MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7784Palavras-chave:
Formação, Desenvolvimento Profissional Docente, MemóriaResumo
Este trabalho é um recorte de algumas discussões e análises de dados empíricos que foram aprofundadas na tese intitulada “No tear do tempo, tecer memórias, (re) contar histórias de professores aposentados do curso de Pedagogia da UERN de Pau dos Ferros”, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Letras do Campus Avançado de Pau dos Ferros, da Universidade do Rio Grande do Norte. O foco de interesse está na construção da narrativa de uma professora aposentada do Departamento de Educação do Campus e instituição mencionados, de forma a estabelecer um diálogo com suas percepções acerca da profissão e das escolhas feitas ao longo de sua vida, tendo em vista o processo de (re) memoração, formação e desenvolvimento profissional, que emergem como categorias teóricas. O conteúdo memorialístico trazido pela professora foi apreciado através de uma abordagem qualitativa, tendo a História Oral Temática como metodologia de pesquisa e a entrevista temática semiestruturada como principal ferramenta para a coleta dos dados e constituição do corpus. Para a análise foram elegidos como marcos: a voz do sujeito, a situação dialógica e a negociação de sentidos. Entende-se, a partir daí, que a formação e o desenvolvimento profissional docente constituem um processo, vão se configurando no decorrer das trajetórias individuais que se fazem socialmente. Por meio das narrativas, é possível interpretar fragmentos da história social, partindo da subjetividade de uma história individual, pois o (re)memorador, ao mesmo tempo que faz aparecer a imagem de si.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. Pesquisa sobre formação de professores: tensões e perspectivas do campo. In: FONTOURA, H.; SILVA, M. (Org.). Formação de Professores, Culturas: Desafios à Pós- Graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Coleção ANPED Sudeste 2011, Rio de Janeiro, RJ, livro 2, p. 24-36, 2011.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória: ensaios sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução Paulo Neves. 4 ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010. (Biblioteca do Pensamento Moderno)
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
CANÁRIO, Rui. Formação e Desenvolvimento Profissional dos Professores. Comunicação da Conferência: Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida. Portugal: Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, 2007, p. 133-148. Disponível em: https://crispasuper.files.wordpress.com/2012/06/formdesenvolprofisprofes.pdf. Acesso em: 16.09.2020.
CADAU, Joel. Memória e Identidade. Tradução Maria Letícia Ferreira. 1 ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.
DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Tradução Maria Assunção Flores. Lisboa: Porto Editora, 2001.
DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Trad. Maria Nóvoa. 2.ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014.
FIORENTINI, Dário. A pesquisa e as práticas de formação de professores de Matemática em face das políticas públicas no Brasil. Bolema, Rio Claro, v. 21, n. 29, p. 43-70, 2008. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1718/. Acesso em 18 de Outubro de 2020.
FIORENTINI, Dário; CRECCI, Vanessa. Desenvolvimento Profissional DOCENTE: Um termo Guarda-Chuva ou um novo sentido à formação? Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte, V. 05, n. 08, p. 11-23, jan/jun. 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 5 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
GARCIA, Carlos M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2003.
IMBERNON, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução Alfredo Veiga-Neto. 4 ed. 3ª imp. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação: n.8, jan./abr.2009. Disponível em: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO Desenvolvimento_Profissiona l_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 18 de Outubro de 2020.
NÓVOA, António. Profissão Professor. Tradutores: Irene Lima Mendes, Regina Correia, Luísa Santos Gil. Ed. Porto Editora. Portugal, 1999.
NÓVOA, Antônio. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria e Educação nº 4, Porto alegre: Pannonica, 1991, pp.109-119.
NÓVOA, Antônio. Prefácio. In. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. Trad. José Cláudino e Júlia Ferreira. 2.ed. rev. e ampl. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. (Coleção Pesquisa (auto) biografia & Educação. Série Clássicos das Histórias de Vida).
NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e sua formação. 3 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. (Coleção Temas em Educação).
OLIVEIRA-FORMOSINHO, João. Desenvolvimento profissional dos professores. In: FORMOSINHO, João Oliveira (Coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Portugal: Porto Editora, 2009. p. 221-284.
PEREIRA, Paulo; GIARETA, Paulo. A importância da memória e da cultura no multiculturalismo escolar: como os conceitos ganham ênfase na disciplina de história por meio das legislações de ensino. Revista Pedagógica, v. 24, p. 1-20, 2022. DOI http://dx.doi.org/10.22196/rp24i1.6502
RUDDUCK, Jean. Innovation and Change. Milton Keynes: Open Universyti, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.