EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7584Palavras-chave:
Argumentação, Construção do conhecimento, Educação Ambiental, Formação docenteResumo
Este estudo objetiva compreender reflexões acerca dos processos argumentativos realizados por licenciandos em Química da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste ‒ sobre um tema socioambiental. Sendo assim, analisa a contribuição das ações discursivas para o diálogo que visa a construção do conhecimento; e a concepção dos estudantes sobre os impactos causados ao meio ambiente. Refere-se a uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo e tem como fonte de dados as falas e os argumentos dos professores em formação durante uma roda de diálogo em torno do tema Poluição dos rios. A análise se deu pelas ações discursivas: pragmática, epistêmica e argumentativa, bem como pela unidade triádica: argumento, contra-argumento e resposta. No debate foram evidenciadas as ações discursivas de forma entrelaçada; a integralidade da unidade triádica na argumentação; e a essência da ação epistêmica na opinião dos licenciandos. Concluiu-se que esse movimento contribuiu para a construção do conhecimento, visto que os licenciandos estavam constantemente movendo processos reflexivos. E, assim, repensou-se sobre o seu contexto social, para posteriormente refletir sobre estratégias para o ensino de Ciências.
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