A GESTÃO, O PROCESSO DE INCLUSÃO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: possibilidades e inviabilidades no cenário brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.7146

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Políticas Educacionais, Inclusão Escolar

Resumo

Este diálogo constitui-se no recorte de uma pesquisa de doutorado, que analisou a forma como as políticas educacionais, na perspectiva da inclusão, orientam o gestor de escola pública da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e são por ele interpretadas. O estudo constitui-se numa pesquisa com abordagem qualitativa. Foram selecionadas duas escolas estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, pertencentes à 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), localizadas na sede onde está lotada a CRE. Participaram da pesquisa cinco gestores de cada escola, sendo as entrevistas uma importante fonte de evidência, assim como o diário de campo e os documentos das escolas (especificamente, o Projeto Político-Pedagógico). Cada uma das fontes permitiu a coleta dos dados necessários para realizar o procedimento de análise. Quanto aos procedimentos de análise, foram utilizados como referência a Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2007). A pesquisa evidenciou que os alunos passaram a ser computados e analisados a partir da demanda dos profissionais necessários e dos recursos que podem advir de cada matrícula. Percebe-se, contudo, que sem questionar, sem reconhecer a luta histórica pelos processos inclusivos, os gestores atendem ao ideário neoliberal que transforma as escolas em pequenas empresas que visam a sobrevivência, seja mediante a seleção velada daqueles que exigem menos recursos humanos e permitem uma “educação de qualidade”, seja pela não oferta de suporte por meio de monitores ou de atendimentos na sala de recursos multifuncional.

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Biografia do Autor

Cleusa Inês Ziesmann, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo/RS; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial/Inclusiva (GEPEI); membro do Grupo de Estudos e Pesquisas (GEPETEC) da UFFS de Cerro Largo/RS.

Sonize Lepke, Universidade Federal da Fronteira Sul - Erechim/RS

Doutora em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS); docente titular na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS; vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial/Inclusiva (GEPEI).

Magali Maria Johann, Rede Municipal de Educação Infantil - Chapecó - SC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM); mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); docente da Rede Municipal de Educação Infantil de Chapecó (SC); integrante do Grupo de Pesquisa e Pesquisas em Educação Especial/Inclusiva (GEPEI) e do Grupo de Estudos Educação Social em Saúde (GEPESS).

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

ZIESMANN, C. I.; LEPKE, S.; JOHANN, M. M. A GESTÃO, O PROCESSO DE INCLUSÃO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: possibilidades e inviabilidades no cenário brasileiro. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–20, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.7146. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7146. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Gestão na educação: políticas e práticas