GERONTOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E NEOCONSERVADORISMO: tensões da dodiscência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7738

Palavras-chave:

Gerontologia Social Crítica, Dodiscência, Educação libertadora, Marxismo, Neoconservadorismo

Resumo

A discussão se volta à perspectiva da Gerontologia Social Crítica, pautada no método dialético, decifra a vida de velhos e velhas, a partir das condições de existência. Tal direcionamento vem sido objeto de observação no ambiente da sala de aula, somado à pedagogia crítica/problematizadora, cuja abordagem se fundamenta no pensamento crítico, na realidade concreta, ensina a questionar em oposição à educação bancária, nos termos de Paulo Freire. Sendo assim, a escolha teórico-política pela Gerontologia Social Crítica e a pedagogia freiriana na experiência da docência na Pós- Graduação em Gerontologia (lato sensu) constitui o ângulo de análise do presente artigo, num tempo histórico de avanço do neoconservadorismo, expressão do capitalismo neoliberal, explícito em todas as dimensões da vida social, na última década, com repercussões profundamente negativas e preocupantes, a exemplo dos preconceitos com o/a diferente, bem como uma intolerância sobremaneira hostil e raivosidade desenfreada para com a vertente progressista, sobretudo em relação às teorias de Karl Marx e Paulo Freire.

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Biografia do Autor

Adriana Alcântara, Universidade Federal do Ceará (UFC) - Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas

Graduada em Serviço Social (1997) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Concluiu o Mestrado em Gerontologia (2003) e o Doutorado em Antropologia Social (2010), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Doutorado, com bolsa CNPq (2021-2022) no Núcleo de Pesquisa sobre Estado e Políticas Públicas, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP/UFC). Atua na área da Gerontologia, com foco na família; políticas públicas de cuidado à pessoa idosa e seus imbricamentos nas relações sociais de sexo, raça/etnia e classe social. Compõe o corpo docente do Curso de Especialização em Gerontologia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

ALCÂNTARA, A. GERONTOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E NEOCONSERVADORISMO: tensões da dodiscência. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–23, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7738. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7738. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação ao longo da vida