EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE UMA FUTURA PROFESSORA DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7962

Palavras-chave:

Epistemologia da Prática Profissional, Residência pedagógica, Educação Matemática

Resumo

O artigo tem como principal objetivo investigar os saberes realmente mobilizados por uma futura professora de matemática ao participar do Programa de Residência Pedagógica de uma universidade pública de Minas Gerais – Maurice Tardif denomina esse conjunto de saberes de Epistemologia da Prática Profissional. Ao longo de 18 meses, a futura professora e pesquisadora registrou suas ações como residente do citado programa em um movimento de investigação da própria prática. Os registros foram feitos em diário de campo. Os dados desse diário passavam, posteriormente, a compor um relatório didaticamente organizado com datas, horários e uma síntese das ações da pesquisadora. A análise reflexiva dos dados contidos nesse relatório resultou na constatação do seguinte conjunto de saberes que emergiram das ações da futura professora: saberes oriundos da relação com os pares, saberes da técnica e da tecnologia, saberes do afeto professor-aluno, saberes oriundos de leituras da área da Educação e Educação Matemática e saberes da Matemática.

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Biografia do Autor

Valéria Rosa das Dores, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG)

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto

Egressa do Programa de Residência Pedagógica da Capes

Tem interesse em temas variados da área da Educação Matemática

Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal de Outro Preto (UFOP)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Doutor em Educação pela Unicamp

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto

Professor do Departamento de Educação Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto

Tem interesse em estudos com foco nas discussões em Educação Matemática Crítica, Teoria Social Cognitiva, Representações Sociais em diferentes contextos, incluindo formação de professores. A Teoria da Atividade é outro referencial teórico de meu interesse.

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

DORES, V. R. das; TORISU, E. M. EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE UMA FUTURA PROFESSORA DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e7962, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7962. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7962. Acesso em: 4 dez. 2024.

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Artigos Demanda Contínua