APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ "GESTÃO NA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS E PRÁTICAS"
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.7499Palavras-chave:
Gestão na Educação: Políticas e PráticasResumo
Apresentação
Downloads
Referências
AMARAL, Daniela P. Seleção de diretores escolares no estado do Rio de Janeiro: Provocações sobre demo-cracia e gestão da escola pública. In: Daniela P. Amaral & Marcela Castro (Orgs.). Políticas educacionais no Estado do Rio de Janeiro: Provocações sobre democracia e gestão da escola pública, p. 18-34. Livro Eletrônico. Brasília: ANPAE, 2021
Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/10-Livros/POLITICAS-EDUCACIONAIS-O-ESTADO-DO-RJ.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.
AMARAL, Daniela Patti do; OLIVEIRA, Ana Cristina Prado. Gestão Democrática da Educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 31, set/dez. 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/30339/pdf. Acesso em: 29 dez. 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 20 dez. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm Acesso em: 20 dez. 2022
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 30 dez. 2022.
COSTA, Carla Maraisa Sousa; GOMES, Izandra Falcão. A gestão e planejamento educacional: Percursos, avanços e o desafio da participação. In: Série Educar – Volume 20 – Políticas Públicas Gestão Escolar – Reflexões. Editora Poisson Belo Horizonte, MG: Poisson, 2020. p. 36-43. Disponivel em: https://www.poisson.com.br/livros/serie_educar/volume20/Educar_vol20.pdf. Acesso em: 14 jan. 2023.
GOULART, Janaina Moreira de Oliveira; BAENSI, Alba Valéria. Participação e gestão democrática na perspectiva dos conselheiros escolares: um estudo no estado do rio de janeiro. IN: Organizadoras: Daniela Patti do Amaral e Marcela Castro. Políticas educacionais no Estado do Rio de Janeiro: provocações sobre democracia e gestão da escola pública. Livro Eletrônico. Brasília: ANPAE, 2021, p. 53-67.
LIMA, Carla da Conceição de; CAMARGO, Flávia Pedrosa de; WALDHELM, Andrea Paula de Souza. Conselhos escolares e a participação na gestão democrática: Estudo de uma rede municipal de ensino. Revista Educação, Sociedade & Culturas, n. 61, p. 113-135, 2022. Disponível em: https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/436/375 Acesso em: 30 dez. 2022.
MENDONÇA, Erasto F. Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil. Educação & Sociedade, v. 22, n. 75, p. 84-108, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302001000200007. Acesso em: 30 dez. 2022.
TORMES, Diego Dartagnan Da Silva; SARTURI, Rosane Carneiro; CORTE, Marilene Gabriel Dalla. Descentralização do estado, controle e participação social na educação no Brasil, Argentina e Colômbia. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, v. 1, p. e019004-e019004, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.