A CULTURA DA PAZ NA ESCOLA
educação ambiental como possibilidade para se promover a paz
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7691Palavras-chave:
Cultura da paz, Educação Ambiental, Ensino FundamentalResumo
O objetivo deste relato é compartilhar uma experiência, fruto do projeto desenvolvido em uma escola com as turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental, voltado para educação ambiental como possibilidade para se promover a cultura da paz. O projeto surgiu a partir da discussão sobre o cuidado do ambiente de sala de aula, pois foi possível perceber que os alunos não apresentavam comportamentos de limpeza. Quando isto era solicitado, surgiam resistências e transferências de responsabilidades, ocasionando discórdias entre os alunos. Quanto à metodologia, consiste em uma pesquisa-ação, de natureza descritiva com abordagem qualitativa, utilizando a observação participante como técnica de pesquisa. A fundamentação teórica tem como referência a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a Lei nº 9.795/1999, Gomes e Nakayama (2017), dentre outros. Como resultados, percebeu-se que os alunos passaram a valorizar seu espaço e o de outras pessoas, mantendo um ambiente preservado, com cuidados que foram imprescindíveis para a cultura da paz. Ademais, durante o andamento do projeto de forma transdisciplinar, foi perceptível a proximidade da escola com as famílias, por meio do trabalho colaborativo. Destarte, cuidar do meio ambiente escolar possibilita o ser humano viver em paz, pois os indivíduos terão zelo pela limpeza deste espaço, serão acessíveis na divisão de tarefas, proporcionando boas convivências uns com os outros. Ademais, a cultura da paz deve ser trabalhada nos espaços escolares, a fim de combater toda e qualquer forma de violência.
Downloads
Referências
ANNUNCIATO, Pedro. Como promover a cultura de paz nas escolas. Revista Nova Escola. Edição 322, 30 de abril de 2019. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/17039/como-promover-a-cultura-de-paz-nas-escolas>. Acesso em: 01 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasília: Inep/MEC, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Caderno Meio Ambiente. MEC, 2022.
BRASIL. Lei nº 13.663, de 14 de maio de 2018. Altera o art. 12 da Lei nº 9. 394 de 20 de dezembro de 1996, para incluir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção de cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 15 mai de 2018. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2018/lei-13663-14-maio-2018-786678-publicacaooriginal-155555-pl.html> Acesso em: 01 abr. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 27 de abril de 1999. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm> Acesso em: 01 abr. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; NAKAYAMA, Luiza. Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense. Educar em revista, Curitiba, Brasil, n. 66, p. 257 – 273, out / dez, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/YvpfCwf3P7Jy8zZbSQmytKF/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 06 mai. 2023.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E. P. U., 2018.
MAGNO, Bruno. Governo do Estado sanciona o programa “Escola Segura”. Secretaria de Educação. Governo do Pará. Belém, 03 de maio de 2023. Disponível em: <https://www.seduc.pa.gov.br/noticia/12235-governo-do-estado-sanciona-o-programa-escola-segura>. Acesso em: 07 mai. 2023.
ROSÁRIO, Mariana. ‘Esfaqueou a professora pelas costas’, diz aluno que presenciou ataque em escola de SP. O Globo, São Paulo, 27 de março de 2023. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/03/esfaqueou-a-professora-pelas-costas-diz-aluno-que-presenciou-ataque-em-escola-de-sp.ghtml>. Acesso em: 01 abr. 2023.
SANCHES, Emília Cipriano. Saberes e afetos do ser professor. São Paulo: Cortez, 2019.
SALLES, Virgínia Ostroski; MATOS, Eloiza Aparecid Silva Ávila de. A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciências e Tecnologia. Revista Bras. Ens. Ci. Tecnol. Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 1-12. Jan/abr, 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687/pdf>. Acesso em: 01 abr. 2023.
SANTOS, Silvana Sidney Costa; HAMMERSCHMIDT, Karina Silveira de Almeida. A complexidade e a religação de saberes interdisciplinares: contribuição do pensamento de Edgar Morin. Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn. Brasília, jul. - ago. 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/reben/a/rpStZdRWWXPCpQsHhVMYJ9c/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 03 abr. 2023.
SILVA, Maria de Fátima Gomes da; SANTANA, Iolanda Mendonça de; NASCIMENTO, Jayne Millena Ferreira Rodrigues do. Transdisciplinaridades nas práticas docentes da educação básica: a percepção de professoras do Ensino Fundamental. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6424 Acesso em: 04 mai. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.