(RE)EXISTÊNCIAS NA/PARA COMPOSIÇÃO DO SER DOCENTE

itinerários acadêmicos e profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7930

Palavras-chave:

(Re)existência. Professora. Educação Básica. Educação Superior. Colaboração.

Resumo

Este texto objetiva compartilhar elementos do processo pessoal, acadêmico e profissional de uma professora da Educação Básica e Superior, com vistas a identificar características na constituição do “ser professora” singularizado, neste particular, na forma de (re)existências. De inspiração autobiográfica, o método apresenta-se nos aspectos evidenciados pela autora e sua aderência ao campo pedagógico, no modo como constituiu escolhas e memórias. A partir do estudo é possível depreender possibilidades de (re)existir na: a) superação da sensação de incapacidade e/ou descrédito advinda da rotina escolar; b) sistematização de estudos/pesquisas e seus subsequentes registros; c) compreensão das dúvidas e/ou inseguranças como agentes de estímulo para o crescimento acadêmico e profissional; d) definição de uma área de estudos no campo da Pedagogia para/na consolidação de um perfil investigativo caro à formação de cada profissional; e) abertura aos desafios como forma de superação das fragilidades teóricas; f) superação da visão prospectiva das ações governamentais e análise de suas nuances e incompletudes; g) utilização da experiência construída como professora da Educação Básica para/na volta a instituição formadora e aproximação entre os dois níveis de ensino brasileiros, e h) solidificação da colaboração como estratégia para/no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e/ou científicos. Dos resultados subjaz a importância das (re)existências na composição do ser docente e suas intersecções com itinerários acadêmicos e profissionais. O estudo pode iluminar outras práticas e trazer novos elementos para a melhoria da trajetória compartilhada e, oportunamente, de outros professores em seus respectivos contextos de formações.

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Biografia do Autor

MARCIA SOARES, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XI, Serrinha-BA; professora permanente do Programa de Intervenção Educativa e Social (PPGIES) e professora da Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite da educação pública municipal de Feira de Santana-BA. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS). 

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Publicado

2024-11-24

Como Citar

SOARES, M. (RE)EXISTÊNCIAS NA/PARA COMPOSIÇÃO DO SER DOCENTE: itinerários acadêmicos e profissionais. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e7930, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7930. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7930. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua