EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: o aprender permanente na educação de idosos e na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7759Palavras-chave:
Educação ao longo da vida, ; Formação de professores, ; EJA, Educação de idososResumo
Este ensaio teórico busca analisar a Educação de idosos numa perspectiva de Educação ao Longo da Vida. Atrela-se a esses dois temas a importância da formação de professores para o trabalho pedagógico com idosos. A discussão que aqui se apresenta buscou fazer um diálogo com a literatura pertinente. Os textos selecionados colaboram para uma reflexão sobre o tema do artigo. Assim, nos valemos dos seguintes autores e autoras: Soares (2006), Freire (1999, 2017), Souza (2001, 2006), Haddad (2012), Pinto (2000) sobre formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como a própria legislação Brasil (1996, 2000, 2015). Pérez Gómez (1997) sobre as questões da prática pedagógica. Santos (2020), Barros (2011), Gadotti (2016) sobre a Educação ao longo da vida e educação de idosos. De modo geral, os textos se os ajudam na compreensão sobre a educação de pessoas jovens, adultas e idosas, formação de professores. Por ora, a revisão desses textos nos leva a apontar que ainda temos a necessidade professores formados para o trabalho pedagógico com esse público.
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