PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS NEURODIVERGENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7871

Palavras-chave:

Escola. Práticas pedagógicas. Educação inclusiva.

Resumo

O índice de crianças com algum tipo de deficiência vem crescendo consideravelmente, evidenciando a escassez de estudos que abordem a neurodiversidade no contexto escolar. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos professores sobre o processo de inclusão de alunos neurodivergentes. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo, realizado em seis escolas da educação da rede estadual de municípios do meio-oeste catarinense, envolvendo 24 professores. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado. Os resultados mostram que 54,2% dos professores consideram-se parcialmente preparados para lidar com essa demanda. Observou-se uma predominância de diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (66,7%), seguido por Transtorno do Espectro Autista (37,5%) e Transtorno Opositivo Desafiador (20,8%). Os principais desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem, apontados pelos professores, incluem comportamento dos alunos, dificuldades pedagógicas, pouca participação da família na escola, comunicação, socialização e adequação à rotina escolar. Como estratégias pedagógicas utilizadas para minimizar essas dificuldades os professores mencionaram: a) adaptação de conteúdo; b) estabelecer rotina e criação de ambientes silenciosos; c) utilização de dinâmicas; d) trabalhos em parceria com o segundo professor; e) uso de tecnologias e, f) práticas baseadas na empatia. Diante disso, destaca-se a relevância da formação continuada dos docentes e da inserção do psicólogo escolar trabalhando em colaboração com o corpo pedagógico, afim de atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas da educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Monike Carvalho Coutinho, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Acadêmica da 10ª fase do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Monica Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Está realizando Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Araraquara/SP, sob supervisão da Profa. Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO), graduada em Psicologia pela UNOCHAPECO. Tem experiência na área da Psicologia e da Educação, com ênfase em Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: juventudes, violências na escola, políticas educacionais de prevenção às violências na escola, formação de professores e desenvolvimento humano. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral. Atualmente é professora permanente do PPGEd da Unoesc e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Psicologia da mesma universidade. 

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

COUTINHO, M. C.; TESSARO, M. PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS NEURODIVERGENTES. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e7871, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7871. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7871. Acesso em: 4 dez. 2024.

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Artigos Demanda Contínua