O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E SUA VINCULAÇÃO COM O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7547

Palavras-chave:

Lúdico, Ensino de Ciências, Anos Iniciais, Livro Didático

Resumo

O lúdico nos Anos Iniciais é de extrema necessidade, visto que o modelo pedagógico tradicional pouco garante à criança a vivência de uma aprendizagem de maneira prazerosa, criativa, com diálogo e interação. Por outro lado, o livro didático ainda é o material mais utilizado no trabalho com a disciplina de Ciências nos Anos Iniciais, e pode ser um importante aliado ao estimular atividades com recursos lúdicos. A partir desse contexto, este artigo, de ordem bibliográfica e documental, que tem origem em uma pesquisa de mestrado, objetivou investigar o perfil e a inserção do lúdico nas atividades propostas por uma coleção de livros didáticos de Ciências direcionada aos Anos Iniciais. Para constituição e análise dos dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados encontrados indicaram que diferentes recursos lúdicos são expostos, mas com fundamentos e critérios frágeis. As análises via categorização mostraram que, na coleção de livros didáticos, o perfil de lúdico considerado é restrito ao jogo e à brincadeira, com discussão fragmentada e sem referenciais direcionados ao ensino de Ciências. Assim, considerando as restrições e fragilidades do material analisado, enfatizamos a importância da continuidade das pesquisas e estruturação de novos olhares frente à temática do lúdico, bem como sua associação com o livro didático e o ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Grando Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutoranda e Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. É licenciada em Pedagogia e Especialista em Ensino de Ciências pela mesma Universidade. Pesquisa e tem afinidade com as seguintes temáticas : Ensino de Ciências; Anos Iniciais; Lúdico; Ludicidade, Atividade Lúdica, Formação de Professores e Educação Escolar Indígena. É integrante do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores de Ciências e Matemática (FOPECIM) e o Núcleo de Pesquisa em Ciências e Matemática (NUPECIM) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Dulce Maria Strieder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). É docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, com atuação na área de Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Mestrado e Doutorado) do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/UNIOESTE. Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e cultura científica.

Referências

ALMEIDA, P. N. Dinâmica lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1974.

ALVARES, B. A. Livro didático: análise e seleção. In: MOREIRA, M. A.; AXT, R. (orgs.). Tópicos em ensino de Ciências. Porto Alegre: Sagra, 1992. p. 18-46.

BASSO, L. P.; TERRAZZAN, E. A. Estudo sobre o processo de escolha de livros didáticos de ciências recomendados pelo PNLD 2013 em escolas de educação básica. Cadernos de educação, Pelotas, n. 50, p. 1-11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/5829/4253. Acesso em: 12 jan. 2021.

BIZZO, N. Ciências fácil ou difícil. São Paulo: Biruta, 2012.

BORGES, G. L. A. Caderno de Formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

BRASIL. Fundação de assistência ao estudante: catálogo para indicação do livro didático. Brasília: PNLD/FAE, 1996. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/phocadownload/programas/Livro_Didatico_PNLD/Guias/PNLD%201997%20-%20Catlogo%20para%20indicao%20do%20livro%20didtico.pdf. Acesso em: 29 jan. 2021.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CAPUCHINHO, A. O.; BONIFÁCIO, B. S.; RAMOS, M. K. S.; NASCIMENTO, E. V. S. O lúdico no ensino de Ciências: contribuições do jogo “conhecendo a digestão”. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 49, p. 258-275, 2020. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/4192. Acesso em: 30 jan. 2020.

CARVALHO, A. M. P. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.

CASSAB, M.; MARTINS, I. A escolha do livro didático em questão. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 4., 2003, Bauru. Anais [...]. Bauru: Enpec, 2003. p. 1-11. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis/arquivo/encontros/enpec/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL010.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.

CASSAB, M.; MARTINS, I. Significações de professores de ciências a respeito do livro didático. Ensaio, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 113-136, jan./jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/p93bjxZs49znpyfjJzHyL8r/abstract/?lang=pt. Acesso em: 29 jan. 2021.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf. Acesso em: 29 jan. 2021.

CONFORTI, E.; MESCKA, P. M.; MOKVA, A. M. D. Z. A leitura e a textualização do lúdico na diversidade cultural. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 10, n. 21, p. 45-72, jul./dez. 2008. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/316/0. Acesso em 28 jan. 2021.

CORDOVIL, R. V.; COSTA, P. N.; LOBO, H. O lúdico no ensino de Ciências: uma proposta para o desenvolvimento dos diferentes eixos cognitivos do ser. In: DALAZOANA, K. (org.). Processos e metodologias no ensino de Ciências. Ponta Grossa: Atena, 2019. p. 79-109. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/dowload-post/14777. Acesso em: 30 jan. 2021.

CÓRDULA, E. B. L.; NASCIMENTO, G. C. C. O método lúdico no ensino de Ciências em uma escola pública: dinâmicas no processo de ensino e aprendizagem. Revista Etos, Lucena, v. 1, n. 1, p. 3-25, jan. 2017. Disponível em: http://www.revistaetos.com.br/p/blog-page_13.html. Acesso em: 30 jan. 2021.

DELIZOICOV, N. C.; SLONGO, I. P. O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, n. 32, p. 205-221, jul. 2011. Disponível em: https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/75. Acesso em: 29 jan. 2021.

DOHME, V. Atividades Lúdicas na Educação: o caminho de tijolos amarelos do aprendizado. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

FERREIRA, M. G. O lúdico no ensino de Ciências e sua inserção no livro didático para os Anos Iniciais. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2021.

FRACALANZA, H. A pesquisa sobre o livro didático de Ciências no Brasil. In: ROSA, M. I. P. (org.). Formar encontros e trajetórias com professores de Ciências. São Paulo: Escrituras, 2005. p. 41-80.

FRISON, M. D.; VIANNA, J.; CHAVES, J. M.; BERNARDI, F. N. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7., 2009, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Enpec, 2009. p. 1-13. Disponível em: https://docplayer.com.br/7582442-Livro-didatico-como-instrumento-de-apoio-para-construcao-de-propostas-de-ensino-de-ciencias-naturais.html. Acesso em: 30 jan. 2021.

GARCIA, P. S.; BIZZO, N. A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino. Educação em foco, Belo Horizonte, v. 13, n. 15, p. 13-35, 2010. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/89. Acesso em: 26 jan. 2021.

GATTI JÚNIOR, D. Livros Didáticos, saberes disciplinares e cultura escolar: primeiras aproximações. Revista História da Educação, Pelotas, v. 1, n. 2, p. 29-50, jul./dez. 1997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30663. Acesso em: 29 jan. 2021.

HORIKAWA, A.Y.; JARDILINO, J. L. A formação de professores e o livro didático: avaliação e controle dos saberes escolares. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 15, p. 147-162, 2010. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/1530. Acesso em: 30 jan. 2021.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.

KRASILCHIK, M. O professor e o currículo de Ciências. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária, 1987.

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, ano 16, n. 69, p. 3-9, jan./mar. 1996. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as_sdt=0%2C5&q=livro+did%C3%A1tico+um+quase&btnG=. Acesso em: 30 jan. 2021.

LUZ, B. E. S. C.; GALLON, M. S.; NASCIMENTO, S. S. Contextualizando e discutindo as atividades lúdicas em ciências no ensino fundamental. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 1, n. 2, p. 14-30, ago./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/732/875. Acesso em: 30 jan. 2021.

MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MARTINS, E. F.; SALES, N. O.; SOUZA, C. A. O Estado, o mercado editorial e o professor no processo de seleção dos livros didáticos. Estudos em Avaliação Educacional, v. 20, n. 42, p. 11-25, 2009. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2055. Acesso em: 21 jan. 2021.

