EDUCAÇÃO BRASILEIRA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: a visão dos educadores!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7512

Palavras-chave:

Prática docente. Tecnologias educacionais. Ensino remoto.

Resumo

A   pandemia do Novo Coronavírus revolucionou diversos setores mundiais que se estabeleciam de forma concreta e inabalável. Entre esses setores, está a educação, que, no Brasil, já sofre com problemas recorrentes. O ano de 2020 estabeleceu o Ensino Remoto Emergencial (ERE), impondo o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para o fazer educativo e exigindo adaptações de toda a comunidade escolar. Assim, esse trabalho buscou compreender a realidade de professores de diferentes níveis de ensino, enaltecendo os benefícios e possibilidades do ensino remoto, além das dificuldades em instituir essa nova realidade do processo de ensino e aprendizagem. A investigação trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, no qual foi aplicado a 49 docentes de instituições de ensino superior em âmbito nacional um questionário eletrônico. Foi-se notado que os docentes encontram muitas dificuldades, como o baixo rendimento e retorno discente e a falta de formação para o ensino online, porém, há ressalvas de qualidades com relação aos recursos usados, que podem continuar ajudando na práxis docente pós-pandemia. Porém, a maioria dos educadores se põem contra o ensino remoto, achando-o tolerável para o ensino superior e inviável no ensino básico, ainda que uma parte não concorde com seu estabelecimento em nenhum dos âmbitos. Diante do exposto, nota-se a necessidade de melhorar o ensino remoto que será oferecido, a fim de preservar a qualidade da educação e valorizar ao magistério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Oliveira Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Graduada em Ciências Biológicas. Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará –FAEC/UECE. Crateús, Ceará –Brasil.

Shirliane Araujo Sousa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutora em Ciência Animal. Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará –FAEC/UECE. Crateús, Ceará –Brasil.

Jones Baroni Ferreira de Menezes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutor em Educação. Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará –FAEC/UECE. Crateús, Ceará –Brasil.

Referências

PUCCI, Renata Helena Pin; BEZERRA, Kauany Cerqueira Ferreira; FERREIRA, Luciana Haddad. Prática e formação docente: desafios e resistências no contexto da covid-19. Revista Educação em Questão, v. 62, n. 71, 2024.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7. n.1, p. 257-275, 2020.

BEHAR, Patricia Alejandra. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, v. 14, n. 8, 2020 Disponível em https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 14 de nov. de 2020.

BEZERRA, Kelianny Pinheiro; DE LIMA COSTA, Kalidia Felipe; DE OLIVEIRA, Lucidio Clebeson; FERNANDES, Amélia Carolina Lopes; DE CARVALHO, Francisca Patrícia Barreto; NELSON, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso. Ensino remoto em universidades públicas estaduais: o futuro que se faz presente. Research, Society and Development, v.9, n.9, e359997226-e359997226, 2020.

MENEZES, Jones Baroni Ferreira. Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 2, n. 1, p. e021004-e021004, 2021.

BRASIL. MEC. Portaria Nº 343, de 17 de Março de 2020. 2020.

BRASIL. MEC. Portaria Nº 544, de 16 de Junho de 2020. 2020.

CANTO, Josi Zanette do. ESTRATÉGIA PARA A CAPACITAÇÃO DE DOCENTES PARA INTEGRAÇÃO DAS TIC NA EDUCAÇÃO: Projeto Piloto em Escolas de Educação Básica Participantes do Programa InTecEdu. 2018. Tese de Doutorado. Dissertação (mestrado) Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação, da Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2018. Disponível em: https://repositorio. ufsc. br/bitstream/handle/123456789/210992/PTIC0067-D. pdf..

COSTA, Ana Maria; RIZZOTTO, Maria Lucia Frizon; LOBATO, Lenaura de Vasconcelos Costa. Na pandemia da Covid-19, o Brasil enxerga o SUS. Saúde debate, v.44, n.125, 2020.

COSTA, Roberta; LINO, Monica Motta; SOUZA, Ana Izabel Jatobá; LORENZINI, Elisiane; FERNANDES, Gisele Cristina Manfrini; BREHMER, Laura Cavalcanti de Farias; VARGAS, Mara Ambrosina de Oliveira; LOCKS, Melissa Orlandi Honório; & GONÇALVES, Natalia. Ensino de enfermagem em tempos de covid-19: como se reinventar nesse contexto? Texto & Contexto-Enfermagem, v. 29, 2020.

