A CULTURA DA PAZ NA ESCOLA: educação ambiental como possibilidade para se promover a paz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7691

Palavras-chave:

Cultura da paz, Educação Ambiental, Ensino Fundamental

Resumo

O objetivo deste relato é compartilhar uma experiência, fruto do projeto desenvolvido em uma escola com as turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental, voltado para educação ambiental como possibilidade para se promover a cultura da paz. O projeto surgiu a partir da discussão sobre o cuidado do ambiente de sala de aula, pois foi possível perceber que os alunos não apresentavam comportamentos de limpeza. Quando isto era solicitado, surgiam resistências e transferências de responsabilidades, ocasionando discórdias entre os alunos. Quanto à metodologia, consiste em uma pesquisa-ação, de natureza descritiva com abordagem qualitativa, utilizando a observação participante como técnica de pesquisa. A fundamentação teórica tem como referência a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a Lei nº 9.795/1999, Gomes e Nakayama (2017), dentre outros. Como resultados, percebeu-se que os alunos passaram a valorizar seu espaço e o de outras pessoas, mantendo um ambiente preservado, com cuidados que foram imprescindíveis para a cultura da paz. Ademais, durante o andamento do projeto de forma transdisciplinar, foi perceptível a proximidade da escola com as famílias, por meio do trabalho colaborativo. Destarte, cuidar do meio ambiente escolar possibilita o ser humano viver em paz, pois os indivíduos terão zelo pela limpeza deste espaço, serão acessíveis na divisão de tarefas, proporcionando boas convivências uns com os outros. Ademais, a cultura da paz deve ser trabalhada nos espaços escolares, a fim de combater toda e qualquer forma de violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Katia de Sousa Farias , Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia – PPGEECA/UEPA.

Frederico da Silva Bicalho, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutor em Educação para Ciência pela Universidade Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Mestre em Física da Matéria Condensada pela UFPA, Graduado em Bacharelado em Física pela UFPA. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGEECA/UEPA. Atualmente é Vice-Diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE/UEPA (2021/2025). e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Física e Ensino de Física da UEPA, Membro Titular da Academia Paraense de Ciências.

Referências

ANNUNCIATO, Pedro. Como promover a cultura de paz nas escolas. Revista Nova Escola. Edição 322, 30 de abril de 2019. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/17039/como-promover-a-cultura-de-paz-nas-escolas>. Acesso em: 01 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasília: Inep/MEC, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Caderno Meio Ambiente. MEC, 2022.

BRASIL. Lei nº 13.663, de 14 de maio de 2018. Altera o art. 12 da Lei nº 9. 394 de 20 de dezembro de 1996, para incluir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção de cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 15 mai de 2018. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2018/lei-13663-14-maio-2018-786678-publicacaooriginal-155555-pl.html> Acesso em: 01 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 27 de abril de 1999. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm> Acesso em: 01 abr. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, Raimunda Kelly Silva; NAKAYAMA, Luiza. Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense. Educar em revista, Curitiba, Brasil, n. 66, p. 257 – 273, out / dez, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/YvpfCwf3P7Jy8zZbSQmytKF/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 06 mai. 2023.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E. P. U., 2018.

MAGNO, Bruno. Governo do Estado sanciona o programa “Escola Segura”. Secretaria de Educação. Governo do Pará. Belém, 03 de maio de 2023. Disponível em: <https://www.seduc.pa.gov.br/noticia/12235-governo-do-estado-sanciona-o-programa-escola-segura>. Acesso em: 07 mai. 2023.

ROSÁRIO, Mariana. ‘Esfaqueou a professora pelas costas’, diz aluno que presenciou ataque em escola de SP. O Globo, São Paulo, 27 de março de 2023. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/03/esfaqueou-a-professora-pelas-costas-diz-aluno-que-presenciou-ataque-em-escola-de-sp.ghtml>. Acesso em: 01 abr. 2023.

SANCHES, Emília Cipriano. Saberes e afetos do ser professor. São Paulo: Cortez, 2019.

SALLES, Virgínia Ostroski; MATOS, Eloiza Aparecid Silva Ávila de. A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciências e Tecnologia. Revista Bras. Ens. Ci. Tecnol. Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 1-12. Jan/abr, 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687/pdf>. Acesso em: 01 abr. 2023.

SANTOS, Silvana Sidney Costa; HAMMERSCHMIDT, Karina Silveira de Almeida. A complexidade e a religação de saberes interdisciplinares: contribuição do pensamento de Edgar Morin. Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn. Brasília, jul. - ago. 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/reben/a/rpStZdRWWXPCpQsHhVMYJ9c/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 03 abr. 2023.

SILVA, Maria de Fátima Gomes da; SANTANA, Iolanda Mendonça de; NASCIMENTO, Jayne Millena Ferreira Rodrigues do. Transdisciplinaridades nas práticas docentes da educação básica: a percepção de professoras do Ensino Fundamental. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6424 Acesso em: 04 mai. 2023.

Downloads

Publicado

2024-05-08

Como Citar

DE SOUSA FARIAS, L. K.; DA SILVA BICALHO, F. A CULTURA DA PAZ NA ESCOLA: educação ambiental como possibilidade para se promover a paz. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e7691, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7691. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7691. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua