ARTE-EDUCAÇÃO MODERNA E PÓS-MODERNA: COEXISTÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7692

Palavras-chave:

Arte-educação, modernidade, Pós-modernidade

Resumo

Interessa-nos observar como o tempo pós-moderno aportou na prática pedagógica, de modo a criar novas demandas para a arte-educação. Para tal, entrevistamos professores e alunos, tendo em vista observar como a concatenação de temporalidades no presente lhes serve para formular discursos e orientar práticas. Na pesquisa empírica observamos que diferentes referenciais sobre o papel das artes na escola coexistem, seja motivando abordagens mais revolucionárias, seja servindo para justificar a replicação de estratégias pedagógicas herdadas da modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Larissa Cruz, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Referências

BARBOSA, Ana M. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BARBOSA, Ana M. Ensino de arte no Brasil: uma história que vai da dependência à antropofagia. In: BARBOSA, A. M.; COUTINHO, R. G. (orgs.). Ensino de arte no Brasil: aspectos históricos e metodológicos. São Paulo: Unesp; REDEFOR, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CARRARA, Rosângela. Raízes históricas do ensino de artes no Brasil: organização curricular e formação de professores. Curitiba: CRV, 2015.

FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura: globalização, pós-modernismo e identidade. São Paulo: Studio Nobel: SESC, 1997.

FOUCAULT, Michel. Genealogia do poder. In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

HALL, Stuart. Identidade cultural da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Dp&A, 2004.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2001.

LAMPERT, Ernani. Pós-Modernidade e a Educação. Linhas, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 4-32, jul. 2007. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1364. Acesso 13 out. 2021.

LYOTARD, Jean-Françoís. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio Ed., 2009.

POSO, Fabiana F.; MONTEIRO, Bruno A. P. A perspectiva decolonial nos cursos de formação de professores: uma revisão de literatura. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 23, n. 1, p. 1-17, 2021. DOI https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5358

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2010.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

GUSMÃO, R.; CRUZ, A. L. ARTE-EDUCAÇÃO MODERNA E PÓS-MODERNA: COEXISTÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7692. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7692. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua