A CULTURA DA PAZ NA ESCOLA: educação ambiental como possibilidade para se promover a paz
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7691Palavras-chave:
Cultura da paz, Educação Ambiental, Ensino FundamentalResumo
O objetivo deste relato é compartilhar uma experiência, fruto do projeto desenvolvido em uma escola com as turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental, voltado para educação ambiental como possibilidade para se promover a cultura da paz. O projeto surgiu a partir da discussão sobre o cuidado do ambiente de sala de aula, pois foi possível perceber que os alunos não apresentavam comportamentos de limpeza. Quando isto era solicitado, surgiam resistências e transferências de responsabilidades, ocasionando discórdias entre os alunos. Quanto à metodologia, consiste em uma pesquisa-ação, de natureza descritiva com abordagem qualitativa, utilizando a observação participante como técnica de pesquisa. A fundamentação teórica tem como referência a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a Lei nº 9.795/1999, Gomes e Nakayama (2017), dentre outros. Como resultados, percebeu-se que os alunos passaram a valorizar seu espaço e o de outras pessoas, mantendo um ambiente preservado, com cuidados que foram imprescindíveis para a cultura da paz. Ademais, durante o andamento do projeto de forma transdisciplinar, foi perceptível a proximidade da escola com as famílias, por meio do trabalho colaborativo. Destarte, cuidar do meio ambiente escolar possibilita o ser humano viver em paz, pois os indivíduos terão zelo pela limpeza deste espaço, serão acessíveis na divisão de tarefas, proporcionando boas convivências uns com os outros. Ademais, a cultura da paz deve ser trabalhada nos espaços escolares, a fim de combater toda e qualquer forma de violência.
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