A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.7197Palavras-chave:
Ensino Superior. Ouvidoria. Autoavaliação. Planejamento. Gestão.Resumo
O presente estudo aborda a articulação entre a Ouvidoria e a autoavaliação institucional como subsídio para a Gestão Universitária, por meio da realização de um estudo de caso, envolvendo três universidades comunitárias do RS e mais especificamente, o Ouvidor e o Coordenador da CPA das mesmas. Teve como objetivo analisar como se dá a articulação entre o trabalho da Ouvidoria e da CPA no processo de autoavaliação institucional a fim de melhor subsidiar o planejamento e a gestão institucional. O estudo de abordagem qualitativa caracteriza-se como um estudo de caso, cujos dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo (Bardin, 2011), a partir dos referenciais legais e teóricos adotados: Andriola (2009); Alves (2019); Biagini (2016); Kalil (2013), dentre outros. A análise dos dados evidenciou que há relação entre o trabalho das duas instâncias institucionais - CPA e Ouvidoria. As articulações já existentes entre elas, em duas das três instituições investigadas, já denotam contribuições ao planejamento e à gestão institucional, o que poderia ser fortalecido a partir da intensificação e ampliação do trabalho articulado por meio de ações conjuntas que possibilitem o cruzamento das informações oriundas de ambos os processos.
Downloads
Referências
ALVES, Juliana Cruz. O instituto da ouvidoria como instrumento para a melhoria da gestão pública universitária: estudo de caso da ouvidoria geral da Universidade Federal do Espírito Santo. Ano. Dissertação. (Mestrado em Gestão Pública). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. f.35. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/1260/1/Dissertacao%20em%20PDF%20-%20Juliana%20Alves.pdf. Acesso em: 19. jun. 2019.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Planejamento Estratégico e Gestão Universitária como Atividades Oriundas da Auto-Avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES): o Exemplo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, Madrid, v. 2, n. 2, p. 82-103, oct. 2009. Disponível em: https://revistas.uam.es/riee/article/view/4559. Acesso em: 30.mar.2022.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4º ed. Lisboa: Edições 70, 2011.
BASTOS, Ana Rafaela; MARCHIORI, Marlene; MORAES, Mayna Marchiori de. A Ouvidoria como Processo de Construção de Conhecimento. In: IASBECK, Luiz Carlos Assis. (Org.). Ouvidoria: Mídia Organizacional. Porto Alegre: Sulina, 2012. p. 60-80.
BERTONCELLO, Valdecir. Os resultados da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a relação com práticas de melhoria da qualidade nas IES. Iniciação Científica CESUMAR. Jan./Jun. 2011, v. 14, n. 1, p. 99-107. ISSN 2176-9192 versão online. Disponível em: http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/download/2330/1625. Acesso em: jun. 2019.
BIAGINI, Liane (org). O Papel da Ouvidoria no Contexto Acadêmico Universitário: Recife: Editora UFPE, 2016. E-book. Disponível em: http://www.upe.br/ouvidoria/phocadownload/userupload/publicacoes/o_papel_da_ouvidoria_no_contexto_academico_universitario.pdf. Acesso em: 30.mai. 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 30. jun. 2019.
BRASIL. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 13.jun. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004. Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, instituído pela Lei 10.861 de 14 de abril de 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/PORTARIA_2051.pdf. Acesso em: 20.mai. 2019.
BRASIL, Ministério da Educação. Orientações gerais para o roteiro da autoavaliação das instituições. Brasília: INEP, 2004.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes para a avaliação das instituições de educação superior. Brasília: INEP, 2004.
BRASIL, Ministério da Educação/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumento de Avaliação Institucional presencial e a distância (agosto de 2017). Brasília: INEP, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/instrumentos/2017/IES_recredenciamento.pdf.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Avaliação in loco: referenciais no âmbito do Sinaes. Brasília: INEP, 2015.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. Brasília: INEP, 2009.
