(RE)EXISTÊNCIAS NA/PARA COMPOSIÇÃO DO SER DOCENTE
itinerários acadêmicos e profissionais
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7930Palavras-chave:
(Re)existência. Professora. Educação Básica. Educação Superior. Colaboração.Resumo
Este texto objetiva compartilhar elementos do processo pessoal, acadêmico e profissional de uma professora da Educação Básica e Superior, com vistas a identificar características na constituição do “ser professora” singularizado, neste particular, na forma de (re)existências. De inspiração autobiográfica, o método apresenta-se nos aspectos evidenciados pela autora e sua aderência ao campo pedagógico, no modo como constituiu escolhas e memórias. A partir do estudo é possível depreender possibilidades de (re)existir na: a) superação da sensação de incapacidade e/ou descrédito advinda da rotina escolar; b) sistematização de estudos/pesquisas e seus subsequentes registros; c) compreensão das dúvidas e/ou inseguranças como agentes de estímulo para o crescimento acadêmico e profissional; d) definição de uma área de estudos no campo da Pedagogia para/na consolidação de um perfil investigativo caro à formação de cada profissional; e) abertura aos desafios como forma de superação das fragilidades teóricas; f) superação da visão prospectiva das ações governamentais e análise de suas nuances e incompletudes; g) utilização da experiência construída como professora da Educação Básica para/na volta a instituição formadora e aproximação entre os dois níveis de ensino brasileiros, e h) solidificação da colaboração como estratégia para/no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e/ou científicos. Dos resultados subjaz a importância das (re)existências na composição do ser docente e suas intersecções com itinerários acadêmicos e profissionais. O estudo pode iluminar outras práticas e trazer novos elementos para a melhoria da trajetória compartilhada e, oportunamente, de outros professores em seus respectivos contextos de formações.
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