GESTÃO ESCOLAR E DESEMPENHO DOS ALUNOS: uma revisão de literatura em periódicos brasileiros (2001-2021)
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.7254Palavras-chave:
Gestão escolar; desempenho acadêmico; revisão de literatura.Resumo
O presente artigo tem por objetivo estabelecer uma revisão de literatura em periódicos nacionais sobre as relações entre a gestão escolar e os resultados acadêmicos dos alunos nas últimas duas décadas. A metodologia da pesquisa adotou a abordagem qualitativa, utilizando os procedimentos de levantamento bibliográfico e revisão de literatura, tendo em vista mapear o atual estado do conhecimento sobre o tema, assim como levantar as abordagens metodológicas utilizadas pelos autores nos estudos. O estudo revelou a ainda carente produção acadêmica brasileira acerca da relação entre a gestão escolar e os resultados acadêmicos dos alunos, em contraste com o cenário internacional de pesquisas sobre o tema. Observamos que temas como a liderança escolar e o clima escolar ainda são mais recorrentes em autores estrangeiros e de fora da área da Educação, mesmo em periódicos nacionais. Os artigos nacionais trouxeram alguns resultados em comum com relação a fatores intraescolares que fazem diferença no desempenho acadêmico dos alunos: a liderança pedagógica da gestão escolar, a complexidade da gestão escolar, a percepção do clima escolar, a adequação da infraestrutura física e pedagógica, e a apropriação dos resultados das avaliações externas pelas escolas.
Downloads
Referências
ABDIAN, Graziela Zambão; NASCIMENTO, Paulo Henrique Costa; SILVA, Nathália Delgado Bueno da. Desafios teórico-metodológico para as pesquisas em administração/gestão educacional/escolar, Educ. Soc., Campinas, v. 37, n. 135, p. 465-480, abr.-jun., 2016. DOI: 10.1590/ES0101-73302016154123. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/MmNSqGmgByQFGGXS97MTFTD/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
ALBUQUERQUE, Pascoal Diogo; FERREIRA, António Gomes; BARREIRA, Carlos Manoel Folgado. Interdependência entre domínios na avaliação externa para a melhoria dos “resultados” em duas organizações escolares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 1-24, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kq47vNYy3SBNRLjC3Nn3dZf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 out. 2021.
AMARAL, Hellen Tsuruda; CUNHA, Josafá Moreira da; SANTO, Jonathan Bruce. Authoritative school climate and peer victimization among Brazilian students. Psico, Porto Alegre, v. 50, n. 1, p. 1-8, 2019. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.29275. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/29275/pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Posicionamento da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) sobre o documento Matriz Nacional de Competências do Diretor Escolar, 2021. Disponível em: https://anpae.org.br/website/noticias/529-matriz-nacional-de-competencias-do-diretor-escolar. Acesso em: 20 out. 2021.
BATISTA, Ana Priscila; WEBER, Lidia Natalia Dobrianskyj. Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentais. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 299-307, jul./dez., 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000200013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/vW87dMySmPM5sSzN6R46j6P/?lang=pt&format=pdf#:~:text=Assim%2C%20com%20base%20nessas%20duas,baixa%20res%2D%20ponsividade%20e%20exig%C3%AAncia. Acesso em: 20 out. 2021.
BITTENCOURT, Bethania; AMARAL, Daniela Patti do. A gestão democrática no contexto do município de Queimados (RJ): a trajetória de eleição para diretores escolares. RPGE– Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 168-187, jan./abr., 2021. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13896. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13896/10352. Acesso em: 20 out. 2021.
BOLÍVAR, Antonio. El liderazgo pedagógico de la dirección escolar en España. In: LIMA, Licínio Carlos; SÁ, Virgínio. (org.). O Governo das Escolas. Famalicão, Portugal: Húmus, 2017.
BROOKOVER, Wilbur Bone; BEADY, Charles; FLOOD, Patricia; SCHWEITZER, John; WISENBAKER, Joe. School social systems and student achievement: schools can make a difference. New York: Praeger, 1979.
CABRAL, Monazilde Santos Nunes; SOUSA, Monica Teresa Costa; NASCIMENTO, Alberico Francisco do. Estilos de liderança no contexto da gestão escolar democrática: algumas apreciações. Signos, v. 36, n. 2, p. 139-149, 2015. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/viewFile/800/790#:~:text=As%20caracter%C3%ADsticas%20marcantes%20desses%20estilos,no%20caso%20da%20lideran%C3%A7a%20democr%C3%A1tica. Acesso em: 20 out. 2021.
CERDEIRA, Diana Gomes da Silva et al. Conhecimento e uso dos indicadores educacionais no município do Rio de Janeiro. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 28, n. 69, p. 926-968, set./dez., 2017. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4104. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4104/3474. Acesso em: 20 out. 2021.
COLEMAN, James Samuel et al. Equality of educational opportunity. Washington, DC: National Center for Educational Statistics, 1966. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED012275.pdf. Acesso em: 10 dez. 2016.
COSTA, Jorge Adelino; CASTANHEIRA, Patrícia. A liderança na gestão das escolas: contributos de análise organizacional. RBPAE, v. 31, n. 1, p. 13-44, jan./abr., 2015. DOI: https://doi.org/10.21573/vol31n12015.58912. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58912/35187. Acesso em: 20 out. 2021.
CUNHA, Marcela Brandão. Possíveis relações entre percepções de violência dos alunos, clima escolar e eficácia coletiva. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 4, p. 1077-1092, out./dez., 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022014005000010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Xkkq7mpN5zG9RKDDsq6y7rj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 out. 2021.
DAY, Christian; GU, Qing; SAMMONS, Pam. The impact of leadership on students outcomes: how successful school leaders use transformational and instructional strategies to make a difference. Educational Administration Quarterly, v. 52, n. 2, p. 221-258, abr., 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0013161X156168. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/epub/10.1177/0013161X15616863. Acesso em: 14 abr. 2020.
DRABACH, Nadia Pedrotti; SOUZA, Ângelo Ricardo. Leituras sobre a gestão democrática e o “gerencialismo” na/da educação no Brasil. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 16, n. 33, jul./dez., 2014. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v16i33.2851. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2851. Acesso em: 20 out. 2021.
EARLEY, Peter et al. Review of the School Leadership Landscape. Nottingham: National College for School Leadership: 2012. Disponível em: https://www.stjosephsrc.co.uk/wp-content/uploads/2019/08/review-of-school-leadership-landscape.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
FARIA, Ernesto Martins; GUIMARÃES, Raquel Rangel de Meireles. Excelência com equidade: fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 26, n. 61, p. 192-215, jan./abr., 2015. DOI: https://doi.org/10.18222/eae266103115. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/3115/2961. Acesso em: 20 out. 2021.
FERNANDES, Neimar da Silva et al. O conhecimento do professor em avaliação educacional e a proficiência do aluno. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 21, n. 47, p. 569-590, set./dez., 2010. DOI: https://doi.org/10.18222/eae214720102464. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2464. Acesso em: 20 out. 2021.
FERREIRA, Nuno José Carrola; TORRES, Leonor Lima. Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultural organizacional. RBPAE, v. 28, n. 1, p. 86-111, jan/abr, 2012. DOI: https://doi.org/10.21573/vol28n12012.36144. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36144. Acesso em: 20 out. 2021.
FRANCO, Creso; BONAMINO, Alicia. A pesquisa sobre característica de escolas eficazes no Brasil: breve revisão dos principais achados e alguns problemas em aberto. Educação online PUC-Rio, Rio de Janeiro, n. 1, p. 2-13, 2005. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/15770/15770_4.PDF. Acesso em: 25 nov. 2016.
GOBBI, Beatriz Christo et al. Uma boa gestão melhora o desempenho da escola, mas o que sabemos acerca do efeito da complexidade da gestão nessa relação? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, n. 106, p. 198-220, jan/mar, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701786. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/LdgLCj7VB79KcJB3fk6YN3g/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 3 mar. 2021.
GOULART JUNIOR, Edward.; LIPP, Marilda Emmanuel Novaes. Estilo de liderança e stress: uma pesquisa em escolas estaduais de ensino fundamental. RBPAE, v. 27, n. 2, p. 265-283, mai./ago., 2011. DOI: https://doi.org/10.21573/vol27n22011.24773. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/24773. Acesso em: 20 out. 2021.
GRAY, John. The quality of schooling: frameworks for judgments. British journal of educational studies, n. 38, ago., 1990. DOI: https://doi.org/10.1080/00071005.1990.9973850. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00071005.1990.9973850. Acesso em: 10 dez. 2016.
GRISSOM, Jason; EGALITE, Anna; LINDSAY, Constance. How Principals Affect Students and Schools: A Systematic Synthesis of Two Decades of Research. New York: The Wallace Foundation, 2021. Disponível em: https://www.wallacefoundation.org/knowledge-center/Documents/How-Principals-Affect-Students-and-Schools.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
GUTIÉRREZ, Melchor et al. Clima motivacional, satisfacción, compromiso y éxito académico en estudiantes angoleños y dominicanos. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019018764. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/zBdPqSdbsPLc59LPZsGNLxM/?lang=es. Acesso em: 20 out. 2021.
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Indicador de Complexidade de Gestão, 2014. Disponível em: http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2014/escola_complexidade_gestao/nota_tecnica_indicador_escola_complexidade_gestao.pdf.
