PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

uma reflexão crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7983

Palavras-chave:

Psicogênese da Língua Escrita, Alfabetização, Testes psicogenéticos

Resumo

A Psicogênese da Língua Escrita (PLA) é uma obra que causou profundas alterações, tanto nas concepções acerca do aprendizado da leitura e da escrita na criança, quanto nas próprias práticas educacionais de alfabetização no Brasil, tornando-se, inclusive, presente nos programas de formação continuada de professores alfabetizadores e nas salas de aulas do país por meio dos chamados testes psicogenéticos. O principal objetivo destes testes seria averiguar os níveis de leitura e escrita das crianças para a partir deles traçar estratégias pedagógicas visando auxiliar no processo de alfabetização. Reconhecendo a influência desta teoria, objetiva-se refletir criticamente sobre suas contribuições por meio de uma abordagem qualitativa feita a partir do estudo teórico tanto da obra original, quanto de outros autores que pesquisaram sobre a temática. Em suma, concluiu-se que uma reflexão acerca da aparente normalização das ideias presentes na PLA sem a devida criticidade é ação necessária, a fim de melhorar a prática docente no processo de alfabetização infantil.

 

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Biografia do Autor

Caio Cesar Silva Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor Adjunto do setor de Didática, Prática de Ensino e Currículo na Universidade Estadual do Cea´rá (UECE). Professor do Ensino Superior do Centro Universitário Unichritus (Fortaleza). Pedagogo, Mestre em Educação e Doutor em Políticas P´úblicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) 

Hellen Silva Gomes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

NASCIMENTO, C. C. S.; GOMES, H. S. PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA: uma reflexão crítica. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e7983, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7983. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7983. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua