A SENHORA ESTÁ SE FORMANDO EM QUÊ? EM VIDA - diferentes papéis da educação não formal para pessoas idosas
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7766Palavras-chave:
educação não formal, envelhecimento ativo, aprendizagem ao longo da vida, universidade aberta a terceira idadeResumo
Pautada na política pública do Envelhecimento Ativo, a gestão pública de São Caetano do Sul criou a Coordenadoria Municipal da Terceira Idade (COMTID), que gerencia e executa políticas públicas gerontológicas para munícipes com 50 anos ou mais, na perspectiva do envelhecimento como curso de vida. Uma destas políticas é a Universidade Aberta da Terceira Idade, que visa promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida. Este artigo tem por objetivo discutir os diferentes papéis da Universidade Aberta da Terceira Idade do município de São Caetano do Sul, a partir da percepção de seus frequentadores. Trata-se de estudo qualitativo, de caráter descritivo, transversal, em que os alunos responderam instrumento semiestruturado sobre a percepção dos efeitos da Universidade Aberta. A análise de conteúdo originou categorias da Universidade Aberta como espaço de aprendizagem; instrumento de autonomia e superação; rede de apoio que salva vidas; espaço de protagonismo e empoderamento; e espaço de promoção de saúde. O estudo mostrou, para o grupo em questão, que a Universidade Aberta à Terceira Idade oferece oportunidades de aprendizado contínuo para a pessoa idosa, capacitando-a como protagonista de sua própria vida e na sociedade. Ela valoriza suas experiências, conhecimentos e perspectivas, permitindo que continue contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e intelectual, além de promover uma visão mais inclusiva e respeitosa do envelhecimento e da velhice.
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