Acesso em: 22 jan. 2017.
KNOBLAUCH, Adriane et al. Levantamento de pesquisas sobre cultura escolar no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 557-574, jul./set., 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/xfZsjsVR3zKVWDwZwMb9zkd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 out. 2021.
LEITHWOOD, Kenneth. ¿Como Liderar Nuestras Escuelas? Aportes desde la investigación. Santiago: Saleasianos Impresores, 2009. Disponível em: https://directivos.minedu.gob.pe/wp-content/uploads/2021/01/C%c3%b3mo-liderar-nuestras-escuelas.pdf. Acesso em: 5 mai. 2018.
LEITHWOOD, Kenneth et al. How leadership influences student learning: review of research. NY: The Wallace Foundation, 2004. Disponível em: https://www.wallacefoundation.org/knowledge-center/documents/how-leadership-influences-student-learning.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
LEMOS, Jéssica Michelis; BATISTA, Ana Priscila. Relação entre autoconceito de crianças e estilos de liderança de professores. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 53-63, jan.-abr., 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539201702111069. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/hqyhJWcSr8LHQQv3TmWJdmM/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 20 out. 2021.
LIMA, Licínio Carlos. A Escola como Organização Educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2001.
MACHADO, Cristiane; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Avaliação interna no contexto das avaliações externas: desafios para a gestão escolar. RBPAE, v. 30, n. 1, p. 63-78, jan./abr., 2014. DOI: https://doi.org/10.21573/vol30n12014.50013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/50013. Acesso em: 20 out. 2021.
MARKS, Helen Marie; PRINTY, Susan. Principal Leadership and School Performance: An Integration of Transformational and Instructional Leadership. Educational Administration Quartely, v. 39, n. 3, p. 370-397, ago, 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/0013161X03253412. Disponível em: https://www.scirp.org/(S(351jmbntvnsjt1aadkposzje))/reference/referencespapers.aspx?referenceid=1817234. Acesso em: 20 out. 2021.
MARTINS, Ângela Maria; SILVA, Vandré Gomes da. Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008). Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 142, jan./abr., 2011. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/127. Acesso em: 20 out. 2021.
MARTINS, Edivaldo Cesar Camarotti; CALDERÓN, Adolfo-Ignacio. Eficácia escolar: boas práticas à luz de estudos do governo brasileiro e das agências multilaterais. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 62, p. 1297-1327, jul./set., 2019. DOI: http://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.AO05. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v19n62/1981-416X-rde-19-62-1297.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
MAY, Henry; SUPOVITZ, Jonathan. The Scope of Principal Efforts to Improve Instruction. Educational Administration Quartely. v. 47, n. 2, p. 332-352, abr., 2011. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ918005. Acesso em: 14 abr. 2020.
MELO, Simone Gomes de; MORAIS, Alessandra de. Clima escolar como fator protetivo ao desempenho em condições socioeconômicas desfavoráveis. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 49 n. 172, p.10-34, abr./jun., 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145305. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ918005. Acesso em: 20 out. 2021.
MELO, Lúcia de Fátima; TORRES, Mário Roberto Machado. A função de diretor de escola pública no estado do acre e sua política de formação e remuneração. RBPAE, v. 33, n. 3, p. 811-833, set./dez., 2017. DOI: https://doi.org/10.21573/vol33n32017.75846. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/75846. Acesso em: 20 out. 2021.
MIRANDA, Antônio Carlos; BERTAGNA, Regiane Helena; FREITAS, Luiz Carlos de. Fatores que afetam o clima da escola: a visão dos professores. Pro-Posições, Campinas, v. 30, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0102. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/GF7k6ngYYR9GcxDp7Sfjhgy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 set. 2020.
MOCARZEL, Marcelo Siqueira Maia Vinagre; ROJAS, Angelina Accetta; PIMENTA, Maria de Fátima Barros. A reforma do ensino médio: novos desafios para a gestão escolar. RPGE – Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 159-176, mar., 2018. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10788. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10788. Acesso em: 20 out. 2021.
MORO, Adriano; VINHA, Telma Pileggi; MORAIS, Alessandra de. School climate evaluation: designing and validating measurement instruments. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 49, n. 172, p.312-334, abr./jun., 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/198053146151. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/nSBHhqCqGMMGGR9Fwg3yMpG/?lang=en. Acesso em: 20 out. 2021.
NEVES, Claudia. Os novos e velhos contextos de ação coletiva em educação: Propostas teóricas para refletir sobre as políticas educativas e a liderança educacional como processos complexos. RBPAE, v. 36, n. 2, p. 429-448, mai./ago., 2020. DOI: https://doi.org/10.21573/vol36n22020.100836. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/100836. Acesso em: 20 out. 2021.
NEVES, Lurdes Gomes; COIMBRA, Joaquim Luís. Evidence of the validity of the internal structure of the ethical, transformational and moral leadership scale in an educational Portuguese context. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 29, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4327e2904. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/9FYwf7VWcDTJLKqSHJgHRyx/abstract/?lang=en. Acesso em: 20 out. 2021.
OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de. As relações entre direção, liderança e clima escolar em escolas municipais do Rio de Janeiro. Orientadora: Cynthia Paes de Carvalho; co-orientadora: Fátima Cristina de Mendonça Alves. 284f. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro: Departamento de Educação, 2015.
OLIVEIRA, Ivana Campos; VASQUES-MENEZES, Ione. Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 169, p. 876-900, jul./set., 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145341. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/h8K6zLFps4LjXwjkqnBGPyD/?lang=pt. Acesso em: 20 out. 2021.
OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; WALDHELM, Andrea Paula Souza. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 24, n. 93, p. 824-844, out./dez., 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/TMF3N6pRVcXnjd3Zm9wQBZB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 out. 2021.
OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; PAES DE CARVALHO, Cynthia. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/jshd86G9PYQYGJLpJZqpJdC/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 mar. 2019.
OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; PAES DE CARVALHO, Cynthia; CARRASQUEIRA, Karina. Colaboração docente e resultados educacionais no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, n. 1, 2020b. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.70499. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/70499/42509. Acesso em: 20 out. 2021.
QUINTAS, Helena; GONÇALVES, José Alberto; VALADAS, Sandra. Academic success in schools in the Algarve: when leadership is part of the solution and not of the problem. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71, p.1-23, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227156. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/C9LWZ7MkLWsjqk5dJZZMNMn/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 20 out. 2021.
SALGADO JUNIOR, Alexandre Pereira; NOVI, Juliana Chiaretti; FERREIRA, Jonas. Práticas escolares e desempenho dos alunos: uso das abordagens quantitativa e qualitativa. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 134, p.217-243, jan-mar, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016129370. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/xnpDb5jY9spfZm3h8fCyH6g/?lang=pt. Acesso em: 20 out. 2021.
SAMMONS, Pam. School Effectiveness: Coning of age in the 21 st Century. Lisse, Sweets e Zeithing Publishers, 1999.
SOARES, José Francisco (org.). Escola Eficaz: um estudo de caso em três escolas da rede pública de Minas Gerais. Belo Horizonte: GAME/FaE/UFMG, 2002. ISBN: 85-88669-07-2.
SOARES, Tufi Machado; TEIXEIRA, Lucia Helena. Efeito do perfil do diretor na gestão escolar sobre a proficiência do aluno. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 34, maio/ago., 2006. Disponível em: https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1289/1289.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. Perfil da gestão escolar no Brasil. Orientador: José Geraldo Silveira Bueno. 294f. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: Departamento de Educação, 2006.
SPILLANE, James. Leadership and learning: conceptualizing relations between school administrative practice and instructional practice. Societies, v. 5, n. 2, p. 277-294, 2015. DOI: https://doi.org/10.3390/soc5020277. Disponível em: https://www.mdpi.com/2075-4698/5/2/277. Acesso em: 12 ago. 2020.
VERSIANI, Ângela França; REZENDE, Sérgio Fernando Loureiro; PEREIRA, Antônio Carlos. Contribuições da teoria institucional para a análise da gestão de escolas: um estudo de caso de escola pública brasileira bem-sucedida nos índices de desempenho da educação básica. REAd, Porto Alegre, v. 83, n. 1, jan.-abr., p. 193-224, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311.0312015.57041. Disponível em: https://www.scielo.br/j/read/a/jS6dS6rq5GHsNWj9Kqt5fwv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 out. 2021.
VIEIRA, Sofia Lerche; VIDAL, Eloísa Maia. Liderança e gestão democrática na educação pública brasileira. Revista Eletrônica de Educação, v. 13, n. 1, p. 11-25, jan./abr., 2019. DOI: https://doi.org/10.14244/198271993175. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100011. Acesso em: 20 out. 2021.
VINHA, Telma Pileggi et al. O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições educativas. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 27, n. 64, p. 96-127, jan./abr., 2016.DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3747. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/3747. Acesso em: 20 out. 2021.
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr., 2014. DOI: 10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v14n41/v14n41a09.pdf. Acesso em: 15 mai. 2019.
WERLE, Flávia Obino Corrêa; AUDINO, Janaína Franciscato. Desafios na gestão escolar. RBPAE, v. 31, n. 1, p. 125-144, jan./abr., 2015. DOI: https://doi.org/10.21573/vol31n12015.58921. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/58921. Acesso em: 20 out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.