EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE UMA FUTURA PROFESSORA DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7962Palavras-chave:
Epistemologia da Prática Profissional, Residência pedagógica, Educação MatemáticaResumo
O artigo tem como principal objetivo investigar os saberes realmente mobilizados por uma futura professora de matemática ao participar do Programa de Residência Pedagógica de uma universidade pública de Minas Gerais – Maurice Tardif denomina esse conjunto de saberes de Epistemologia da Prática Profissional. Ao longo de 18 meses, a futura professora e pesquisadora registrou suas ações como residente do citado programa em um movimento de investigação da própria prática. Os registros foram feitos em diário de campo. Os dados desse diário passavam, posteriormente, a compor um relatório didaticamente organizado com datas, horários e uma síntese das ações da pesquisadora. A análise reflexiva dos dados contidos nesse relatório resultou na constatação do seguinte conjunto de saberes que emergiram das ações da futura professora: saberes oriundos da relação com os pares, saberes da técnica e da tecnologia, saberes do afeto professor-aluno, saberes oriundos de leituras da área da Educação e Educação Matemática e saberes da Matemática.
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