DINIZ, Michely Correia; MARTINS, Marlos Gomes; XAVIER, Keyla Vitória Marques; DA SILVA, Monique Ayala Araújo; DE AQU¬INO SANTOS, Erick. Crise global coronavírus: Monitoramento e impactos. Cadernos de Prospecção, v.13, n.2 (COVID-19), p.359, 2020.

FERREIRA, Silvânia Feitosa; SANTOS, Alex Gabriel Marques dos. Dificuldades e desafios durante o ensino remoto na pandemia: um estudo com professores do município de Queimadas–PB. Revista científica semana acadêmica, v. 9, n. 207, 2021.

HODGES, Charles; MOORE, Sthephanie; LOCKEE, Barbara; TRUST, Torrey; BOND, Aron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. 2020.

HONORATO, Hercules Guimarães; MARCELINO, Aracy Cristina Kenupp Bastos. A arte de ensinar e a pandemia covid-19: a visão dos professores. REDE-Revista Diálogos em Educação, v.1, n.1, p. 208-220, 2020.

MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. Educação em tempos de pandemia no brasil: saberesfazeres escolares em exposição nas redes. Revista Docência e Cibercultura, v.4, n.2, p. 215-224, 2020.

MARTINS JÚNIOR, Luiz; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. Uma experiência de formação continuada de professores/as de Geografia com o uso das tecnologias digitais. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-23, 2021. DOI http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.5576

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação docente e novas tecnologias. In: Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, p. 11-28, 2002.

MINAYO, Maria Cecilia Sousa. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MIRANDA, Guilhermina Lobato. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo, v.3, p. 41-50, 2016.

MOREIRA, J. António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 351-364, 2020.

SILVA, Ana Carolina Oliveira; SOUSA, Shirliane de Araújo; MENEZES, Jones Baroni Ferreira de. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 298–315, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18383.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (2020). Overview of public health and social measures in the context of COVID-19. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/overview-of-public-health-and-social-measures-in-the-context-of-covid-19

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (2020). Painel do WHO Coronavirus Disease (COVID-19). Disponível em: https://covid19.who.int/

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (2020). Considerations for school-related public health measures in the context of COVID-19. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/considerations-for-school-related-public-health-measures-in-the-context-of-covid-19

PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz; RAMALHO, Mara Lúcia; QUEIROZ, Virgínia Coeli Bueno de. Trabalho docente: o desafio de reinventar a avaliação em tempos de pandemia. Revista Labor, V 1, N. 23, p. 113-130, 2020.

PEREIRA, Hortência Pessoa; SANTOS, Fábio Viana; MANENTI, Mariana Aguiar. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), n.3, v.9, p.26-32, 2020.

ROTHEN, José Carlos; NÓBREGA, Evangelita Carvalho da; OLIVEIRA, Ivan dos Santos. Aulas remotas em tempo emergente: relato de experiência com a turma “avaliação institucional da educação” na UFSCar. Cadernos da Pedagogia, v.14, n.29, p., 2020.

SALDANHA, Luis Cláudio Dallier. O discurso do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v.17, n.50, 124-144, 2020.

SENHORAS, Elói Martins. Coronavírus e o papel das pandemias na história humana. Boletim de Conjuntura (BOCA), n.1, v.1, p. 31-34, 2020.

SIEBEL, Anna Maria; MENDES, Ellen Jaqueline. Metodologias ativas na área de ciências da natureza e suas tecnologias: análise de experiência de graduandos da Unochapecó. Revista Pedagógica, v. 24, p. 1-18, 2022. DOI http://dx.doi.org/10.22196/rp.v24i1.6683

SUGITA, Denis Masashi, DE OLIVEIRA, Alisson Martins, DE ARAÚJO FREITAS, Aline, BERNARDES, Cristiane Teixeira Vilhena, ARRUDA, Jalsi Tacon, MOURA, L. Resende, LIMA, Milena Moreira, MOREIRA, Sandro Marlos, BRITO, Wesley de Almeida, & DA SILVA, Wesley Gomes (Novas) competências docentes para o ensino remoto. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, v.2, n.1, 2020.

Downloads

Publicado

2024-07-13

Como Citar

CAROLINA OLIVEIRA SILVA, A.; ARAUJO SOUSA, S.; BARONI FERREIRA DE MENEZES, J. EDUCAÇÃO BRASILEIRA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: a visão dos educadores!. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7512. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7512. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua