SIGNIFICAÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

(trans)formações possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7998

Palavras-chave:

Educação Especial, Trabalho docente, Formação de professores

Resumo

Na pesquisa aqui apresentada constituímos uma formação continuada participativa e dialógica, com um grupo de professoras, com troca de saberes entre as participantes como fundamento para o desenvolvimento dos docentes (Nóvoa, 2002; Giroux, 1997). Nesta proposição, o percurso que realizamos contou com uma entrevista individual e sete encontros coletivos com oito professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de uma rede pública no estado de Santa Catarina. Nestes encontros, a dialogia (Freire, 2011) e a participação das professoras foram os condutores para a discussão das práticas pedagógicas e do trabalho realizado por estas profissionais. Assim, temos como objetivo analisar quais as significações sobre as práticas pedagógicas das professoras foram modificadas nos diálogos realizados durante a formação. No percurso, as práticas pedagógicas foram discutidas com o aporte teórico da defectologia (Vigotski, 2021, 2022) e ao longo dos diálogos, entrelaçados com a teoria, as significações acerca dessas foram constituindo outras perspectivas para compreensão das (im)possibilidades do trabalho. As significações engendradas a partir da troca de saberes na formação, demonstraram mudanças no que se refere à compreensão: da importância de estratégias que envolvam o estudante na rotina e nos processos de ensino com sua classe; do AEE como um serviço que elabora estratégias para a inclusão do aluno e não um atendimento restrito à atividades no espaço da Sala de Recursos; da necessidade do embasamento teórico que fundamente as práticas pedagógicas, bem como de conhecer as particularidades de cada estudante a fim de criar práticas próprias ao seu desenvolvimento por caminhos alternativos (Vigotski, 2021).

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Biografia do Autor

Carolina Cieslinski, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Possui graduação em Pedagogia e especialização em Psicopedagogia Clínica e Escolar. Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade da Região de Joinville (Univille). Também é professora  no Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Educação Especial e Formação de Professores.

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Possui graduação em Psicologia (PUC), mestrado e doutorado em Educação - Psicologia da Educação (PUC). É professora-pesquisadora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE no curso de psicologia, no mestrado e doutorado em Educação. Participa do GT de Psicologia da Educação da ANPED. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, deficiência, educação, ensino e aprendizagem.

Andréia Heiderscheidt Fuck, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Doutoranda e Mestre (Univille). Pós graduada em Educação Especial - Formação Continuada para Professores para o Atendimento Educacional Especializado - AEE e em Educação Infantil e Séries Iniciais , possui graduação em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, nos seguintes temas: Gestão Escolar, Práticas Educativas, Alfabetização, AEE, formação de professores. Participa do grupo de Estudos e Formação Docente da Univille.

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Publicado

2024-11-24

Como Citar

CIESLINSKI, C.; CORDEIRO, A. F. M.; FUCK, A. H. SIGNIFICAÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: (trans)formações possíveis. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e7998, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7998. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7998. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas Pedagógicas: elemento basilar às ambiências de aprendizagem