ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:
estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.7094Palavras-chave:
Ensino remoto., Ciências Humanas e Sociais., Ensino Médio., Pandemia.Resumo
O ensino remoto ocorreu por meio de uma profusão de atividades não presencias utilizadas como alternativa ao trabalho didático-pedagógico durante a pandemia da COVID-19. O ensino das Ciências Humanas e Sociais não ficou de fora dos efeitos e implicações da pandemia no contexto escolar. Este trabalho abrange a área das Ciências Humanas e Sociais frente aos desafios de professores em lidar com o universo do ensino remoto na escola. Com isso, tem como objetivo analisar as implicações da pandemia na organização do trabalho pedagógico de professores da área de Ciências Humanas e Sociais do ensino médio. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa de tipo exploratória, com entrevista feita a quatro professores que lecionam as disciplinas da área em análise: história, geografia, sociologia e filosofia. Quanto ao universo escolar, trata-se de uma escola da rede estadual de ensino, situada na cidade de Pau dos Ferros/RN. Dos resultados, pudemos observar que os professores tiveram que lidar com as tecnologias e se reinventar na organização do trabalho pedagógico. A pandemia demandou uma aposta nas tecnologias para atender ao desafio de sustentar a oferta do ensino e garantir a progressão dos estudos dos estudantes. De certo, as dificuldades concretas de ensinar Ciências Humanas e Sociais na escola, de maneira remota, confundiram-se com as fragilidades educacionais evidenciadas pelo isolamento social.
Downloads
Referências
AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. PNAD Contínua 2019: Internet chega a 88,1% dos estudantes, mas 4,1 milhões da rede pública não tinham acesso em 2019. 14 abr. 2021. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/30522-internet-chega-a-88-1-dos-estudantes-mas-4-1-milhoes-da-rede-publica-nao-tinham-acesso-em-2019. Acesso em: 18 ago. 2021.
ARAÚJO, Jurandir de Almeida. Educação e Desigualdade: A Conjuntura Atual do Ensino Público no Brasil. Direitos humanos e democracia, Ijuí, ano 2, n. 3, p. 125-157, jan./jun. 2014.
BODART, Cristiano das Neves. Apresentação. In: BODART, Cristiano das Neves (Org.). O Ensino de Humanidades nas Escolas: Sociologia, Filosofia, História e Geografia. Maceió-AL: Editora Café com Sociologia, 2019. p. 05-09.
BOGDAN, Robert.; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto (Portugal): Porto Editora, 1994.
BRAGA, Juliana (Org.). Objetos de Aprendizagem. Volume 1: introdução e fundamentos. Santo André-SP: Editora da UFABC, 2014.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei Nº 9.394/96 de dezembro de 1996. Brasília, 2004.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 19 de jan. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 343, de 17 março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União – seção 1, Brasília, DF, Nº 53, quarta-feira, 18 de março de 2020a, p. 39.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 544, de 17 junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União – seção 1, Brasília, DF, Nº 114, quarta-feira, 17 de junho de 2020b, p. 62
CHARCZUK, Simone Bicca. Sustentar a transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade (Seção temática: as lições da pandemia), Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109145, p. 1-20, 2020.
CORRÊA, Letícia Ramires; SILVA Rafael Lesses da. A escola e seus silêncios: A educação em tempo de pandemia. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 21, n. 2, p. 193-205, 2020.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.47- 56, set./dez. 2006.
MARTINS JÚNIOR, Luiz.; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. Uma experiência de formação continuada de professores/as de Geografia com o uso das tecnologias digitais. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-23, 2021. DOI http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.5576
MODELSKI, Daiane.; GIRAFFA, Lucia Maria.; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e180201, 2019.
OLIVEIRA, Adriana Cristina de; LUCAS, Thabata Coaglio; IQUIAPAZA, Robert Aldo. O que a pandemia da covid-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução? Texto & Contexto Enfermagem, v.29, e20200106, 2020.
OLIVEIRA, Cláudio de.; MOURA, Samuel Pedrosa.; SOUSA, Edinaldo Ribeiro de. TIC’S na educação: A utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v. 7, n. 1, 2015.
PAIVA JÚNIOR, Francisco Pessoa de. O ensino remoto na perspectiva do aluno. In: PAIVA JÚNIOR, Francisco Pessoa de. (org.). Ensino remoto em debate. Belém: RFB Editora, 2020. p. 119-129.
PEREIRA, Gislaine dos Santos. BNCC e o futuro da sociologia no ensino médio: uma análise comparativa. Revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, Rio de Janeiro, v.4, n. 1, p.11-32, 2020.
RODRIGO, Lídia Maria. A questão da cientificidade das ciências humanas. Pro-posições, v. 8, n. 1 (52), jan./abr., 2007.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013.
TRECE, Juliana Carvalho da Cunha. Pandemia de COVID-19 no Brasil: Primeiros impactos sobre agregados macroeconômicos e comércio exterior. Boletim de Economia e Política Internacional, BEPI, n. 27, maio/ago. 2020.
WERNECK, Guilherme; Loureiro; CARVALHO, Marilia Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cadernos de Saúde Pública, 36(5), 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.