MÍDIA-EDUCAÇÃO: O MODO COMO NÓS INTERPETAMOS O MUNDO E COMO OS OUTROS INTERPRETAM O MUNDO POR NÓS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7373

Palavras-chave:

Mídia, Formação inicial de professores, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão, a partir da discussão sobre mídia-educação, acerca da relação entre os futuros professores da educação básica e a mídia. Participaram deste estudo 19 acadêmicos matriculados na disciplina Tecnologia Aplicada à Educação, no 7º período do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, vespertino, 1º semestre de 2021, realizado remotamente, on-line, com atividades síncronas e assíncronas. Partindo da discussão sobre os “conceitos-chave”: linguagem, audiências, instituições de mídia e representação (Siqueira, 2013) para análise da mídia-educação na formação inicial de professores em um diálogo com os fundamentos da democracia, da negociação de sentidos e da multimodalidade. Os resultados evidenciam que a realização de somente uma leitura superficial dos textos midiáticos durante as atividades, sem analisar o contexto no qual foram produzidos não é suficiente para se fazer uma leitura crítica da mídia, sendo assim é importante que os acadêmicos de um curso de licenciatura tenham acesso a uma diversidade de fontes de informação, criando possibilidades de ampliarem a bagagem cultural, a fim de que se tornem usuários críticos e criativos da mídia e não apenas meros consumidores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábia Magali Santos Vieira , Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Educação - Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO, MÍDIAS E MEDIAÇÕES CULTURAIS- FE/UnB (2009). Mestre em Ciência da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona- La Habana/Cuba (2000), título revalidado pela FE/UNB. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professora de Tecnologias Educacionais, Didática e Métodos e Técnicas de Pesquisa na graduação e pós-graduação stricto sensu da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, Educação a Distância e Pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:tecnologias educacionais, educação a distância, ambiente virtual de aprendizagem, redes colaborativas de aprendizagem, pesquisa educacional e formação de professores

Ana Clara Soares dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros(2014). Especialização em Educação Especial e Tutoria EaD pela Uniasselvi (2021). Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros. Professora da Educação Básica da Secretaria do Estado de Minas Gerais. 

Maria Fernanda Santos César, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Educação pela Universidades Estadual de Montes Claros. Especialização (Lato Sensu) em Educação Especial e Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Montes Claros (2012). Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística.

Maria Jacy Maia Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (1995). Especialista em Psicopedagogia (1999) pela Unimontes e em Educação a Distância pela UNB (2009). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010) e doutora em Educação pela UFMG (2015). É professora adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Unimontes . Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Educacionais. Atuou como professora formadora do Grupo de formação e pesquisa da PUC Minas no Projeto UCA ( Um Computador por Aluno) Minas Gerais e como professora formadora do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa. Atualmente é membro do Projeto de Ensino Educ@r do Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Digitais na Educação da Unimontes.

Referências

ADORNO, W. Theodor. Teoria da semicultura. Educação & Sociedade, Campinas, ano 17, n. 56, p. 388-411, 1996.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. 3.ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2016: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2016. Disponível em: https://www.abap.com.br/wp-content/uploads/2021/06/pesquisa-brasileira-de-midia-2016.pdf. Acesso em: 24 mar. 2022.

BRASIL. TV na escola e os desafios de hoje: Curso de Extensão para Professores do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública. UniRede e Seed/MEC/Coordenação de Leda Maria Rangearo Fiorentini e Vânia Lúcia Quintão Carneiro. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2. ed., 2001.

CAMPOS, Renato Márcio Martins de. Indústria cultural e cultura da mídia: produção e distribuição do entretenimento na sociedade global. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, XXIX, 2006, Brasília. Anais...São Paulo. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2006 Disponível em: http://intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/RIS41-1.pdf. Acesso em: 3 mai. 2022.

ESTUDO aponta quem controla a mídia no Brasil. Associação dos professores da UFPR. Curitiba, 2018. Disponível em: https://apufpr.org.br/estudo-aponta-quem-controla-a-midia-no-brasil/. Acesso em: 24 mai. 2022.

FANTIN, Monica. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de professor, v. 14, n. 1, p. 27-40, 2011.Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/download/3483/2501. Acesso em: 30 abr. 2023.

FERGUSON, Robert. Representing 'race': ideology, identity and the media. New York: Oxford University, 1998.

FERREIRA, V. L.; GIRARDELLO, G. Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 21, p. 131-153, 2019. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4781 Acesso em: 23 abr. 2023.

HALL, Stuart; WHANNEL, Paddy. The popular arts. Londres: Hutchinson Educational, 1964.

KRESS, Gunter. Multimodality – A social semiotic approach to contemporary communication. Londres: Routledge, 2000.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus Editora, 2003.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading imagens: the grammar of visual design. London: Routlegde Falmer, 2006.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez Editora, 1992.

MARTIN-BARBERO, Jesús. De los medios a las mediaciones: comunicación, cultura y hegemonía. Barcelona: Gustavo Gili, 1987.

MORAN, José Manuel. Linguagem da TV e do Vídeo. In: TV na escola e os desafios de hoje - Curso de Extensão - Módulo 1 - SEED/MEC e Unirede. Brasília: 2001.

QUEM controla a mídia no Brasil?. Media Ownership Monitor Brasil. São Paulo. Disponível em: http://brazil.mom-gmr.org/br/. Acesso em: 24 mar. 2022.

SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de. Educação para a mídia: da inoculação à preparação. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 105, p. 1043-1066, set./dez. 2008.

SIQUEIRA. Alexandra Bujokas de. Mídia-educação e currículo escolar. Salto para o futuro. 2013. Disponível em: https://edumidiascomunidadesurda.files.wordpress.com/2016/05/alexandra-bujokas-de-siqueira-midia-quer-estudar-essa-materia.pdf. Acesso em 23 mar. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Montes Claros, 2013.

VIEIRA, Fábia Magali Santos. Plano de ensino da disciplina Tecnologias Educacionais, lecionada na Universidade Estadual de Montes Claros. 2021.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu. (Org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2024-06-02

Como Citar

VIEIRA, F. M. S.; SOARES DOS SANTOS, A. C.; SANTOS CÉSAR, M. F.; MAIA VELOSO, M. J. MÍDIA-EDUCAÇÃO: O MODO COMO NÓS INTERPETAMOS O MUNDO E COMO OS OUTROS INTERPRETAM O MUNDO POR NÓS. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–28, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7373. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7373. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua