AVALIAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO NAS IES COMUNITÁRIAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7947

Palavras-chave:

Internacionalização, Internacionalização do Currículo (IdC), Instituições Comunitárias, ABRUC, Avaliação da Internacionalização

Resumo

Este artigo analisa como a internacionalização do currículo (IdC) vem sendo desenvolvida nas instituições de ensino superior comunitárias vinculadas à Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC). A partir dessa análise, apresenta um conjunto de indicadores para a avaliação do desenvolvimento da IdC nas instituições de ensino superior (IES). Em termos metodológicos, trata-se de um estudo descritivo, de abordagem mista, delineado na forma de levantamento, realizado junto às IES vinculadas à ABRUC. A coleta de dados foi feita a partir da utilização de dois questionários, com questões abertas e fechadas e entrevistas. Os participantes da pesquisa foram os assessores de relações internacionais, ou cargo equivalente, além de professores envolvidos com IdC nas IES participantes. Os resultados indicam que a IdC exige o engajamento de toda comunidade acadêmica e atividades de formação constantes para docentes e técnicos; planejamento, avaliação e revisão são essenciais ao desenvolvimento da internacionalização do currículo; as tecnologias digitais têm possibilitado a realização de diferentes atividades para internacionalização do currículo; as IES pesquisadas estão distribuídas em 3 grupos, conforme o nível de desenvolvimento da IdC. Concluímos que, por meio de experiências internacionais, presenciais ou virtuais, é possível desenvolver no estudante competências e habilidades para atuar no mundo globalizado e intercultural, formando cidadãos mais sensíveis, flexíveis, abertos para novas experiências e, também, mais preocupados com soluções para problemas globais e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nessa direção, a IdC apresenta-se como um caminho promissor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liana Sonza, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Analista de Relações Nacionais e Internacionais na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Odilon Luiz Poli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Graduado em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste - FUNDESTE- (1982), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, Inovação, formação de professores, metodologias de ensino, metodologia do ensino superior, tecnologias digitais e educação. Possui experiência profissional em gestão universitária, atuando como pró-reitor de Pesquisa, extensão e pós-graduação, vice-reitor de graduação e reitor. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, onde atua com foco na formação de professores, inovação e tecnologias digitais e educação.

 

Referências

BEELEN, Jos. Internationalisation at Home. In: BEELEN, Jos et al. (ed.). Guide of Good Practices Tempus Corinthiam, v. 1, part 2. [s.l.]: Tempus, 2013. (Project nº 159186-2009-1-BE-SMGR).

CASSOL, Carla Camargo. Proposta de Internacionalização do Currículo. In: MOROSINI, Marilia (org.). Guia para Internacionalização Universitária. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2019. p. 85-101.

GONZÁLEZ, Claudia Aponte; RESTREPO, Juan Jaime Arroyave; MONTOYA, Luis Horacio Botero; CARRASCO, María Paula Cuevas; VELÁSQUEZ, Mónica Eliana Aristizábal; MEJÍA, Sandra Muñoz. Internacionalización: dimensiones para la formación del estudiante. Medellín, Colombia: Editora Universidade de Medellín, 2014.

LEAL, Fernanda Geremias; MORAES, Mário César Barreto. Internacionalização curricular no contexto do Sul-global. XVI Colóquio Internacional de Gestión Universtária - CIGU. Peru/Arequipa, 2016. Anais... Peru/Arequipa, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/171005/OK%20-%20103_00376.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 19 jan. 2024.

LEASK, Betty. Internationalizing the curriculum and student learning: Preparing graduates for the 21st Century. [s.l.: s.n.]: 2013. (Paper published by the Global Programs and Strategy Alliance at the University of Minnesota).

LEASK, Betty. Using formal and informal curricula to improve interactions between home and international students. Journal of Studies in International Education, London, v. 13, n. 2, p. 205-221, 2009. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315308329786. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1028315308329786. Acesso em: 19 jan. 2024.

LUNA, José Marcelo Freitas de (org.). Internacionalização do currículo: educação, interculturalidade e cidadania global. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2018.

MIRANDA, Jose Alberto Antunes de; FOSSATI, Paulo. Gestão da internacionalização da Educação Superior: desafios para o desenvolvimento do estudante global. Revista de Educação PUC, Campinas, v. 23, n. 2, p. 273-289, 2018. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3811. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3811. Acesso em: 19 jan. 2024.

SANTOS, Pricila Kohls dos; MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização e Educação para a Cidadania Global: a visão de professores universitários. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 5, p. 1-17, 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653913. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653913. Acesso em: 19 jan. 2024.

STALLIVIERI, L. Estratégias para Internacionalização do Currículo: do discurso à prática. In: LUNA, José Marcelo Freitas de (org.). Internacionalização do currículo: educação, interculturalidade e cidadania global. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2018.

WIT, Hans de; LEASK, Betty. Internationalisation, the Curriculum and the Disciplines. In: GREEN, Wendy; WHITSED, Craig. (ed.). Critical Perspectives on Internationalising the Curriculum in Disciplines: Reflective narrative accounts from business, education and health. Rotterdam: Sense Publishers, 2015.

ZILIOTTO, Alcione; POLI, Odilon Luiz. Gestão universitária versus performatividade: uma comparação entre diferentes instituições. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-20, 2021.

DOI: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.6782. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6782. Acesso em: 18 maio 2024.

Downloads

Publicado

2024-06-02

Como Citar

SONZA, L.; POLI, O. L. AVALIAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO NAS IES COMUNITÁRIAS BRASILEIRAS. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–19, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7947. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7947. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua