprendizagem das crianças. Apoiado em resultados de uma investigação financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Edital Universal 18/2021, apresento encaminhamentos propiciados no ambiente de um grupo de trabalho colaborativo, com destaque especial para a prática de professoras que atuam diretamente com a faixa etária de 0 a 3 anos de idade, em que oportunizam processos de exploração da linguagem matemática. Em defesa do conceito de cuidar e educar matematicamente, afirmo a tese de que é nas ações diárias da rotina da Educação Infantil que a natureza do pensamento matemático se faz presente e potente pelo olhar daqueles que estão experienciando o mundo pelo tato, olfato, paladar, visão e audição: o bebê e a criança bem pequena.

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Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), ambos da UFSCar; e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da UFMS, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar). 

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

CIRÍACO, K. T. CUIDAR E EDUCAR MATEMATICAMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a emergência de um conceito!. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e8000, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.8000. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8000. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

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