EXTENSÃO E INTERCULTURALIDADE: contribuições para a extensão universitária numa perspectiva decolonial
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.7107Palavras-chave:
Extensão. Imigração. Perspectiva decolonial. Interculturalidade.Resumo
O objetivo deste artigo é relatar a experiência resultante da atuação em três edições do Programa Expedição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), em que desenvolvemos atividades extensionistas na cidade de Espírito Santo do Dourado-MG, nos anos de 2017 a 2019. No âmbito deste programa, tivemos contato com os dilemas socioculturais enfrentados pela comunidade advinda do processo migratório que ocorre no município, onde há um fluxo intenso de famílias das regiões Norte e Nordeste, as quais têm sido atraídas por oferta de trabalho em lavouras de morango e se deslocado para o município. Mesmo não constando nas demandas que o município apresentou ao programa, ao identificarmos este fenômeno, direcionamos nossas ações com o objetivo de contribuir com aquela comunidade na compreensão das diferenças culturais como elementos agregadores àquela sociedade, utilizando-se de metodologias de educação popular em interlocução com a perspectiva decolonial, em que, orientados pela interculturalidade crítica, buscamos desenvolver as ações extensionistas para se conduzir uma interlocução com a comunidade na busca por contribuir para a difusão da valorização da diversidade, do pluralismo e do princípio inclusivo. Nesse cenário, obtivemos adesão da comunidade local e apoio da gestão municipal, o que possibilitou que retornássemos nos dois anos seguintes contribuindo para que se desenvolvesse um trabalho continuado.
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