MATOS, M. S. P. B.; FARIA, T. L.; SANTOS, I. H.; OLIVEIRA, M. S.; HIGUCHI, P. C. F. Reflexão sobre avaliação escolar e seus instrumentos avaliativos. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/9657_6454.pdf. Acesso em: 17 mar. 2021.

MONTEIRO, M. A. A.; TEIXEIRA, O. P. B. O ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo das influências docentes em sua prática em sala de aula. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 7-25, 2004. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/535. Acesso em: 30 jan. 2021.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ijuí, 2016.

NEGRINE, A. Ludicidade como Ciência. In: SANTOS, S. M. P. (org.). A ludicidade como Ciência. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 23-44.

NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.; SILVA, K. P.; CAMPOS, A. P. N. O livro didático para o ensino de Ciências: selecioná-los: um desafio para os professores do ensino fundamental. 2001. Disponível em: http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/observatorio/uploads/publicacoes/artigos_05022013082201.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.

OJA-PERSICHETO, A. J. Perspectivas lúdicas para o ensino de Ciências no início da educação fundamental. Doxa: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 355-370, jul. 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10959. Acesso em: 30 jan. 2021.

RAMOS, E. M. F.; FERREIRA, N. C. Brinquedos e jogos no ensino de Física. In: NARDI, R. Pesquisas em ensino de Física. São Paulo: Escrituras, 2009. p. 137-149.

ROCHA, R. Aprender juntos: Ciências 1º ano. São Paulo: Edições SM, 2017a.

ROCHA, R. Aprender juntos: Ciências 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2017b.

ROCHA, R. Aprender juntos: Ciências 3º ano. São Paulo: Edições SM, 2017c.

ROCHA, R. Aprender juntos: Ciências 4º ano. São Paulo: Edições SM, 2017d.

ROCHA, R. Aprender juntos: Ciências 5º ano. São Paulo: Edições SM, 2017e.

ROLOFF, E. M. A importância do lúdico em sala de aula. 2016. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/Xsemanadeletras/comunicacoes/Eleana-Margarete-Roloff.pdf. Acesso em: 29 jan. 2021.

ROMANATTO, M. C. O livro didático: alcances e limites. In: ENCONTRO PAULISTA DE MATEMÁTICA, 7., 2004, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: SBEM-SP, 2004. p. 1-11.

ROSA, M. D’A. O uso do livro didático de Ciências na educação básica: uma revisão dos trabalhos publicados. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 32, n. 103, p. 55-86, set. 2017a. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6787. Acesso em: 29 jan. 2021.

ROSA, M. D’A. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os livros didáticos de Ciências. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, Cornélio Procópio, v. 1, n. 2, p. 132-149, dez. 2017b. Disponível em: http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1219. Acesso em: 29 jan. 2021.

SANTOS, W. L. P.; CARNEIRO, M. H. S. Livro didático de Ciências: fonte de informação ou apostila de exercícios? Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 21, n. 76, p. 201-222, jul. 2006. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1103. Acesso em: 30 jan. 2021.

SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1926810/mod_resource/content/1/Sasseron_2013_Interações%20discursivas%20em%20sala%20de%20aula.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 333-342, dez. 2008. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/445. Acesso em: 25 jan. 2021.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, M. A. A fetichização do livro didático no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 803-821, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/wNQB9SzJFYhbLVr6pqvp4wg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2021.

SILVA, A. M. T. B.; METTRAU, M. B.; BARRETO, M. S. L. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem das ciências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 220, p. 445-458, set./dez. 2007. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1478. Acesso em: 30 jan. 2021.

SUART, R. C. A experimentação no ensino de Química: conhecimentos e caminhos. In: SANTANA, E. M.; SILVA, E. L. (org.). Tópicos em ensino de Química. São Carlos: Pedro & João, 2014. p. 63-88.

TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

Downloads

Publicado

2024-07-08

Como Citar

GRANDO FERREIRA, M.; STRIEDER, D. M. O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E SUA VINCULAÇÃO COM O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–26, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7547. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7547. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua