SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO TERMO VALORES NAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7559Palavras-chave:
Formação de Valores, Pedagogia Universitária, Representações SociaisResumo
A experiência axiológica de atribuir valor a tudo que nos cerca é tipicamente humana. Todavia nos vemos em uma sociedade apartada dos valores essenciais, o que pode contribuir para a crise civilizatória em que nos encontramos. No entanto, cabe à educação superior possibilitar que os futuros profissionais desenvolvam valores humanísticos, tendo em vista envidar esforços para o desenvolvimento da cidadania e a transformação dessa realidade. Este estudo, pautado na Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Moscovici, em sua versão estruturalista, apresenta resultados de uma pesquisa de delineamento qualitativo. Nessa investigação buscou-se analisar os sentidos e a estrutura das representações de estudantes sobre a formação de valores na prática pedagógica de professores do Curso de Engenharia Civil de uma universidade pública baiana. Os dados foram produzidos em 2021 mediante a Técnica Associação Livre de Palavras, a partir do termo indutor: “a formação de valores na prática pedagógica de professores do Curso de Engenharia Civil”. Contamos com a colaboração de 184 estudantes do referido curso. Os resultados apontam que os sentidos atribuídos pelos graduandos são estruturados em um possível Núcleo Central (NC), qual seja: respeito, ética, empatia e comprometimento, em torno do qual se associam outros elementos considerados de contraste e periféricos que apresentam muitos sentidos divergentes do NC.
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