EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: o aprender permanente na educação de idosos e na formação de professores

Autores

  • Josaniel Vieira da Silva Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7759

Palavras-chave:

Educação ao longo da vida, ; Formação de professores, ; EJA, Educação de idosos

Resumo

Este ensaio teórico busca analisar a Educação de idosos numa perspectiva de Educação ao Longo da Vida. Atrela-se a esses dois temas a importância da formação de professores para o trabalho pedagógico com idosos. A discussão que aqui se apresenta buscou fazer um diálogo com a literatura pertinente. Os textos selecionados colaboram para uma reflexão sobre o tema do artigo. Assim, nos valemos dos seguintes autores e autoras: Soares (2006), Freire (1999, 2017), Souza (2001, 2006), Haddad (2012), Pinto (2000) sobre formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como a própria legislação Brasil (1996, 2000, 2015). Pérez Gómez (1997) sobre as questões da prática pedagógica. Santos (2020), Barros (2011), Gadotti (2016) sobre a Educação ao longo da vida e educação de idosos. De modo geral, os textos se os ajudam na compreensão sobre a educação de pessoas jovens, adultas e idosas, formação de professores. Por ora, a revisão desses textos nos leva a apontar que ainda temos a necessidade professores formados para o trabalho pedagógico com esse público.

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Biografia do Autor

Josaniel Vieira da Silva, Universidade de Pernambuco (UPE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (Educação popular - 2004) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Esteve como Coordenador de Estágios do Multicampi Garanhuns (2017-2018). Atualmente, é professor Adjunto do curso de Pedagogia e outras e licenciaturas; Coordenador Setorial de Graduação do Multicampi Garanhuns da Universidade de Pernambuco; Coordenador do Curso de Especialização em Psicopedagogia. Membro titular representante da UPE /Garanhuns no Fórum municipal de educação; professor do Mestrado Profissional em culturas africanas, da diáspora e dos povos indígenas ? PROCADI . Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação de jovens e adultos e educação popular; didática, formação docente e prática pedagógica; cinema, educação e mídia; relações étnico raciais; questões de gênero.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

VIEIRA DA SILVA, J. EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: o aprender permanente na educação de idosos e na formação de professores. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–16, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7759. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7759. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação ao longo da vida