O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E SUA VINCULAÇÃO COM O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7547Palavras-chave:
Lúdico, Ensino de Ciências, Anos Iniciais, Livro DidáticoResumo
O lúdico nos Anos Iniciais é de extrema necessidade, visto que o modelo pedagógico tradicional pouco garante à criança a vivência de uma aprendizagem de maneira prazerosa, criativa, com diálogo e interação. Por outro lado, o livro didático ainda é o material mais utilizado no trabalho com a disciplina de Ciências nos Anos Iniciais, e pode ser um importante aliado ao estimular atividades com recursos lúdicos. A partir desse contexto, este artigo, de ordem bibliográfica e documental, que tem origem em uma pesquisa de mestrado, objetivou investigar o perfil e a inserção do lúdico nas atividades propostas por uma coleção de livros didáticos de Ciências direcionada aos Anos Iniciais. Para constituição e análise dos dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados encontrados indicaram que diferentes recursos lúdicos são expostos, mas com fundamentos e critérios frágeis. As análises via categorização mostraram que, na coleção de livros didáticos, o perfil de lúdico considerado é restrito ao jogo e à brincadeira, com discussão fragmentada e sem referenciais direcionados ao ensino de Ciências. Assim, considerando as restrições e fragilidades do material analisado, enfatizamos a importância da continuidade das pesquisas e estruturação de novos olhares frente à temática do lúdico, bem como sua associação com o livro didático e o ensino de Ciências.
Downloads
Referências
ALMEIDA, P. N. Dinâmica lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1974.
ALVARES, B. A. Livro didático: análise e seleção. In: MOREIRA, M. A.; AXT, R. (orgs.). Tópicos em ensino de Ciências. Porto Alegre: Sagra, 1992. p. 18-46.
BASSO, L. P.; TERRAZZAN, E. A. Estudo sobre o processo de escolha de livros didáticos de ciências recomendados pelo PNLD 2013 em escolas de educação básica. Cadernos de educação, Pelotas, n. 50, p. 1-11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/5829/4253. Acesso em: 12 jan. 2021.
BIZZO, N. Ciências fácil ou difícil. São Paulo: Biruta, 2012.
BORGES, G. L. A. Caderno de Formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
BRASIL. Fundação de assistência ao estudante: catálogo para indicação do livro didático. Brasília: PNLD/FAE, 1996. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/phocadownload/programas/Livro_Didatico_PNLD/Guias/PNLD%201997%20-%20Catlogo%20para%20indicao%20do%20livro%20didtico.pdf. Acesso em: 29 jan. 2021.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CAPUCHINHO, A. O.; BONIFÁCIO, B. S.; RAMOS, M. K. S.; NASCIMENTO, E. V. S. O lúdico no ensino de Ciências: contribuições do jogo “conhecendo a digestão”. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 49, p. 258-275, 2020. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/4192. Acesso em: 30 jan. 2020.
CARVALHO, A. M. P. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.
CASSAB, M.; MARTINS, I. A escolha do livro didático em questão. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 4., 2003, Bauru. Anais [...]. Bauru: Enpec, 2003. p. 1-11. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis/arquivo/encontros/enpec/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL010.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
CASSAB, M.; MARTINS, I. Significações de professores de ciências a respeito do livro didático. Ensaio, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 113-136, jan./jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/p93bjxZs49znpyfjJzHyL8r/abstract/?lang=pt. Acesso em: 29 jan. 2021.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf. Acesso em: 29 jan. 2021.
CONFORTI, E.; MESCKA, P. M.; MOKVA, A. M. D. Z. A leitura e a textualização do lúdico na diversidade cultural. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 10, n. 21, p. 45-72, jul./dez. 2008. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/316/0. Acesso em 28 jan. 2021.
CORDOVIL, R. V.; COSTA, P. N.; LOBO, H. O lúdico no ensino de Ciências: uma proposta para o desenvolvimento dos diferentes eixos cognitivos do ser. In: DALAZOANA, K. (org.). Processos e metodologias no ensino de Ciências. Ponta Grossa: Atena, 2019. p. 79-109. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/dowload-post/14777. Acesso em: 30 jan. 2021.
CÓRDULA, E. B. L.; NASCIMENTO, G. C. C. O método lúdico no ensino de Ciências em uma escola pública: dinâmicas no processo de ensino e aprendizagem. Revista Etos, Lucena, v. 1, n. 1, p. 3-25, jan. 2017. Disponível em: http://www.revistaetos.com.br/p/blog-page_13.html. Acesso em: 30 jan. 2021.
DELIZOICOV, N. C.; SLONGO, I. P. O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, n. 32, p. 205-221, jul. 2011. Disponível em: https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/75. Acesso em: 29 jan. 2021.
DOHME, V. Atividades Lúdicas na Educação: o caminho de tijolos amarelos do aprendizado. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
FERREIRA, M. G. O lúdico no ensino de Ciências e sua inserção no livro didático para os Anos Iniciais. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2021.
FRACALANZA, H. A pesquisa sobre o livro didático de Ciências no Brasil. In: ROSA, M. I. P. (org.). Formar encontros e trajetórias com professores de Ciências. São Paulo: Escrituras, 2005. p. 41-80.
FRISON, M. D.; VIANNA, J.; CHAVES, J. M.; BERNARDI, F. N. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7., 2009, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Enpec, 2009. p. 1-13. Disponível em: https://docplayer.com.br/7582442-Livro-didatico-como-instrumento-de-apoio-para-construcao-de-propostas-de-ensino-de-ciencias-naturais.html. Acesso em: 30 jan. 2021.
GARCIA, P. S.; BIZZO, N. A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino. Educação em foco, Belo Horizonte, v. 13, n. 15, p. 13-35, 2010. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/89. Acesso em: 26 jan. 2021.
GATTI JÚNIOR, D. Livros Didáticos, saberes disciplinares e cultura escolar: primeiras aproximações. Revista História da Educação, Pelotas, v. 1, n. 2, p. 29-50, jul./dez. 1997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30663. Acesso em: 29 jan. 2021.
HORIKAWA, A.Y.; JARDILINO, J. L. A formação de professores e o livro didático: avaliação e controle dos saberes escolares. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 15, p. 147-162, 2010. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/1530. Acesso em: 30 jan. 2021.
HUIZINGA, J. Homo Ludens. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
HUIZINGA, J. Homo Ludens. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo de Ciências. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária, 1987.
LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, ano 16, n. 69, p. 3-9, jan./mar. 1996. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as_sdt=0%2C5&q=livro+did%C3%A1tico+um+quase&btnG=. Acesso em: 30 jan. 2021.
LUZ, B. E. S. C.; GALLON, M. S.; NASCIMENTO, S. S. Contextualizando e discutindo as atividades lúdicas em ciências no ensino fundamental. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 1, n. 2, p. 14-30, ago./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/732/875. Acesso em: 30 jan. 2021.
MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007.
MARTINS, E. F.; SALES, N. O.; SOUZA, C. A. O Estado, o mercado editorial e o professor no processo de seleção dos livros didáticos. Estudos em Avaliação Educacional, v. 20, n. 42, p. 11-25, 2009. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2055. Acesso em: 21 jan. 2021.
MATOS, M. S. P. B.; FARIA, T. L.; SANTOS, I. H.; OLIVEIRA, M. S.; HIGUCHI, P. C. F. Reflexão sobre avaliação escolar e seus instrumentos avaliativos. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/9657_6454.pdf. Acesso em: 17 mar. 2021.
MONTEIRO, M. A. A.; TEIXEIRA, O. P. B. O ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo das influências docentes em sua prática em sala de aula. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 7-25, 2004. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/535. Acesso em: 30 jan. 2021.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ijuí, 2016.
NEGRINE, A. Ludicidade como Ciência. In: SANTOS, S. M. P. (org.). A ludicidade como Ciência. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 23-44.
NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.; SILVA, K. P.; CAMPOS, A. P. N. O livro didático para o ensino de Ciências: selecioná-los: um desafio para os professores do ensino fundamental. 2001. Disponível em: http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/observatorio/uploads/publicacoes/artigos_05022013082201.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
OJA-PERSICHETO, A. J. Perspectivas lúdicas para o ensino de Ciências no início da educação fundamental. Doxa: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 355-370, jul. 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10959. Acesso em: 30 jan. 2021.
RAMOS, E. M. F.; FERREIRA, N. C. Brinquedos e jogos no ensino de Física. In: NARDI, R. Pesquisas em ensino de Física. São Paulo: Escrituras, 2009. p. 137-149.
ROCHA, R. Aprender juntos: Ciências 1º ano. São Paulo: Edições SM, 2017a.
ROCHA, R. Aprender juntos: Ciências 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2017b.
ROCHA, R. Aprender juntos: Ciências 3º ano. São Paulo: Edições SM, 2017c.
ROCHA, R. Aprender juntos: Ciências 4º ano. São Paulo: Edições SM, 2017d.
ROCHA, R. Aprender juntos: Ciências 5º ano. São Paulo: Edições SM, 2017e.
ROLOFF, E. M. A importância do lúdico em sala de aula. 2016. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/Xsemanadeletras/comunicacoes/Eleana-Margarete-Roloff.pdf. Acesso em: 29 jan. 2021.
ROMANATTO, M. C. O livro didático: alcances e limites. In: ENCONTRO PAULISTA DE MATEMÁTICA, 7., 2004, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: SBEM-SP, 2004. p. 1-11.
ROSA, M. D’A. O uso do livro didático de Ciências na educação básica: uma revisão dos trabalhos publicados. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 32, n. 103, p. 55-86, set. 2017a. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6787. Acesso em: 29 jan. 2021.
ROSA, M. D’A. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os livros didáticos de Ciências. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, Cornélio Procópio, v. 1, n. 2, p. 132-149, dez. 2017b. Disponível em: http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1219. Acesso em: 29 jan. 2021.
SANTOS, W. L. P.; CARNEIRO, M. H. S. Livro didático de Ciências: fonte de informação ou apostila de exercícios? Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 21, n. 76, p. 201-222, jul. 2006. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1103. Acesso em: 30 jan. 2021.
SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1926810/mod_resource/content/1/Sasseron_2013_Interações%20discursivas%20em%20sala%20de%20aula.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 333-342, dez. 2008. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/445. Acesso em: 25 jan. 2021.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, M. A. A fetichização do livro didático no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 803-821, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/wNQB9SzJFYhbLVr6pqvp4wg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2021.
SILVA, A. M. T. B.; METTRAU, M. B.; BARRETO, M. S. L. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem das ciências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 220, p. 445-458, set./dez. 2007. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1478. Acesso em: 30 jan. 2021.
SUART, R. C. A experimentação no ensino de Química: conhecimentos e caminhos. In: SANTANA, E. M.; SILVA, E. L. (org.). Tópicos em ensino de Química. São Carlos: Pedro & João, 2014. p. 63-88.
TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.