COSTA, Barbara Regina Lopes; HAJJ, Zaina Said El; ARAÚJO, Richard Medeiros de. O Papel das Comissões Próprias de Avaliação sobre os Atos Regulatórios: um olhar da gestão universitária. Meta: Avaliação. v. 10, n. 28, p.75 - 105, jan./abr. 2018. DOI 10.22347/2175-2753v10i28.1565. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1565. Acesso em: Acesso em: 15.jun. 2019.
GLÜER, Laura Maria. A Ouvidoria Universitária como espaço de interlocução com os diferentes públicos do ensino superior XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM. 2005. Brasília. Resumos. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/147536492986252418079198049097262304467.pdf. Acesso em: 19.jun. 2019.
KALIL, Eduardo. Como implantar ouvidoria e atuar nessa área. São Paulo: Trevisan Editora, 2013.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2011.
LYRA, Rubens Pinto. O ouvidor universitário. Revista Política & Trabalho, v. 16, p. 85- 100, 2000. ISSN 1517-5901. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/6457 Acesso em: 30. mai. 2019.
MARIA, Patrícia Luciana; PIERI, Ricardo; BURIGO, Lucia Andréa. Ouvidoria da UNESC: muito mais que ouvir, aproximar. In: PODESTÁ JUNIOR, Arnaldo; PLAFFENSELLER, Ana Claudia de Almeida; OLIVEIRA, Alan Santos de. (Org.). Ouvidoria no Brasil e seus desafios: olhares de norte a sul. 1ed. Florianópolis, SC: Editora Tribo da Ilha, 2017, v., p. 103-120.
OLIVEIRA, Alan Santos. Ouvidorias Universitárias e Sistema de Gestão Integrada: estudo de caso no Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam. In: BRITO, Maria Ivoneide de Lima; PFAFFENSELLER, Ana Claudia de Almeida; BERTACHINI, Luciana. Ouvidoria brasileira: cenários e desafios. Brasília: Universidade de Brasília, 2021. p. 23
BRASIL, Controladoria Geral da União. Orientações para implantação de uma unidade de ouvidoria: rumo ao sistema participativo. 5 ed. Brasilia: Ascom/CGU, 2012. Disponível em: https://www.cgu.gov.br/Publicacoes/ouvidoria/arquivos/ogu-implantacao-unidade-ouvidoria.pdf. Acesso em: 13. jun. 2019.
PODESTÁ JUNIOR, Arnaldo. Ouvidoria universitária, importante ferramenta de gestão e controle social. In. Podestá Junior, A.; Pfaffenseller, A. C., Oliveira, A. S. Ouvidorias no Brasil e seus desafios: olhares de norte a sul. Florianópolis: Editora Tribo da Ilha, 2017.
SILVA, Assis Leão da; GOMES Alfredo Macedo. Avaliação institucional no contexto do SINAES: a CPA em questão. Avaliação. v. 16, n. 3, p. 573-601, nov. 2011. DOI 10.1590/S1414-40772011000300005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v16n3/v16n1a05. Acesso em: 19. jun. 2019.
SILVA, Francisco de Assis Félix da; FILHO, Francisco de Assis Félix da Silva; NITÃO, Fabio Formiga; MEDEIROS, Edna Maria Máximo de. O papel da ouvidoria pública e privada: uma evolução inconteste no mundo, no Brasil e na Paraíba. Temas em Saúde. v.20 n.6, p. 269-291, 2020. ISSN 2447-2131 versão online. Disponível em: https://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2020/12/20616.pdf. Acesso em: 01. jul. 2022.
SORDI, Mara Regina Lemes de. Comissão Própria de Avaliação (CPA): similaridades e dessemelhanças no uso da estratégia na educação superior e em escolas do ensino fundamental. Avaliação. v. 16, n.3, p. 603-618, Nov 2011. DOI 10.1590/S1414-40772011000300006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000300006. Acesso em: 20. jun. 2019.
ZILIOTTO, Alcione; POLI, Odilon Luiz. GESTÃO UNIVERSITÁRIA VERSUS PERFORMATIVIDADE: uma comparação entre diferentes instituições. Revista Pedagógica. v. 23, p. 1-20, 2021. ISSN 1984-1566 versão online. DOI 10.22196/rp.v22i0.6782. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6782. Acesso em: 20.mar.2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.