O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E SUA VINCULAÇÃO COM O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7547

Palavras-chave:

Lúdico, Ensino de Ciências, Anos Iniciais, Livro Didático

Resumo

O lúdico nos Anos Iniciais é de extrema necessidade, visto que o modelo pedagógico tradicional pouco garante à criança a vivência de uma aprendizagem de maneira prazerosa, criativa, com diálogo e interação. Por outro lado, o livro didático ainda é o material mais utilizado no trabalho com a disciplina de Ciências nos Anos Iniciais, e pode ser um importante aliado ao estimular atividades com recursos lúdicos. A partir desse contexto, este artigo, de ordem bibliográfica e documental, que tem origem em uma pesquisa de mestrado, objetivou investigar o perfil e a inserção do lúdico nas atividades propostas por uma coleção de livros didáticos de Ciências direcionada aos Anos Iniciais. Para constituição e análise dos dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados encontrados indicaram que diferentes recursos lúdicos são expostos, mas com fundamentos e critérios frágeis. As análises via categorização mostraram que, na coleção de livros didáticos, o perfil de lúdico considerado é restrito ao jogo e à brincadeira, com discussão fragmentada e sem referenciais direcionados ao ensino de Ciências. Assim, considerando as restrições e fragilidades do material analisado, enfatizamos a importância da continuidade das pesquisas e estruturação de novos olhares frente à temática do lúdico, bem como sua associação com o livro didático e o ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Mariane Grando Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutoranda e Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. É licenciada em Pedagogia e Especialista em Ensino de Ciências pela mesma Universidade. Pesquisa e tem afinidade com as seguintes temáticas : Ensino de Ciências; Anos Iniciais; Lúdico; Ludicidade, Atividade Lúdica, Formação de Professores e Educação Escolar Indígena. É integrante do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores de Ciências e Matemática (FOPECIM) e o Núcleo de Pesquisa em Ciências e Matemática (NUPECIM) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Dulce Maria Strieder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). É docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, com atuação na área de Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Mestrado e Doutorado) do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/UNIOESTE. Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e cultura científica.

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Publicado

2024-07-08

Como Citar

GRANDO FERREIRA, M.; STRIEDER, D. M. O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E SUA VINCULAÇÃO COM O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–26, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7547. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7547. Acesso em: 23 jul. 2024.

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Artigos Demanda Contínua