PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7921Palavras-chave:
Educação Física, Ensino Médio, Tecnologias DigitaisResumo
Este artigo teve como objetivo investigar a percepção dos alunos do Ensino Médio de uma escola em relação ao uso de Tecnologias Digitais nas aulas de Educação Física. Esta é uma pesquisa qualitativa com abordagem de pesquisa-ação, conduzida com uma turma do Ensino Médio de uma escola estadual. Utilizamos um questionário online para entender as expectativas iniciais da turma em relação ao uso de Tecnologias Digitais e, em seguida, conduzimos três aulas incorporando tecnologias digitais. Ao término das aulas, promovemos discussões para avaliar a percepção dos alunos e documentamos as observações em um diário de campo. Os resultados foram positivos, demonstrando que o uso de tecnologias permitiu aos estudantes experimentar novas formas de aprender e refletir sobre a interação entre o mundo virtual e o mundo físico, promovendo um ambiente de aprendizado estimulante e envolvente. Isso ofereceu uma experiência diferenciada em relação à abordagem tradicional. Sendo assim, a partir das experimentações os estudantes destacaram que as aulas foram divertidas e educativas. Portanto, quanto as percepções dos alunos podemos identificar que as aulas que incorporam tecnologias digitais podem proporcionar um ambiente de aprendizado estimulante e envolvente, mas também oferecem uma experiência diferenciada em relação à abordagem tradicional.
Downloads
Referências
BATISTA, Alison Pereira. Educação Física e recursos educacionais digitais: Uma intervenção pedagógica no Ensino Médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tese (Doutorado) - Universidade do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Pós-Graduação em Educação. Natal, 2021.
BATISTA, Alison Pereira et al. A dança nas aulas de Educação Física no Ensino Médio: Reflexões sobre o uso do XBOX como ferramenta de ensino e aprendizagem. Educação Física no IFRN - Compartilhando saberes e experiências. Natal: Editora do IFRN, 2016.
BETTI, Mauro. Valores e finalidades na educação física escolar: uma concepção sistêmica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.16, n.1, p. 14-21. 1994.
BOGDAN, Robert.; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CELESTINO, Roseli dos Santos et al. O celular na sala de aula: Proibições, possibilidades e reflexões. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 05, ed. 12, v. 06, p. 85-104. 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/celular-na-sala. Acesso em: 10 jan. 2024.
COISA DE ITALIANO. Tarantella. 2023. Disponível em: https://coisadeitaliano.com.br/2020/01/03/tarantela. Acesso: 05 dez. 2023.
DAOLIO, Jocimar. A centralidade do conceito de cultura na educação física escolar. In: SILVA, Elizaldo Inaldo da; SILVA, Peterson Amaro da (Org.). A Cultura e a Pedagogia da Rua nas Aulas de Educação Física Escolar: implicações para a prática docente. Editora Alexa Cultural, 2021, p. 21-32.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LIMA, Márcio Roberto de. Percepções discentes sobre o uso pedagógico de exergames: significados, motivações e limitações de sua incorporação na Educação Física Escolar. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, maio/ago, p. 615–633, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p615-633. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8952. Acesso em: 19 jan. 2024.
MARTINS, Rodrigo da Silva; RANGEL, Ingrid Ribeiro da Gama. A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no Ensino Médio: uma revisão sistematizada da literatura. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 18, n. 51, p. 286-300, abr./jun., 2022. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14944. Acesso em: 03 março, 2023.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá [livro eletrônico]. Campinas, SP: Papirus, 2013.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2021.
MORAN, José Manuel. Educação Transformadora com apoio de tecnologias. Blog Educação Transformadora, 02 de novembro de 2022. Disponível em: https://moran10.blogspot.com/2022/11/educacao-transformadora-com-apoio-de.html. Acesso em: 12 março, 2023.
MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v.20, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 19 jan. 2024.
MORISSO, Maríndia Mattos; MALLMANN, Elena Maria; VARGAS, Tairone Girardon. A integração das tecnologias educacionais nas aulas de Educação Física no Ensino Médio de uma escola pública: Resultados de uma pesquisa-ação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v.15 n.2, dez, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79265. Acesso em: 19 jan. 2024.
NEUENFELDT, Derli Juliano et al. Educação Física Escolar: compreensões de estudantes do ensino fundamental sobre o lugar do corpo. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 28, n. 305, p. 2-18,2023. Disponível em: https://efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/3909/1957. Acesso em: 19 jan. 2024.
OLIVEIRA, Fábio Souza de; OLIVEIRA, Claudio Márcio. Reflexões sobre os (não) usos das tecnologias digitais na educação física escolar. Revista Pensar a Prática. 2021, v.24:e64427. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/64427. Acesso em: 19 jan. 2024.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SOUZA, Karlla; DA CUNHA, Mônica Ximenes Carneiro. Impactos do uso das redes sociais virtuais na saúde mental dos adolescentes: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, v. 3, n. 3, p. 204-2017, 2019. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/156. Acesso: 19 jan. 2024.
SOUZA, Maria do Socorro; TAMANINI, Paulo Augusto; SANTOS, Jean Mac Cole Tavares. Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4771
Acesso em: 19 jan. 2024.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 18° ed. São Paulo: Cortez, 2011.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias digitais, tendências atuais e o futuro da educação. Panorama Setorial da Internet, n. 2, ano 14, jun., 2022. Disponível: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/6/20220725145804/psi-ano-14-n-2-tecnologias-digitais-tendencias-atuais-futuro-educacao.pdf. Acesso: 19 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.