PESQUISA E TRABALHO DOCENTE

repensando a docência e a prática pedagógica na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7920

Palavras-chave:

Pesquisa, Docência, Prática pedagógica, Educação Infantil

Resumo

Este artigo tem como objeto de análise a pesquisa e sua articulação com a prática pedagógica. Pensando o contexto neoliberal e suas influências nos direcionamentos das políticas educacionais para a Educação Básica, o objetivo desta investigação é apresentar a atividade de pesquisa articulada à prática docente como uma maneira de repensar a docência na Educação Infantil, visando pensar a função social da educação para além da técnica e da instrumentalização, pautando a prática pedagógica para uma educação emancipatória. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde, em um primeiro momento, buscou-se contextualizar a conjuntura sócio-política-econômica brasileira que atravessa a etapa da Educação Infantil e que impacta os processos formativos e as práticas escolares, para em seguida apresentar a pesquisa como uma possibilidade outra de se pensar a docência e a prática pedagógica na mencionada etapa, a partir da construção de criticidade, questionamento, reflexão e ética. Como considerações, afirma-se que a docência apresenta complexidades e diferentes contextos que a atravessam e que influenciam a prática pedagógica e, nesse sentido, apresentamos a articulação entre a atividade de pesquisa e a prática pedagógica como um caminho de resistência frente à descaracterização da função docente advinda dos ideários neoliberais.

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Biografia do Autor

Fabiana de Oliveira dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação (ESPE/UFRRJ). Email: fabianasantosoliveira1@gmail.com

Aline de Carvalho Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâeos e Demandas Populares. É lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação (ESPE/UFRRJ) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Epistemologia e Metodologia das Ciências. E-mail: licacmoura@hotmail.com 

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Publicado

2024-11-24

Como Citar

DE OLIVEIRA DOS SANTOS, F.; DE CARVALHO MOURA, A. PESQUISA E TRABALHO DOCENTE: repensando a docência e a prática pedagógica na Educação Infantil. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e7920, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7920. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7920. Acesso em: 4 dez. 2024.

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Artigos Demanda Contínua