SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO TERMO VALORES NAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7559

Palavras-chave:

Formação de Valores, Pedagogia Universitária, Representações Sociais

Resumo

A experiência axiológica de atribuir valor a tudo que nos cerca é tipicamente humana. Todavia nos vemos em uma sociedade apartada dos valores essenciais, o que pode contribuir para a crise civilizatória em que nos encontramos. No entanto, cabe à educação superior possibilitar que os futuros profissionais desenvolvam valores humanísticos, tendo em vista envidar esforços para o desenvolvimento da cidadania e a transformação dessa realidade. Este estudo, pautado na Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Moscovici, em sua versão estruturalista, apresenta resultados de uma pesquisa de delineamento qualitativo. Nessa investigação buscou-se analisar os sentidos e a estrutura das representações de estudantes sobre a formação de valores na prática pedagógica de professores do Curso de Engenharia Civil de uma universidade pública baiana. Os dados foram produzidos em 2021 mediante a Técnica Associação Livre de Palavras, a partir do termo indutor: “a formação de valores na prática pedagógica de professores do Curso de Engenharia Civil”. Contamos com a colaboração de 184 estudantes do referido curso. Os resultados apontam que os sentidos atribuídos pelos graduandos são estruturados em um possível Núcleo Central (NC), qual seja: respeito, ética, empatia e comprometimento, em torno do qual se associam outros elementos considerados de contraste e periféricos que apresentam muitos sentidos divergentes do NC.

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Biografia do Autor

Marinalva Lopes Ribeiro , Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Doutora pela Université de Sherbrooke, Canadá; Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. É professora titular aposentada  da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É professora permanente do PPGE da UEFS  e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária – NEPPU. Pesquisadora do campo da pedagogia universitária, formação de professores e afetividade na prática educativa, com abordagem na Teoria das representações sociais, tem produzido artigos,  capítulos de livros e organizado obras em co-autoria sobre as temáticas pesquisadas. 

Yuri Hamayano Lopes Ribeiro , Instituto Federal de Educação Ciência E Tecnologia da Bahia

Possui doutorado e mestrado em Física pela UFBA, tendo atuado na área de concentração de Física de Sólidos e Materiais. Durante sua formação, o pesquisador trabalhou na área de desenvolvimento, caracterização e modelagem de filmes finos aplicados ao desenvolvimento e aplicações em Energia Solar. Faz parte do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Energia Solar e do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciência Exatas e da Natureza e Tecnologia, desenvolvendo a linha de pesquisa de Aplicação de Filmes Finos à Energia Solar Térmica e Fotovoltaica. Possui graduação em Licenciatura em Física pela UEFS, tendo desenvolvido trabalhos na área de Instrumentação para o Ensino de Física. É professor do IFBA, campus de Feira de Santana - Bahia.

Marcus Solon Sá de Oliveira , Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Possui graduação em Engenharia Civil (1997) UFRN; Licenciatura em Filosofia (2004) UFRN; Pós Graduação Psicologia Social (2022) UNIFAVENI; Pós Graduação em Psicologia Cognitiva Comportamental (2022) UNIFAVENI. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia universitária (NEPPU).  Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

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Publicado

2024-06-03

Como Citar

RIBEIRO, M. L.; LOPES RIBEIRO, Y. H.; SÁ DE OLIVEIRA, M. S. SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO TERMO VALORES NAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e7559, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7559. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7559. Acesso em: 26 dez. 2024.

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