ARTE-EDUCAÇÃO MODERNA E PÓS-MODERNA: COEXISTÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7692Palavras-chave:
Arte-educação, modernidade, Pós-modernidadeResumo
Interessa-nos observar como o tempo pós-moderno aportou na prática pedagógica, de modo a criar novas demandas para a arte-educação. Para tal, entrevistamos professores e alunos, tendo em vista observar como a concatenação de temporalidades no presente lhes serve para formular discursos e orientar práticas. Na pesquisa empírica observamos que diferentes referenciais sobre o papel das artes na escola coexistem, seja motivando abordagens mais revolucionárias, seja servindo para justificar a replicação de estratégias pedagógicas herdadas da modernidade.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana M. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BARBOSA, Ana M. Ensino de arte no Brasil: uma história que vai da dependência à antropofagia. In: BARBOSA, A. M.; COUTINHO, R. G. (orgs.). Ensino de arte no Brasil: aspectos históricos e metodológicos. São Paulo: Unesp; REDEFOR, 2011.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CARRARA, Rosângela. Raízes históricas do ensino de artes no Brasil: organização curricular e formação de professores. Curitiba: CRV, 2015.
FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura: globalização, pós-modernismo e identidade. São Paulo: Studio Nobel: SESC, 1997.
FOUCAULT, Michel. Genealogia do poder. In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
HALL, Stuart. Identidade cultural da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Dp&A, 2004.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2001.
LAMPERT, Ernani. Pós-Modernidade e a Educação. Linhas, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 4-32, jul. 2007. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1364. Acesso 13 out. 2021.
LYOTARD, Jean-Françoís. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio Ed., 2009.
POSO, Fabiana F.; MONTEIRO, Bruno A. P. A perspectiva decolonial nos cursos de formação de professores: uma revisão de literatura. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 23, n. 1, p. 1-17, 2021. DOI https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5358
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.